Há novidades no Google Chrome 77. Essa versão do navegador foi liberada na última semana e já está disponível para download. Para quem já possui o browser instalado, basta ir na opção “Sobre” e forçar a atualização mais recente.
Entre as novidades trazidas pelo Google Chrome 77 o principal destaque é a possibilidade de enviar páginas para qualquer dispositivo de forma mais simples. Há ainda melhorias em termos de segurança e um novo visual na seção de downloads na versão mobile para Android.
®GIHPY
Embora traga novidades, certamente muitos usuários nem sequer perceberão que estão disponíveis novos recursos. Isso porque a versão 77 praticamente não altera nada em termos visuais. A maioria das mudanças estão em segundo plano, mas ainda assim os recursos são interessantes.
A partir de agora é possível enviar de forma mais simples uma página web para outro dispositivo, como um celular ou tablet. Em primeiro lugar, é preciso que ambos estejam logados na mesma conta.
Se você estiver no celular, procure pela opção “Compartilhar” e localize o botão “Enviar esta página”. Nos PCs o processo é similar: clique com o botão direito do mouse sobre o link que deseja compartilhar e escolha a opção de envio para outro dispositivo.
Mais sutil, essa atualização é voltada para os novos usuários do Google Chrome. Para eles será exibida uma tela na qual haverá mais opções de configurações iniciais. Aplicativos como Gmail, YouTube e Google Maps poderão ser adicionados à tela inicial como atalho.
A página de boas-vindas do Google Chrome 77 substitui a antiga “nova guia”. Se você já é usuário recorrente do Chrome, não se preocupe: dificilmente você verá essas novidades.
Essa modificação foi aplicada apenas à versão do Google Chrome para Android. Ao acessar a página de “Downloads” o usuário perceberá que o visual foi aprimorado. As mudanças, no entanto, são simples e não alteram em nada o funcionamento da página.
No canto superior esquerdo o antigo menu foi eliminado. Os conteúdos baixados podem ser pesquisados a partir de um botão de filtro. As imagens salvas agora são visualizadas em tamanho maior.
Os certificados de validação estendida, conhecidos como EV, protegem os usuários de sites suspeitos. Em geral, quando acessamos um site protegido, em que aparece um ícone de cadeado ao lado da URL, há um nome antes do endereço.
Esse nome, a partir da versão 77, não mais aparecerá. Em segundo plano nada mudará. O Google informou que essa mudança ocorreu pois foi constatado que a exibição ou não dessa informação não influencia como esperado na percepção da proteção.
Por fim, a última das novidades tem relação com a proteção dos usuários. Segundo o Google, desde a versão 76 foram corrigidas nada menos do que 52 vulnerabilidades, o que significa que o browser está mais seguro.
Já a condição de isolamento se aplica aos cookies e aos recursos HTTP. Mesmo que um usuário visite uma página controlada por invasores e eles possam implantar cookies no navegador, a ideia é que eles não tenham acesso a dados que já estejam salvos no browser.