Fluent Design: conheça a nova interface do Windows 10 que será implementada por completo futuramente

A Microsoft realizou neste mês mais uma edição da Build, a conferência da empresa para desenvolvedores. Uma das novidades que ganhou mais detalhes foi o chamado Fluent Design, para Windows 10. Os novos recursos de interface devem estar disponíveis em versões futuras do sistema operacional a serem lançadas ainda neste ano.

A primeira vez que o Fluent Design deu as caras para o grande público foi na conferência do ano passado. De lá para cá, mudanças sutis em animações e em algumas partes do Windows foram aplicadas. Na atualização Fall Creators de abril deste ano, mais novidades foram incluídas. A Build 2018 marcou a apresentação dos planos futuros da empresa nesse sentido.

®GIPHY

Refinando o estilo da empresa

As mudanças exibidas pela Microsoft mostram que a empresa está trazendo uma versão mais refinada do seu design de interface. Esses recursos estarão presentes não apenas no Windows 10, mas nos apps desenvolvidos pela empresa. Desenvolvedores que forem criar apps para o sistema operacional da empresa também terão que seguir essas regras.

Os efeitos de sombra proporcionam maior profundidade aos apps e a Microsoft está enfatizando o uso de cores. Todas essas adições podem parecer sutis para muitos usuários, mas a empresa espera com isso obter apps mais bonitos e agradáveis também de desenvolvedores independentes.

®MICROSOFT E THE VERGE

Vários dos controles encontrados nos apps universais do Windows que usam o Fluent Design são bastante grandes e otimizados para tablets e dispositivos touchscreen.

A Microsoft admitiu que ouviu dos desenvolvedores que a interface do usuário é muito grande, especialmente para usuários de mouse e teclado. Assim, as mudanças visam equilibrar isso com controles menores e até mesmo um modo compacto projetado para aplicativos mais densos e complexos.

Mudanças serão introduzidas ao longo do ano

A Microsoft está aprimorando o posicionamento do botão “Voltar” nos aplicativos do Windows 10 para torná-lo mais consistente.

No momento, os desenvolvedores de aplicativos podem colocar um botão “Voltar” no aplicativo ou no topo, mas nem sempre isso fica claro para os usuários do Windows 10.

As alterações de navegação dos aplicativos que já adotam o Fluent Design também incluem suporte a atalhos de teclado e até mesmo para o controle do Xbox One para navegar pelos aplicativos.

® MICROSOFT E THE VERGE

Todas essas mudanças no Fluent Design estão sendo introduzidas este ano, permitindo que os desenvolvedores aproveitem essas ferramentas em aplicativos do Windows 10.

A Microsoft está lentamente mudando a direção do design do Windows 10 e modernizando aplicativos no processo, e essas mudanças sutis ajudam a refrescar a aparência geral do Windows.

Fonte(s): The Verge

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.