Positivo do seu jeito

Tendências

O que é Shoelace? Conheça a nova rede social do Google para eventos

17 de julho de 2019

por: MKT Positivo

Depois de encerrar as atividades do Google+, a empresa de Mountain View parece estar novamente pensando em criar uma rede social. Ela se chama Shoelace e, ao menos por enquanto, só está disponível em Nova York, nos Estados Unidos.

O aplicativo ainda é considerado um modelo bastante embrionário e foi desenvolvido pela Area 120, um setor da empresa dedicado a projetos experimentais. Será que estamos prontos para participar ativamente de mais um serviço social?

o-que-e-shoelace-nova-rede-social
®GIPHY

O que é Shoelace?

Em tradução direta a palavra “shoelace” significa “cadarço”. Conectar pessoas umas às outras em torno de interesses em comum parece ser a ideia desse serviço. Contudo, o foco principal, ao menos em um primeiro momento, parece ser o de criar eventos ou participar de atrações nas proximidades.

Por conta disso, o Shoelace é um serviço que funciona apenas no celular – há um app disponível para Android, mas infelizmente ainda indisponível na Play Store brasileira. Ao menos por enquanto, ainda não há uma previsão de quando outras cidades ganharão o privilégio de utilizá-lo.

Por dentro do Shoelace

Se formos comparar com o que existe na atualidade, podemos dizer que é como se a seção de eventos do Facebook tivesse ganhado um app próprio. Já na fase de cadastro o usuário deve informar as suas preferências, o que inclui não apenas a localização na cidade, mas também alguns dos seus gostos pessoais.

01-shoelace-facebook-rede-social

A partir de então é exibida uma lista de eventos, ordenados de acordo com as prioridades que você definiu, e é possível confirmar ou não a sua presença neles. Os eventos são chamados de “Loops” e é possível saber ainda quais outros usuários confirmaram a presença.

Outra possibilidade é a de criar os seus próprios eventos e convidar usuários para participarem. Ao menos por enquanto, somente aqueles presentes dentro da rede social é que podem confirmar a participação em eventos, mas o Google já confirmou que a partir de um link usuários externos também poderão fazer o mesmo.

02-shoelace-rede-social

Utilizar o app, ao menos por enquanto, é também um privilégio de poucos, uma vez que novos usuários só podem entrar se forem convidados por alguém que já possua uma conta no serviço. Portanto, o acesso é bastante limitado, o que indica mesmo que a prioridade do Google é fazer mais testes.

Desbancar o Facebook é possível?

A iniciativa do Google com o Shoelace é bastante modesta se comparada com os recursos existentes em redes sociais como o Facebook. Desde que o Google+ foi encerrado de vez não se sabe ao certo qual será a estratégia da empresa para fazer frente ao seu principal concorrente.

Vale lembrar que uma iniciativa como essa já foi tentada pelo Google. Em 2011 a empresa colocou no mercado um serviço chamado Schemer, que também tinha como objetivo conectar usuários a partir de eventos em comum. O resultado não foi muito positivo e o serviço foi descontinuado em 2014.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.