Rede Mesh: a tecnologia que aumenta a cobertura Wi-Fi chega ao Brasil

Quantas vezes você já teve que mudar de lugar na sua casa, trabalho ou escola para que o seu notebook e Smartphone tivesse acesso ou melhorasse a conexão com a rede Wi-Fi? E quantas vezes você cogitou instalar um repetidor de sinal só para não ter mais que sofrer com esse problema, mas, ao instalar, percebeu que precisa trocar de rede nos dispositivos sempre que muda de lugar?

WiFi

® GIPHY

Esses dois tipos de contratempos são muito comuns no dia a dia dos brasileiros, mas a notícia boa é que eles estão com os dias contados. O sistema Mesh, que significa “malha” em inglês, chegou ao Brasil para melhorar e otimizar a distribuição do sinal Wi-Fi em espaços médios e grandes como escolas, escritórios, hospitais, empresas, bares e até residências que têm cômodos onde a conexão é precária ou inexistente.

Apesar do uso desse sistema ser muito comum em lugares como Ásia, Europa e Estados Unidos, no Brasil o Mesh é novidade e a grande vantagem não está somente na melhora da distribuição do sinal Wi-Fi, mas na inteligência da tecnologia em sincronizar todos os dispositivos de acordo com o roteador que dá cobertura à localização.

Em outras palavras, o sistema Mesh (malha de internet) funciona como um repetidor de sinal só que muito mais eficiente e com o diferencial de conectar notebooks, tablets e smartphones à rede mais potente de forma automática, ou seja, sem a necessidade de fazer isso manualmente. Por exemplo: se o roteador está na sala e o repetidor está na cozinha, ao se deslocar da sala para a cozinha o dispositivo pode perder a conexão, forçando você a sair da rede da sala e entrar na rede do repetidor que está na cozinha. Com o Mesh isso seria feito automaticamente e de forma sincronizada com os dispositivos assim que os roteadores identificassem a movimentação.

O sistema Mesh é tão eficiente e tem ganhado cada vez mais popularidade que até a Google desenvolveu seus próprios roteadores, chamados de Google Wi-Fi. Confira o vídeo a seguir e entenda melhor como essa tecnologia funciona:

Aqui no Brasil a tecnologia foi lançada pela TP-Link, que a nomeou como Deco M5: o primeiro sistema de Wi-Fi Mesh do país. Em vez de um roteador, o sistema usa três dispositivos que conversam entre si e que podem ser colocados em diversos pontos para dar boa cobertura de rede a todos os cômodos. O Deco M5 é capaz de transmitir o sinal Wi-Fi para uma área de até 450m² e, caso seja necessário, pode ser ampliado para até dez roteadores que podem atingir a velocidade de 400Mbps.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.