Positivo do seu jeito

Tendências

O que é Google Duplex e por que essa tecnologia é tão assustadora e impressionante?

22 de Maio de 2018

por: MKT Positivo

O Google está trazendo para o sistema operacional Android mais uma novidade. A empresa aproveitou a sua conferência para desenvolvedores, a Google I/O 2018, para mostrar ao público o que é Google Duplex, ferramenta inusitada que deve ser incluída no Google Assistente a partir da versão 9.0 do SO, a ser lançada ainda esse ano.

Para explicar como ele funciona, podemos fazer uma alusão aos chats nos quais você conversa com bots. Eles têm respostas para a maioria das perguntas e podem manter uma conversação simples com humanos respondendo às principais dúvidas. O Google Duplex, de certa forma, age de maneira similar, mas usa recursos de voz para fazer ligações…

Resolvendo problemas do mundo real

Para conseguir colocar em prática essa ideia, o Google utiliza recursos de inteligência artificial. Você pode solicitar que o Google Assistente faça uma ligação para um salão de beleza ou para um restaurante para marcar um horário ou reservar uma mesa. Ele será capaz de fazer as solicitações mais simples e de responder às perguntas mais básicas.

®GOOGLE

A grande vantagem é que o usuário fica livre para fazer outras tarefas enquanto o celular se encarrega de estabelecer toda a conversa. Se o diálogo chegar em um ponto que o Google Assistente não tenha condições de dar continuidade, você pode intervir a qualquer momento. O resultado do agendamento é marcado imediatamente na sua agenda.

Explorando a fala humana

Pode não parecer, mas a fala humana é um dos processos mais complexos com os quais as máquinas precisam lidar. Temos pessoas que falam rápido demais, que se corrigem no meio das frases, que dão voltas até chegar a um objetivo e que omitem palavras durante o diálogo. Nas conversas por telefone, há problemas ainda como sons de fundo e uma possível qualidade de áudio mais baixa.

®GOOGLE

Como resultado disso, apenas o fato de as máquinas entenderem o que está se passando e conseguirem interagir conosco já é considerado um avanço muito significativo. Para entender esse comportamento, foi necessário desenvolver sistemas que pudessem analisar muitos diálogos como esses – e como toda inteligência artificial, quanto mais dados ela obtém, melhores são os resultados.

Em um primeiro momento, os recursos de áudio estarão disponíveis apenas em inglês, mas graças à integração com o Google Tradutor, você poderá usar o serviço até mesmo em países em que você não domina o idioma local. O Google Duplex ficará encarregado de fazer a tradução e a ligação quando estiver em um ambiente com boa conexão.

Sem deixar a ética de lado

Se para quem liga a novidade pode ser um facilitador, para quem recebe a ligação a sensação de estar conversando com um “robô” pode gerar um certo desconforto e até mesmo colocar em xeque a credibilidade de quem está ligando. Por conta disso, o Google afirma que haverá um meio de identificar no início da chamada que se trata de uma ligação feita pelo Google Assistente.

Dessa forma, há a expectativa que os estabelecimentos comerciais também estejam preparados para atender esse tipo de cliente, sendo mais objetivos em suas respostas.

®GIPHY

Em fase de testes, o Google Duplex deve aparecer pela primeira vez no Android P, a versão 9.0 do sistema operacional mobile da empresa, previsto para ser lançado no último trimestre de 2018.

Ao menos por enquanto, esse recurso estará disponível apenas em inglês, mas outros idiomas devem receber futuramente essa versão. Quem imaginou que estaríamos falando com robôs de verdade sem perceber ainda em 2018?

Fonte(s): The Verge, G1 e Mashable