Você já reparou que as selfies podem fazer o seu nariz parecer maior do que ele realmente é? Pesquisadores das universidades de Rutgers e Stanford, nos Estados Unidos, publicaram um artigo no periódico JAMA Facial Plastic Surgery em que indicam que essa percepção não está errada.
Segundo o estudo, o nariz pode parecer até 30% maior em uma foto tirada a 30 centímetros de distância se comparada com uma foto tirada a pouco mais de 1,5 metro. Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.
®GIPHY
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a preocupação com a aparência aumentou depois que as selfies se tornaram populares. Uma pesquisa realizada pela American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery apontou que 55% das cirurgias plásticas são realizadas por pacientes que querem parecer melhor nas selfies. Esse número representa um acréscimo de 13% em relação ao mesmo período em 2016.
®JAMA FACIAL PLASTIC SURGERY
Essa constatação levou pesquisadores da Universidade de Princeton a buscarem ferramentas que pudessem resolver o problema da distorção do tamanho do nariz nas selfies. O resultado disso é um serviço online – que pode ser acessado nesse link – que promete alterar a distância e a posição do foco da câmera e o objeto em questão após a foto ter sido tirada.
Embora o resultado não seja perfeito, ele levanta a tese de que as fabricantes de câmeras e de smartphones precisam se debruçar sobre esse problema para criar uma solução que se mostre mais eficiente nas câmeras frontais.
Antes de tudo, tenha em mente que uma selfie não é apenas uma foto do seu rosto. Ela é uma foto que você tirou de si mesmo e, por conta disso, você deve considerar outros elementos da imagem, como o fundo. O enquadramento, portanto, fica mais interessante quando você não está tão próximo da câmera – afaste os seus braços o máximo que puder. Usar as duas mãos ajuda bastante que você tenha mais firmeza e consiga manter o aparelho a uma distância maior.
É importante ainda que você tenha consciência de qual é o seu melhor ângulo nas fotos. Todos nós temos um lado do rosto que parece mais fotogênico. Por isso, é preciso tirar várias fotos de si mesmo para descobrir de que maneira você parece mais interessante nas imagens.
Por fim, outra boa dica é observar as nuances de luz. Fotografia é, acima de tudo luz. Assim, ter a luz contra você ajuda a tornar a pele mais brilhante e realçar os detalhes do seu rosto. Evite a todo custo tirar fotos quando você estiver de costas para a luz – essa condição vai fazer com que as imagens fiquem muito ruins.
Fonte(s): JAMA Network