5 tecnologias presentes nas comidas do futuro

A tecnologia transformou praticamente tudo à nossa volta e quando o assunto são as comidas mudanças também ocorreram. As tecnologias da comidas do futuro são soluções inteligentes para gerar maior economia e reduzir o desperdício no preparo das refeições.

Desde as impressoras 3D até o “hambúrgueres” sem carne, o que não faltam são ideias para dar mais opções para os consumidores. Algumas dessas tecnologias já estão sendo utilizadas a todo vapor, enquanto outras ainda estão engatinhando em testes de laboratório. Nesse artigo vamos conhecer algumas delas.

tecnologias-comida-do-futuro

®GIPHY

1. Impressoras 3D de comida

Sim, você não leu errado. Há diversos modelos de impressora 3D capazes de imprimir alimentos, literalmente. A tecnologia é similar à que existe para a confecção de protótipos de resina, mas foi adaptada para o setor gastronômico. E o melhor de tudo é que não se trata apenas de criações esteticamente bonitas: elas são também eficientes.

Você pode utilizar uma impressora de massas, por exemplo, para criar esculturas de chocolate ou de outros condimentos. O único ponto negativo é que, ao menos por enquanto, esses modelos de impressora têm preços proibitivos, acima dos R$ 20 mil, e só estão disponíveis no exterior.

2. Carne artificial produzida em laboratório

É possível produzir carne sem que ela seja de origem animal? Até há pouco tempo a resposta para essa pergunta era “não”. Porém, preocupados com problemas ambientais  e pensando no bem-estar dos animais, cientistas começaram as pesquisas alternativas em laboratório.

tecnologias-comida-do-futuro

A partir de células-tronco dos animais os cientistas conseguiram criar hambúrgueres e nuggets em laboratório, com textura, gosto e valores nutricionais similares. Os custos para a produção desse tipo de material ainda são altos, mas é bem provável que nos próximos dois anos essa variedade de carne apareça no mercado.

3. Garrafas de água comestíveis

Um dos grandes problemas que o meio ambiente enfrenta é o da geração de lixo por parte dos seres humanos. A situação fica ainda pior quando falamos de recipientes plásticos, como as garrafas, que demoram centenas de ano para se decompor na natureza.

A solução encontrada por pesquisadores de Londres foi criar garrafas de água comestíveis. Elas são feitas com algas marinhas e têm como vantagem o fato de serem mais baratas para se produzir do que as de plástico convencional. Já pensou em comer a garrafa depois de terminar de beber?

4. Peixes artificiais

Não são apenas as carnes que podem ser criadas em laboratório, mas também os peixes. Desde a década passada cientistas conseguiram desenvolver de maneira artificial pequenos filés de peixe a partir do simples músculo de um peixe dourado mergulhado em soro bovino.

Quem provou garante que é praticamente impossível distinguir o gosto de um peixe de verdade. Experiências similares já foram realizadas pela New Wave Foods resultando em um camarão artificial feito à base de algas. Imitar a textura de lagosta e de caranguejo são os próximos objetivos da empresa.

5. Dieta do DNA

Você certamente já perguntou por que algumas dietas funcionam para algumas pessoas e para outras não. A resposta é simples: porque cada ser humano é único. Baseado nessa resposta os cientistas passaram a pesquisar a possibilidade de adaptar uma dieta para cada tipo de DNA.

tecnologias-comida-do-futuro

A ideia é utilizar o sequenciamento do DNA para compreender características únicas do paciente e, a partir disso, oferecer a ele alimentos e nutrientes em quantidades exatas para que ele possa atingir seus objetivos. A expectativa é que um dia essas dietas beirem a perfeição, mas por enquanto elas são apenas uma iniciativa promissora.

Fonte(s): Incrível e Agência do Radio Mais

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.