vários logos do WhatsApp em 3D sobre um fundo verde

Como sair de uma comunidade no WhatsApp?

Devido ao lançamento das comunidades de WhatsApp no Brasil, é comum que as pessoas sejam adicionadas a essas comunidades e também em seus subgrupos. 

logo do WhatsApp

Mas se você não é do time que gosta de comunidades, ou apenas deseja sair de uma em específico, saiba que isso é possível. Para aprender como sair de uma comunidade no mensageiro, confira o conteúdo de hoje!

O que é uma comunidade no WhatsApp?

As comunidades do WhatsApp são um agrupamento de até 50 grupos internos. Elas permitem reunir e organizar grupos semelhantes em um único lugar. Os administradores conseguem enviar avisos com informações para todos os participantes e os integrantes podem se conectar uns com os outros e achar outros grupos que sejam de seu interesse.

Como funciona a comunidade no WhatsApp?

As comunidades do WhatsApp permitem a criação de um grupo com até 5 mil membros. O intuito é aumentar o alcance de grupos que possuam os mesmos interesses sobre um mesmo assunto. Cada comunidade suporta até 50 grupos e cada grupo individual pode juntar até 1.024 participantes.

Como sair de uma comunidade no WhatsApp pelo Android?

Caso você já esteja participando de uma comunidade no WhatsApp e queira sair dela, vamos ensinar o passo a passo. Confira:

Passo 1. Toque na imagem da comunidade do WhatsApp;

Passo 2. Escolha “Ver comunidade”;

Passo 3. Selecione a alternativa “Sair da comunidade”.

Lembrando que esse mesmo procedimento pode ser feito tanto no Android quanto no WhatsApp Web.

Como sair de uma comunidade em que sou o administrador?

Caso você seja o administrador da comunidade em que deseja sair, é necessário que antes saia da lista de administradores! Portanto, não é possível deixar de ser “admin.” se foi você quem criou a comunidade. Neste caso, você precisará desativá-la para poder sair!

O que significa “Esta comunidade não está mais disponível”?

Pode ser que, ao tentar entrar em uma comunidade, você se depare com a seguinte mensagem: “Esta comunidade não está mais mais disponível”. Caso isso ocorra, saiba que não é um erro e sim um informativo de que aquela comunidade pode ter sido desativada.

Então, caso você esteja em uma comunidade e repentinamente não consiga mais acessá-la, pode ser um indício de que ela foi suspensa ou até mesmo bloqueada pelo próprio mensageiro.

senhora idosa apertando a tela de seu celular com a palavra "block" aparecendo

Da mesma forma que as conversas individuais, as comunidades precisam seguir as regras dos Termos de Serviço do WhatsApp. Portanto, toda violação a essas regras podem resultar na exclusão permanente da comunidade. Confira o que diz o mensageiro: 

“Além de disponibilizar opções simples para que os usuários façam denúncias em qualquer comunidade, o WhatsApp analisa os dados da comunidade, como nome e descrição, nomes de grupos e fotos do perfil. Podemos suspender comunidades ou grupos caso um admin viole nossos Termos de Serviço ou para o cumprimento de nossas obrigações legais.”

Quais são as atividades não permitidas nas comunidades do WhatsApp?

Veja alguns exemplos de atividades que não são permitidas no mensageiro:

As comunidades podem possuir mais de um administrador, por isso a plataforma pode considerar algumas atividades suspeitas com base nos termos do WhatsApp.

É possível recuperar uma comunidade no WhatsApp?

Até o momento, o mensageiro não informou se é possível recuperar uma comunidade que tenha sido suspensa ou bloqueada. No entanto, contas individuais podem abrir uma solicitação para recuperar um WhatsApp que foi banido por tempo indeterminado. Lembrando que, ainda sim, não existe nenhuma garantia de que a solicitação seja atendida. 

Perguntas frequentes sobre sair da comunidade do WhatsApp

Apesar de já termos destacado as principais informações sobre a utilização das comunidades do mensageiro, vamos trazer logo abaixo as respostas para as dúvidas frequentes sobre o tema, confira!

Como voltar a participar de uma comunidade?

Para retornar para uma comunidade após sair dela, você pode utilizar o link de convite que havia recebido ou apenas voltar a participar de um dos grupos que fazem parte dessa comunidade da qual você saiu.

Todavia, caso um “admin.” tenha removido você, será necessário solicitar para que ele ou outro administrador convide você para participar novamente da comunidade.

Agora, se você era o administrador antes de sair dessa comunidade, um dos novos administradores também precisará convidar você para voltar a participar.

Elizabeth Banks em um programa de TV dizendo "volte" em inglês e fazendo um gesto de quem está chamando outra pessoa

É possível voltar a participar de uma comunidade da qual você saiu duas vezes?

Outra situação é que caso você tenha saído de uma comunidade por duas vezes, será necessário esperar 24 horas para entrar utilizando o link de convite ou para que os “admins” insiram você na comunidade mais uma vez.

Observações importantes:

Toda vez que você sai de alguma comunidade, o tempo necessário para que você possa retornar vai aumentando, sendo que o tempo máximo de espera pode ser até 81 dias;

Ao retornar para uma comunidade, você vai conseguir voltar a participar também de todos os grupos que saiu ao sair da comunidade.

Conforme apresentado no conteúdo de hoje, você viu que participar e sair de uma comunidade é algo simples, mas que as regras são as mesmas do uso comum da plataforma. 

E para continuar por dentro da utilização de todos os recursos do mensageiro mais usado no nosso país atualmente, confira os outros conteúdos sobre o tema que estão disponíveis no blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.