DPVAT Caixa: como solicitar indenização pelo aplicativo para Android

Em 2021 os motoristas brasileiros não precisarão pagar o DPVAT, seguro obrigatório existente desde a década de 70. Segundo a Susep, a isenção se dá devido ao fato de que há caixa suficiente para o pagamento das indenizações e das operações nos próximos 12 meses. Aprenda como solicitar indenização pelo DPVAT através do seu Android.

Porém, o que talvez você não saiba é que a partir de agora o DPVAT passa a ser integrado aos serviços da Caixa. Para facilitar a vida dos usuários, a instituição está lançando um aplicativo para smartphone por meio do qual é possível solicitar indenizações e acompanhar o status de processos requisitados.

O que é o DPVAT?

DPVAT é uma sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. Trata-se de um seguro obrigatório criado na década de 70 e que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas condutores de veículo, passageiros ou pedestres.
Atualmente, o valor máximo de indenização é de R$ 13,5 mil, pago apenas em casos de morte ou invalidez permanente total. Caso a vítima necessite ainda, há uma indenização no valor de R$ 2,7 mil para despesas médicas.
A Caixa Econômica Federal assumiu a gestão do seguro, que é mantido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O aplicativo, disponível para download na Play Store, permite apenas a solicitação de indenizações para acidentes que tenham ocorrido a partir de 1º de janeiro de 2021.

Como solicitar indenização DPVAT pelo aplicativo para Android

Passo 1. Baixe e instale o app DPVAT Caixa na Google Play Store.

Passo 2. Na tela inicial, toque em “Entrar”.

Passo 3. Em seguida, informe o número do seu CPF e toque em “Próximo”.

Passo 4. Digita a sua senha numérica. Se você ainda não possui uma conta de usuário, toque em “Cadastre-se”.

Passo 5. Ao fazer login, selecione a opção “Quero solicitar minha indenização DPVAT”.
Passo 6. Depois, é só seguir o passo a passo na tela, informando todos os dados relacionados ao acidente. Será preciso ainda enviar toda a documentação solicitada, portanto certifique-se de iniciar o processo somente quando você já tiver em mãos todos os itens requeridos, o que inclui RG, comprovante de residência, boletim de ocorrência e laudos e comprovantes de despesas médicas.
Passo 7. Para acompanhar um processo em andamento, basta tocar na opção “Acompanhar minha solicitação”.
Se ainda assim você ficar com dúvidas durante o processo, a orientação é acessar o site da Caixa ou entrar em contato pelo telefone 0800 726 0207.

Sistema ainda precisa ser aperfeiçoado

Basta acessar a página de comentários sobre o aplicativo na Google Play Store para ver que a opinião dos usuários sobre o serviço não é das melhores. São constantes as reclamações de travamentos, mau funcionamento ou simplesmente falta de explicações mais claras sobre os procedimentos.
Como se trata de um app recém-lançado, é possível que ele ainda receba muitas melhorias ao longo do ano. Entretanto, esteja ciente que alguns problemas podem não ser resolvidos de imediato e, se for esse o seu caso, requerer o DPVAT por meios convencionais, como presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal, ainda é a melhor opção.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.