Positivo do seu jeito

Tendências

® Shutterstock

Saiba como funciona o supermercado do futuro criado pela Amazon

A loja não tem funcionários nem caixas eletrônicos. Como isso é possível? Leia e conheça a tecnologia por trás do supermercado do futuro.

19 de Fevereiro de 2018

por: Karola Furutani

Você já se perguntou como será o comércio daqui para frente? A Amazon não só imaginou, mas também construiu o “supermercado do futuro”, batizado de Amazon Go. O projeto já havia sido divulgado em vídeo e, recentemente, teve sua loja inaugurada em Seattle, nos Estados Unidos.

O supermercado fica dentro de um prédio da própria empresa e já era utilizado pelos funcionários desde dezembro de 2016. De lá para cá, foram feitos diversos testes e ajustes, que permitiram a abertura para o público em geral. São 167 metros quadrados de área, com produtos variados à disposição.

® Shutterstock

O que tem de tão diferente?

O estabelecimento não tem funcionários nem caixas eletrônicos. O cliente simplesmente escolhe o que precisa e leva os produtos para casa, sem perder tempo com mais nada além disso. Tudo o que ele deve fazer é baixar o aplicativo Amazon Go em seu celular. O app gera um QR Code que abre a catraca na entrada do supermercado.

A tecnologia não para por aí. Para calcular a conta, a loja tem um sistema que envolve inteligência artificial e sensores. As câmeras localizadas no teto e nas prateleiras captam o movimento do cliente, enquanto os sensores de peso nas prateleiras percebem quando um produto foi retirado ou recolocado na estante. Com essa combinação, a loja consegue a informação de quais produtos foram adquiridos e faz a cobrança direto no cartão de crédito.

Para tornar o projeto possível, foram 4 anos de trabalho. Ainda não há planos para construir outras lojas como esta, mas ela é um bom exemplo do que o futuro reserva para as compras. A única fila que eles não conseguiram evitar foi a de curiosos para conferir a novidade.

Enquanto o supermercado não chega até a sua cidade, você pode assistir ao vídeo:

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.