O uso de tecnologias educacionais no Brasil está avidamente impulsionado pela necessidade de modernização e pela inclusão digital. De acordo com o estudo “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?”, conduzido pelo movimento Todos Pela Educação, mais da metade dos educadores (55%) utilizam regularmente tecnologias digitais em suas aulas.
Essa pesquisa, realizada em 2017 com mais de 4 mil professores em diferentes regiões do país, revelou que muitos profissionais já reconhecem o impacto positivo que essas ferramentas podem trazer ao processo de ensino-aprendizagem.
Por outro lado, o estudo também destacou alguns desafios. Apesar de 34% dos professores acreditarem que a tecnologia aumenta a motivação dos alunos e outros 17% apontarem melhorias nas habilidades cognitivas, a falta de infraestrutura adequada ainda é uma barreira crítica.
Em 2022, dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelaram que mais de 9,5 mil escolas no Brasil não tinham acesso à internet, e cerca de 3,4 mil instituições não contavam sequer com eletricidade. Esse cenário torna a implementação da tecnologia um desafio — principalmente nas áreas mais remotas e menos favorecidas.
Em termos de políticas públicas, o governo brasileiro deu passos importantes com a criação da Política Nacional de Educação Digital (Pned), sancionada em 2023. A Pned visa garantir que crianças e jovens de todas as regiões tenham acesso às tecnologias digitais, promovendo a inclusão digital, a capacitação profissional e a melhoria da infraestrutura escolar.
O movimento busca resolver o problema de desigualdade de acesso e garantir que o uso de notebooks, tablets e outras ferramentas seja possível em qualquer contexto educacional.
A incorporação de notebooks e tablets no ambiente escolar traz uma série de benefícios que podem transformar a experiência de aprendizado, porém também apresenta desafios que precisam ser cuidadosamente geridos.
A tecnologia, sendo familiar aos alunos, aproxima o ambiente escolar de suas realidades diárias. O uso de dispositivos como tablets e notebooks desperta o interesse natural dos estudantes, que tendem a se envolver mais nas atividades. Ferramentas interativas e aplicativos educacionais tornam o conteúdo mais dinâmico, proporcionando uma abordagem lúdica do aprendizado.
Com a utilização de softwares, plataformas digitais e aplicativos educacionais, os alunos não apenas aprendem o conteúdo escolar, mas também desenvolvem competências digitais essenciais para o futuro. O uso dessas tecnologias estimula a criatividade, incentivando a criação de vídeos, apresentações e projetos multimídia.
A tecnologia permite que o ensino seja adaptado às necessidades individuais de cada aluno. Ferramentas como quizzes interativos e plataformas de aprendizado online facilitam a avaliação em tempo real, oferecendo feedback imediato. Além disso, recursos colaborativos, como murais virtuais e espaços compartilhados, promovem o trabalho em equipe e a troca de ideias.
Um dos principais desafios do uso da tecnologia em sala de aula é a desigualdade de acesso. Nem todas as escolas, especialmente nas regiões mais afastadas, têm a infraestrutura necessária, como internet de qualidade ou dispositivos suficientes para todos os alunos. Esse descompasso tecnológico pode acentuar as desigualdades já existentes no ambiente educacional.
Embora a tecnologia traga muitas vantagens, o seu uso excessivo pode reduzir o contato dos alunos com o mundo físico e prático. A interação direta com o ambiente, o desenvolvimento de habilidades manuais e o convívio social são aspectos que podem ser limitados se o foco estiver muito voltado para o digital.
Nem todos os professores estão devidamente preparados para integrar a tecnologia de forma eficiente em suas aulas. Muitas vezes, os educadores carecem de treinamento específico, o que pode comprometer a implementação de ferramentas digitais e reduzir a eficácia do uso de notebooks e tablets como instrumentos pedagógicos.
Para que o uso de notebooks e tablets seja realmente eficaz no ambiente escolar, é crucial que os educadores conheçam as ferramentas disponíveis e adotem estratégias pedagógicas adequadas.
Aqui estão algumas das principais abordagens e ferramentas que podem ser incorporadas no cotidiano escolar.
Plataformas como o Google Classroom e o Microsoft Teams oferecem recursos que vão além da simples organização de aulas. Elas possibilitam criação de quizzes, fóruns de discussão e o envio de tarefas, possibilitando uma experiência de aprendizado interativa e colaborativa.
O professor pode organizar o conteúdo da disciplina, disponibilizar materiais complementares e monitorar o progresso de cada aluno em tempo real.
Existem diversos aplicativos que facilitam o aprendizado em disciplinas específicas. Por exemplo, o Khan Academy oferece aulas em vídeo e exercícios interativos em áreas como matemática, ciências e programação.
Já o Duolingo é uma ferramenta eficaz para o ensino de línguas estrangeiras. A escolha do aplicativo certo pode transformar uma aula tradicional em uma experiência dinâmica e personalizada.
As ferramentas clássicas de apresentações, como o PowerPoint, podem ser enriquecidas com recursos interativos. Aplicativos como o Mentimeter e o Prezi possibilitam a criação de apresentações dinâmicas e interativas, onde os alunos podem responder a enquetes em tempo real, participar de debates ou assistir a vídeos explicativos. Esse tipo de recurso mantém os alunos engajados e facilita a compreensão de temas mais complexos.
Incentivar os alunos a desenvolverem projetos colaborativos em plataformas como Padlet ou em blogs virtuais pode ser uma excelente maneira de promover o trabalho em equipe e a criatividade. Assim é possível a criação de murais interativos, onde os alunos podem compartilhar suas ideias, criar projetos multimídia e receber feedback instantâneo, tanto dos colegas quanto do professor.
A gamificação é uma estratégia que tem ganhado força no ambiente escolar. Por meio de jogos educativos, como os oferecidos pelo Kahoot ou Classcraft, os professores podem aplicar avaliações de forma lúdica, estimulando a competitividade saudável e o interesse dos alunos.
É possível criar quizzes personalizados e acompanhar o desempenho de cada aluno, de maneira divertida e interativa.
O Class Notebook, uma ferramenta integrada ao Microsoft Teams, é um dos recursos mais completos e eficazes para professores que desejam utilizar notebooks e tablets no ambiente escolar.
Ele oferece um espaço colaborativo onde os educadores podem organizar suas aulas, fornecer materiais, acompanhar o progresso dos alunos e promover a interação em tempo real.
A configuração do Class Notebook é bastante intuitiva. Para começar a utilizá-lo, o professor deve seguir os seguintes passos:
Os dados mostram que as escolas que conseguirem integrar esses recursos de maneira planejada e estratégica estarão preparando seus alunos para o futuro, desenvolvendo neles não somente competências acadêmicas, como ainda habilidades digitais vitais para o século XXI.
A Positivo Tecnologia possui um leque amplo de soluções voltadas para o setor educacional, fornecendo dispositivos como notebooks e tablets que atendem tanto às necessidades de alunos quanto de professores.
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