homem olhando para o celular muito bravo ao perceber que seu WhatsApp foi clonado

Como saber se seu WhatsApp foi clonado

Uma preocupação constante dos usuários do WhatsApp é saber se sua conta foi clonada, afinal, isso não é algo tão raro de se ver por aí!

São inúmeros os tipos de golpes na atualidade, sendo a maioria focados no roubo de dados e falsificação de identidade, onde o golpista usa sua conta para pedir dinheiro aos seus contatos como se fosse você e até mesmo chantagens por devolução de informações, o que pode ocorrer em golpes mais específicos e até mesmo premeditados por alguma “vingança”.

Talvez você até já tenha visto alguns memes sobre isso na internet, onde as pessoas fazem piada, pois caso seu WhatsApp fosse clonado, o cibercriminoso só veria fotos de bichinhos e coisas aleatórias em sua galeria. Ou aquele meme onde as pessoas brincam que se chegar uma mensagem dela pedindo pix, pode ser que seja ela mesmo e que não é golpe!

Rafael Portugal em um vídeo do Porta dos Fundos dizendo "não caiam nesse golpe"

Mas, a verdade é que muita gente possui informações importantes no app, dados pessoais e até mesmo o utilizam como uma ferramenta de trabalho, então todo cuidado é pouco. Portanto, para saber se seu WhatsApp foi clonado ou para entender como isso acontece, acompanhe o conteúdo de hoje!

O que significa quando o WhatsApp é clonado?

Um WhatsApp é clonado quando algum cibercriminoso acaba tomando posse da sua conta no mensageiro, sem que você tenha conhecimento disso. Esses golpistas pegam o acesso da sua conta no aplicativo e a utilizam em outro aparelho, conseguindo assim enviar e receber mensagens no seu lugar.

Qual a importância de saber se meu WhatsApp foi clonado?

Essa é uma pergunta muito óbvia, mas que precisa ter sua importância reforçada, afinal quanto antes você souber se sua conta foi clonada, mais cedo poderá tomar as providências necessárias para retomar a segurança de dados em sua conta. Afinal, o mensageiro é o aplicativo de mensagens mais usado em nosso país e é muito visado por diversos tipos de criminosos para a aplicação de golpes e roubo de dados.

Como funciona o golpe que clona o WhatsApp?

O WhatsApp oferece seus próprios recursos de segurança contra a invasão de privacidade de conversas no aplicativo. É o caso da criptografia de ponta a ponta, que garante a segurança e sigilo entre a troca de mensagens feitas por seus usuários.

Fora isso, não existe nenhum meio “oficial” de clonar a sua conta no WhatsApp. Afinal, se você instalar e utilizar o mensageiro em outro aparelho com o mesmo número de celular, a própria ferramenta vai parar de funcionar no aparelho que já estava configurado.

Ou seja, os golpes geralmente são aplicados por técnicas de engenharia social, com mensagens bem elaboradas e que visam roubar os dados confidenciais dos usuários. Por exemplo, alguns golpes são aplicados por supostas mensagens de atendimento ao cliente, por SMS ou até mesmo direto pelo WhatsApp. 

Hoje em dia muitas empresas usam o mensageiro para atendimento ao cliente e isso faz com que as chances dos usuários caiam em golpes, seja maior.

Também existe uma chance do golpe ser feito por meio de uma simples notificação de WhatsApp, aquela em que é solicitado um código de confirmação para usar o seu número de telefone. Isso acontece quando alguém digita o seu número e tenta registrar uma conta do seu WhatsApp em outro smartphone. Então, como podem ver, são situações muito comuns que podem ser na verdade, um caso de golpe.

Importante: geralmente as empresas oficiais fazem alertas e avisos de qual o número oficial delas, se realmente mandam mensagens pelo mensageiro e se solicitam algum tipo de dado ou se fazem ofertas por lá. É uma forma de se prevenir, basta estar atento(a).

garota andando enquanto manda mensagens no celular tropeça e cai

Afinal, como saber se seu WhatsApp foi clonado?

1. Atente-se a avisos da conta

  • Verifique avisos: se alguém tentar registrar seu número do WhatsApp em outro aparelho, você receberá um aviso de que seu número está sendo usado em outro lugar.
  • Confirme seu aparelho: ao receber essa mensagem, toque em “Confirmar” e autentique seu número para reativar sua conta no seu smartphone.

2. Observe atividades estranhas na sua conta

  • Mensagens não enviadas por você: Verifique se há mensagens enviadas que você não reconhece.
  • Áudios e visualizações suspeitas: fique atento a áudios que você não ouviu, mas estão marcados como vistos, ou mensagens visualizadas sem notificação. Uma forma de ver isso também é ver se tem itens marcados como não lidos que estão sem número de mensagens, indicando que foi algo marcado como não lido manualmente.
  • Repetição de sinais: se esses sinais se repetirem, pode indicar que alguém está acessando suas mensagens de outro lugar.

3. Verifique o uso do WhatsApp Web

Passo 1: acesse Configurações 

Vá em Três Pontinhos > Aparelhos Conectados no seu aplicativo.

como verificar o uso do WhatsApp Web passo 1

Passo 2: verifique Conexões Ativas

Confira se há sessões ativas que você não reconhece.

como verificar o uso do WhatsApp Web passo 2

Passo 3: desconecte Sessões Desconhecidas

Por segurança, saia de todas as sessões ativas pelo menos uma vez por mês.

como verificar o uso do WhatsApp Web passo 3

4. O que fazer se o celular não estiver mais com você

5. Ative a verificação em Duas Etapas

6. O que acontece se você excluir o WhatsApp

  • Cancelamento da conta: ao solicitar o cancelamento da sua conta, você não poderá mais recuperá-la ou acessá-la.
  • Exclusão de dados: o WhatsApp tem até 90 dias para apagar todos os seus dados, mas cópias ainda podem permanecer nos arquivos da empresa.

Estão tentando clonar meu WhatsApp, o que devo fazer?

Há maneiras importantes para você seguir e entender como proteger meu WhatsApp de ser hackeado. Se você perdeu acesso à sua conta, deve tentar recuperar imediatamente o acesso baixando novamente o WhatsApp no smartphone e, depois, solicitar um código por SMS com seu número de telefone.

Evelyn Castro em um vídeo do Porta dos Fundos dizendo "tem alguma coisa errada"

Enquanto isso acontece, alerte seus parentes e amigos sobre a situação. É importante que as pessoas ao seu redor estejam cientes sobre a possível tentativa de clonagem do seu WhatsApp para evitar golpes e desconfortos. Para te ajudar a evitar problemas, confira algumas dicas de segurança logo abaixo:

  • Use apenas a Play Store para baixar aplicativos de fontes confiáveis;
  • Não compartilhe o código de registro enviado por SMS pelo WhatsApp;
  • Mantenha sua foto de perfil visível apenas para seus contatos nas configurações de privacidade do WhatsApp;
  • Use o AppLock para inserir senhas nos seus aplicativos;
  • Habilite a verificação em duas etapas na sua conta do WhatsApp.

Como você pode notar, todo cuidado é pouco e os golpes hoje em dia estão muito bem elaborados, então sempre se mantenha atento(a). 

E para continuar por dentro de mais dicas úteis para sua segurança no dia a dia, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.