menino usando óculos de realidade virtual mexendo em um tablet gigante

6 tendências tecnológicas para 2023

Todos os anos, especialistas de múltiplas áreas tentam se antecipar e fazer suas previsões sobre aquilo que será alvo de investimento por parte da indústria.

Em um ramo como a tecnologia, em que o dinamismo é cada vez maior, não é fácil imaginar como será o mundo até o final do ano de 2023. Afinal, tudo muda muito rápido.

Patrick dizendo para o Bob Esponja em inglês "nós temos tecnlogia" e apontando para um computador antigo

Porém, baseado nas tendências e nos investimentos realizados nos últimos anos pelos grandes fabricantes, é possível vislumbrar quais serão as 6 principais tendências seguidas pela indústria e pelos consumidores nos próximos meses. Acompanhe!

1. Inteligência Artificial (IA)

mulher robô que conta com inteligência artificial, uma tendências tecnológicas para 2023

A utilização da IA vai deixar de ser usada apenas para as tarefas mais simples e pode passar a fazer parte de decisões estratégicas. Conforme informou Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Edtech Ironhawk, essas ferramentas, antes eram usadas para filtrar e-mails ou realizar tarefas do dia a dia. Contudo, ao receberem mais potência computacional, tais funcionalidades irão passar a analisar e disponibilizar informações muito mais completas. Abrindo espaço para uma atuação que possui a inovação como foco principal.

2. Metaverso

metaverso em 3D, uma tendências tecnológicas para 2023

O âmbito virtual sempre apresenta novas formas de interação, especialmente com o crescimento do modo de trabalho remoto e do sistema híbrido. Fora isso, com o aumento de áreas relacionadas à experiência do usuário, diversas marcas estão pesquisando meios de associá-los a ferramentas de realidade virtual e aumentada.

Para Alexandre, existe uma forte tendência dos gestores terem o metaverso como um meio de aumentar o engajamento com suas equipes, oferecendo reuniões mais produtivas e com canais de comunicação mais assertivos.

3. Wireless com novas funcionalidades

Já faz um tempo que a tecnologia wireless deixou de ser somente uma facilitadora de comunicação, inclusive pela chegada da conexão 5G

Alexandre Tibechrani apontou, também, uma tendência entre todos os segmentos de criar serviços menos burocráticos e que podem ser oferecidos por meio do acesso rápido ao digital. 

“Nesse sentido, soluções de wireless ajudam as organizações com produtos mais conectados e facilmente controláveis, poupando uma série de custos e etapas desnecessárias”, destacou Alexandre.

4. Hiperautomação

A automação de tarefas continuará sendo um dos principais objetivos da indústria e dos consumidores. A ideia é que tarefas rotineiras e burocráticas possam consumir cada vez menos tempo, sem que haja perda de qualidade por isso.

Portanto, tudo aquilo que puder ser sistematizado e repetido, especialmente por conta da inteligência artificial, corre risco de ser modificado ou extinto.

várias mãos passando objetos umas para as outras, sendo uma dessas mãos a de um robô, representando a automação em nossas vidas, uma tendências tecnológicas para 2023

Isso vale tanto para o mercado de trabalho quanto para as tarefas mais simples do dia a dia. Haverá, portanto, necessidade de se adaptar a essa nova realidade. Aqueles que conseguirem fazer mais em menos tempo levarão vantagem.

Os que desenvolverem maior capacidade analítica também abandonarão as tarefas burocráticas e rotineiras mais cedo. Busque ferramentas que possam auxiliá-lo nesse sentido.

5. Plataformas de nuvem

Em uma pesquisa realizada pela empresa global Gartner, dados apontaram que em 2027, 50% das organizações vão estar utilizando plataformas de nuvem para potencializar suas atividades no mercado. Sendo assim, a procura por tais ferramentas só deve aumentar.

6. Sustentabilidade

A tendência da sustentabilidade já está sendo destaque há algum tempo no meio corporativo, especialmente quando se é falado acerca do papel das organizações nas práticas ambientais, sociais e também de governança (ESG). Portanto, ainda segundo a pesquisa da Gartner, ela está entre o top 3 das prioridades de CEOs e investidores.

A orientação é de que as inovações tecnológicas possam ser analisadas e projetadas para assegurar a sustentabilidade empresarial com recursos como energia renovável e IA. Fora isso, devemos observar com atenção essa temática e promover o assunto tanto dentro quanto fora das organizações.

Essas tendências tecnológicas servem como um norte para as empresas e os profissionais, acompanhá-las e conhecê-las é de extrema importância para nosso crescimento.

Para continuar por dentro das novas tecnologias e das mudanças que ocorrem graças a ela, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

IT Fórum.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.