Positivo do seu jeito

Dicas

Atualize agora: 6 novidades disponíveis no Android neste final de ano

3 de dezembro de 2020

por: MKT Positivo

Uma boa notícia para os usuários de smartphones com sistema operacional Android. O Google anunciou no início deste mês que deve liberar ao longo dos próximos dias um pacote de atualizações com novos recursos para todas as versões do SO.

As novidades contemplam o Gboard, o Nearby Share e até o Google Maps. A empresa não informou uma data oficial de lançamento para os recursos, mas levando-se em consideração o procedimento operacional de atualizações anteriores, é bem provável que tudo seja lançado “em ondas”.

Vamos conhecer em detalhes todas as novidades que o aguardam nas próximas atualizações de serviços do Google.

1. Gboard ganha mais emojis

O primeiro item que receberá uma atualização é o Gboard, o teclado do Google. Ele ganhará mais emojis graças ao recurso Emoji Kitchen, que permite combinar ícones e criar figurinhas personalizadas. Até então as combinações se resumiam a “centenas de possibilidades”, mas a partir de agora o total ultrapassará 14 mil combinações.

A lógica de funcionamento é simples: você pode pegar um emoji de sorriso, por exemplo, e aplicá-lo em um abacaxi, criando um abacaxi sorridente. Essa foi uma forma encontrada pela empresa para oferecer mais recursos para os usuários, mas sem sobrecarregar a biblioteca com novos desenhos.

2. Voice Access: acessibilidade para mais usuários

O Voice Access é um recurso de acessibilidade que foi incorporado ao Android a partir do lançamento da última versão, a 11. A novidade é que agora essa função será estendida para versões anteriores: todos aqueles que estiverem executando a versão 6 (Marshmallow) ou mais recente terão acesso.

O Voice Access foi criado para ajudar usuários que tenham dificuldade de manipular a tela do celular via toque, devido a tremores, paralisias ou problemas temporários. Nesse caso, todos os controles são feitos via comando de voz, incluindo controles básicos de navegação e de digitação.

3. Google Maps simplifica acesso às rotas

O Google Maps é outro aplicativo que ganhará pequenas melhorias neste final de ano. A novidade aqui é a inclusão de uma aba “Ir” na tela inicial. Ela substitui a atual “Dia a dia”, mas incluirá recursos mais inteligentes para simplificar a usabilidade do serviço.

Ao tocar na opção você verá sugestões de locais selecionados com base nos seus favoritos ou naqueles com visitados com mais frequência. A proposta aqui é a de diminuir o número de toques na tela necessários para se traçar uma rota até pontos visitados com frequência.

4. Android Auto chega a mais países

O Android Auto é a solução do Google para embarcar o Android como sistema operacional de veículos. Já disponível no Brasil, a novidade é que ele está chegando a mais países. A nova lista inclui regiões do sul da África, sudeste da Ásia e leste da Europa.

5. Nearby Share: compartilhe apps com quem está perto

A última atualização do Nearby Share permitirá que você compartilhe apps da Play Store com pessoas que estejam próximas usando um smartphone Android, mesmo que elas não estejam conectadas ao 3G/4G ou à uma rede Wi-Fi.

Para utilizar o recurso, abra a Play Store e vá em “Compartilhar Apps”, no menu em “Meus Apps e Jogos”. Selecione o app que deseja compartilhar e dê permissão para que outro usuário acesse o serviço.

6. Livros digitais em audiobooks

A última das novidades infelizmente não estará disponível para os brasileiros por enquanto. Trata-se de um recurso que permitirá transformar livros digitais em audiolivros, utilizando uma narração automática menos robotizada e mais amigável. Porém, essa função estará disponível apenas em inglês e somente para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido.