como-melhorar-a-vida-util-da-bateria-do-notebook

Como melhorar a vida útil da bateria em notebooks com Windows

Quem tem um notebook com mais de dois anos sabe: a bateria já não é mais a mesma. Muitas pessoas se perguntam se há como melhorar a vida útil da bateria do notebook e, felizmente, existem algumas alternativas para isso.

Embora o desgaste desse componente seja natural e inevitável, o que significa que com o passar do tempo a bateria de todo notebook diminui a sua capacidade de reter carga, é possível retardar o processo com alguns cuidados especiais. Eles não são uma garantia de que tudo ficará sempre perfeito, mas são um bom caminho para melhorar a situação.

Ibere Thenorio dizendo "vamos tentar melhorar isso".

1. Mantenha o modo de economia de bateria ativo

O Windows 10 conta com um modo chamado Economia de Energia. Por padrão, ele é ativado sempre que a carga da bateria chega aos 20%. Nesse momento, o brilho da tela é reduzido e outras configurações são ativadas em segundo plano para que a máquina consuma menos energia.

Vá em “Configurações” e acesse “Sistema” e, depois “Bateria”. Você pode configurar o percentual de energia para ativação do modo. Essa medida evita que a carga seja completamente utilizada, o que requer um esforço maior para o componente para ser completamente preenchido novamente.

Como ativar o modo deo Economia de Bateria no Windows.

2. Prefira o modo Hibernar ao modo Dormir

Quando você simplesmente fecha o seu notebook com ele ligado, o sistema operacional entra no Modo Dormir (Sleep Mode). Embora ele permita que você retome suas atividades rapidamente ao abrir novamente o notebook, ele consome energia, ainda que em uma quantidade muito inferior.

Já o Modo Hibernar funciona de forma distinta: ele tira uma “screenshot” da sua tela no momento da ativação e retorna a partir dela, mas desliga completamente o notebook enquanto isso.

Pressione Windows + R e digite “powercfg.cpl” e, na barra lateral, clique em “Escolha o que o Botão Power faz” ou “Escolher a função dos botões de energia”. Clique em “Mudar Configurações Indisponíveis” ou “Alterar configurações não disponíveis no momento”. Em cada uma das opções que serão listadas em “Bateria”, mude para o Modo Hibernar.

Como ativar o Modo Hibernar no Windows.

3. Evite se locomover com o notebook ligado

Muitas pessoas têm o hábito de manter o notebook ligado enquanto o carregam – ao ser fechado ele entra no Modo Dormir, que mencionamos acima. Embora esse comportamento não resulte necessariamente em algum problema, enquanto a bateria está sendo utilizada sem necessidade, sua vida útil vai sendo reduzida.

A dica é desligar completamente o notebook quando não o estiver utilizando. Pense da seguinte forma: se o seu objetivo é prolongar a vida útil da bateria, então pense que quanto menor for o uso do componente sem necessidade, melhores serão os resultados.

4. Use a ferramenta “Solução de problemas”

O Windows 10 conta com um eficiente modo de diagnóstico que pode ajudá-lo a identificar razões pelas quais a capacidade de bateria já não é mais a mesma ou por qual motivo o gasto energético está acima do esperado.

Vá em “Configurações”, depois em “Atualizações & Segurança” e, por fim, em “Solução de Problemas”. Ative a ferramenta correspondente à energia e aguarde o diagnóstico. Eventuais problemas detectados passíveis de serem reparados automaticamente serão corrigidos. Os demais serão indicados para que o usuário possa tomar alguma ação.

5. Desabilite apps de alto consumo de bateria

Nem todos os softwares são desenvolvidos com a mesma qualidade. Alguns deles, inclusive, são responsáveis por drenar boa parte da capacidade energética do seu notebook. O Windows 10 consegue discriminar exatamente quais apps são os vilões do consumo. Se por um acaso os mais “gastões” da lista não forem imprescindíveis, considere desinstalá-los.

Vá em “Configurações”, depois em “Sistema” e, em seguida, em “Bateria”. Clique em “Veja quais apps estão afetando o uso de bateria”. Defina o período a ser pesquisado e observe a lista. Apps que não são prioritários, como o navegador, e estiverem consumindo muita energia devem ser desabilitados.

Como saber quais aplicativos mais consomem bateria no Windows.

Você pode encontrar dicas como essa acessando o portal Positivo do Seu Jeito. Use nossa barra de busca para encontrar soluções para problemas em smartphones, em computadores, em softwares ou aplicativos. Estamos aqui para te ajudar!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.