Positivo do seu jeito

Dicas

DPVAT Caixa: como solicitar indenização pelo aplicativo para Android

21 de Janeiro de 2021

por: MKT Positivo

Em 2021 os motoristas brasileiros não precisarão pagar o DPVAT, seguro obrigatório existente desde a década de 70. Segundo a Susep, a isenção se dá devido ao fato de que há caixa suficiente para o pagamento das indenizações e das operações nos próximos 12 meses. Aprenda como solicitar indenização pelo DPVAT através do seu Android.

Porém, o que talvez você não saiba é que a partir de agora o DPVAT passa a ser integrado aos serviços da Caixa. Para facilitar a vida dos usuários, a instituição está lançando um aplicativo para smartphone por meio do qual é possível solicitar indenizações e acompanhar o status de processos requisitados.

O que é o DPVAT?

DPVAT é uma sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. Trata-se de um seguro obrigatório criado na década de 70 e que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas condutores de veículo, passageiros ou pedestres.

Atualmente, o valor máximo de indenização é de R$ 13,5 mil, pago apenas em casos de morte ou invalidez permanente total. Caso a vítima necessite ainda, há uma indenização no valor de R$ 2,7 mil para despesas médicas.

A Caixa Econômica Federal assumiu a gestão do seguro, que é mantido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O aplicativo, disponível para download na Play Store, permite apenas a solicitação de indenizações para acidentes que tenham ocorrido a partir de 1º de janeiro de 2021.

Como solicitar indenização DPVAT pelo aplicativo para Android

Passo 1. Baixe e instale o app DPVAT Caixa na Google Play Store.

Passo 2. Na tela inicial, toque em “Entrar”.

Passo 3. Em seguida, informe o número do seu CPF e toque em “Próximo”.

Passo 4. Digita a sua senha numérica. Se você ainda não possui uma conta de usuário, toque em “Cadastre-se”.

Passo 5. Ao fazer login, selecione a opção “Quero solicitar minha indenização DPVAT”.

Passo 6. Depois, é só seguir o passo a passo na tela, informando todos os dados relacionados ao acidente. Será preciso ainda enviar toda a documentação solicitada, portanto certifique-se de iniciar o processo somente quando você já tiver em mãos todos os itens requeridos, o que inclui RG, comprovante de residência, boletim de ocorrência e laudos e comprovantes de despesas médicas.

Passo 7. Para acompanhar um processo em andamento, basta tocar na opção “Acompanhar minha solicitação”.

Se ainda assim você ficar com dúvidas durante o processo, a orientação é acessar o site da Caixa ou entrar em contato pelo telefone 0800 726 0207.

Sistema ainda precisa ser aperfeiçoado

Basta acessar a página de comentários sobre o aplicativo na Google Play Store para ver que a opinião dos usuários sobre o serviço não é das melhores. São constantes as reclamações de travamentos, mau funcionamento ou simplesmente falta de explicações mais claras sobre os procedimentos.

Como se trata de um app recém-lançado, é possível que ele ainda receba muitas melhorias ao longo do ano. Entretanto, esteja ciente que alguns problemas podem não ser resolvidos de imediato e, se for esse o seu caso, requerer o DPVAT por meios convencionais, como presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal, ainda é a melhor opção.