Por que devemos colocar o celular em modo avião durante voos?

Qualquer um que já viajou de avião já ouviu a seguinte mensagem: “senhores passageiros, durante o pouso e a decolagem, desliguem os celulares ou coloque-os em modo avião”. Porém, você já se perguntou o que acontece se você não ligar o modo avião?

Para isso, precisamos entender primeiro o que é o chamado “modo avião” e por quais razões as companhias aéreas solicitam que os celulares sejam desligados. Por mais que hoje já exista internet disponível durante os voos, esse tipo de serviço continua suspenso durante o pouso e a decolagem.

O que é o modo avião dos celulares?

O modo avião nada mais é do que uma formas simples de suspender a recepção e a emissão de sinal instantaneamente. A ideia é que o usuário não precise desligar um por um dos receptores, mas sim que com um único toque na tela o aparelho entre em modo de suspensão das suas antenas.

Por que temos que usar o modo avião em pousos e decolagens?

A explicação está na segurança. Smartphones são aparelhos potentes o suficiente para enviar sinais capazes de alcançar grandes distâncias. A ideia de limitar o uso desses aparelhos durante os voos foi pensada na década de 90, quando se constatou que as frequências de rádio emitidas pelos eletrônicos poderiam interferir nas torres de transmissão no solo.

Se você não desligar o celular (ou colocá-lo em modo avião), cada vez que a aeronave passar pelo raio de alcance de uma torre seu aparelho tentará se conectar com ela. Essas múltiplas tentativas de conexão durante um voo – não só de um smartphone, mas de vários – podem causar interferências nos aparelhos de navegação de um avião.

Além disso, há um efeito colateral péssimo para o seu celular. As tentativas de conexão às torres consomem muita bateria devido ao fato de que o sinal obtido não tem constância. Ou seja, além de não conseguir navegar você também ficará sem bateria.

Como funciona o acesso a internet dentro de um avião?

Você pode estar se perguntando: se o sinal captado das torres interfere nos aparelhos de navegação do avião, então como as companhias aéreas conseguem oferecer Wi-Fi a bordo? A explicação é simples: essas conexões não dependem das torres de telefonia, mas sim de satélites.

É por essa razão que você pode navegar normalmente durante um voo, mas não pode enviar mensagens de textos ou fazer ligações, por exemplo. Tecnicamente seria possível fazer ligações usando a tecnologia VoIP, mas ela é bloqueada pelas companhias aéreas.

…..

É simples de compreender, não é mesmo? Então no seu próximo voo, quando for solicitado para que você desligue o celular ou ative o modo avião, faça isso. A busca constante de sinal por parte do seu aparelho provoca ruídos incômodos na comunicação dos pilotos com a torre de comando, então acredite: eles sabem que há pessoas usando o celular naquele momento, por mais que as aeromoças não vejam.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.