WhatsApp Web: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Um dos pedidos de longa data dos usuários do WhatsApp Web está prestes a ser atendido: a possibilidade de fazer chamadas de voz e vídeo na versão para navegador do mensageiro. A função já havia sido revelada em análise de códigos-fonte no mês de setembro.

De acordo com informações do site WABetaInfo, referência em notícias sobre o WhatsApp, essa possibilidade foi encontrada na versão 2.2043.7 do WhatsApp Web, mas ainda não está disponível para o público. O recurso deve começar a ser testado em caráter experimental nas próximas semanas.

Chamadas de voz e vídeo no WhatsApp Web

As chamadas de voz e vídeo no WhatsApp cresceram durante a pandemia. A alta demanda fez com que os desenvolvedores tivessem que ampliar o foco na aplicação de melhorias e novos recursos ao serviço. Entre as novidades deste período, aumentou por exemplo o limite de usuários por chamada.

Contudo, as chamadas de voz e vídeo continuam restritas à versão mobile do serviço. Não é possível fazer ou atender chamadas de voz ou vídeo se você estiver usando a versão Web do aplicativo.

Isso deve mudar nas próximas semanas. Ainda que os desenvolvedores do WhatsApp não confirmem que o recurso está a caminho, é bem provável que na próxima versão beta ele seja habilitado para que um grupo seleto de usuários possa iniciar os testes. A forma de funcionamento será similar à que temos hoje na versão tradicional do mensageiro.

Fonte da imagem: WaBetaInfo

Passo 1. Quando você receber uma chamada, seja ela de voz ou vídeo, um pop-up surgirá na aba do WhatsApp Web. A partir dele você terá as opções de “Recusar” ou “Atender”.

Passo 2. O mesmo ocorre quando é você que faz uma ligação. Ao clicar no ícone correspondente, um pop-up surge na tela com botões para “Chamar”, “Ligar ou Desligar” a câmera e “Ligar ou Desligar” o microfone. O status da chamada também será exibido.

Como habilitar o recurso de chamada de voz ou vídeo no WhatsApp Web

Infelizmente, não há o que fazer a não ser esperar. A equipe de desenvolvimento do WhatsApp não informou uma data oficial sobre quando os primeiros testes dessa função serão iniciados. Assim, a menos que você seja escolhido como um dos usuários da versão de testes, por enquanto não é possível ativar o recurso que já está presente no código-fonte do serviço.

O que você pode fazer é se certificar de estar sempre com a versão mais atualizada do serviço. Nesse caso, a partir da 2.2043.7 essas informações já foram incluídas no código. Acredita-se que nas próximas o recurso será colocado para testes, mas ainda deve demorar alguns meses até que todos tenham acesso a essa novidade.

Por fim, ainda segundo a análise do código-fonte do aplicativo, será possível utilizar o WhatsApp Web para fazer chamadas de voz e vídeo tanto em grupos quanto em conversas individuais.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.