Positivo do seu jeito

Tecnologia

5 tecnologias antigas que estão voltando a fazer sucesso

24 de novembro de 2019

por: MKT Positivo

A cada dia que passa, novas tecnologias são criadas para tornar a nossa vida mais fácil. Porém, o que talvez você não imaginasse é que tecnologias antigas voltariam a fazer sucesso.

As indústrias perceberam que os consumidores têm uma certa nostalgia dos bons momentos que viveram graças a certas tecnologias que existiram no passado. Por essa razão, tem sido cada vez maior o número de lançamentos que, na verdade, são adaptações do que se viu no passado.

Conheça algumas das tendências que lutam contra o tempo e parecem estar de volta com força total.

tecnologias-antigas-que-estao-voltando-a-fazer-sucesso
®GIPHY

1. Discos de vinil

Uma pesquisa divulgada pela Associação Americana da Indústria de Gravações apontou que pela primeira vez em 33 anos as vendas de discos de vinil superaram as vendas de CDs. Muitos artistas têm investido nesse formato ao lançar seus trabalhos em “bolachões”.

Basta dar uma olhada nas lojas de eletrônicos para perceber que os toca-discos também estão de volta. Apesar desse clima de nostalgia, CDs e vinis combinados correspondem a 4% do faturamento do mercado fonográfico. Os serviços de streaming seguem liderando com folga com 62% de market share.

tecnologias-antigas-que-estao-voltando-a-fazer-sucesso

2. Fotografia com filme em preto e branco

Ver uma câmera fotográfica com filme é raridade hoje em dia, ainda mais em e tratando de filme preto e branco. Porém, ainda em 2019 chegaram novamente ao mercado filmes preto e branco nos formatos 35 mm e 120 mm.

O que antes estava restrito a trabalhos mais artísticos, agora parece ganhar força junto aos consumidores. Os filmes serão compatíveis com as máquinas antigas que ainda estiverem na ativa e novos eletrônicos também estão previstos para serem lançados suportando filmes.

3. Tamagotchi

Quem viveu no início dos anos 90 certamente se lembra da febre do Tamagotchi. Tratava-se de um pequeno dispositivo em que o objetivo era alimentar um bichinho e mantê-lo vivo pelo maior tempo possível. Posteriormente esse tipo de game migrou para o formato digital, especialmente nos celulares.

tecnologias-antigas-que-estao-voltando-a-fazer-sucesso

Agora, um novo modelo de Tamagotchi está previsto para chegar ao mercado japonês ainda neste ano. Como novidade ele terá conexão Bluetooth, o que permitirá o pareamento com outros dispositivos. Não há previsão de lançamento deste item no Brasil.

4. Winamp

Nos anos 90 e 2000, o player de áudio Winamp se tornou sinônimo de aplicativo para ouvir musicas no PC. Com ele era possível organizar as faixas, editar nomes e equalizar o áudio durante a execução. Apesar de cair no esquecimento, ele nunca deixou de existir.

No final de 2018 o Winamp ganhou uma versão para Android e também foi atualizado no Windows 8.1 e no Windows 10. Ou seja, se você ainda tem os seus arquivos MP3 e quer matar a saudade do player, basta baixá-lo e aproveitar. O visual foi refinado, mas o estilo ainda é inconfundível.

5. Consoles retrô

A qualidade gráfica dos jogos de PC atualmente é incrível, mas há quem prefira voltar no tempo e se divertir com games cujos gráficos estão em 8-bits ou 16-bits. Os consoles retrô, assim com os jogos dos anos 80, 90 e 2000, estão em alta no mercado.

A ideia das empresas é conquistar um público mais velho, que hoje tem maior poder aquisitivo, dando a eles a oportunidade de “voltarem no tempo” para se divertir com games que fizeram sua infância. A busca crescente por emuladores é uma prova desse sucesso.

…..

Você embarcou na onda da nostalgia e voltou a utilizar alguma tecnologia antiga? Quais sucessos do passado você gostaria de ver repaginados na atualidade? Participe deixando a sua opinião nos comentários.