Positivo do seu jeito

Tendências

O que é Tik Tok? Conheça a mais nova rede social que está fazendo sucesso na internet

3 de julho de 2019

por: MKT Positivo

De tempos em tempos um novo aplicativo de rede social surge, conquista e público e se torna uma verdadeira febre. Foi assim com o Snapchat e agora parece ter chegado a vez do Tik Tok. Mas você sabe o que é o Tik Tok?

Sucesso nos Estados Unidos, o serviço atingiu a marca de 130 milhões de usuários. Em alguns meses, o número de downloads foi superior até mesmo aos do Facebook e do Instagram. No Brasil a moda está começando a pegar. Influenciadores como Whindersson Nunes, por exemplo, já chegaram à marca dos 200 mil seguidores.

o-que-e-tik-tok-rede-social
®GIPHY

Uma nova roupagem para o Musical.ly

É bem possível que você nunca tenha ouvido falar do Musical.ly. O app em questão é o antecessor do Tik Tok, mas precisou ganhar uma nova roupagem para conquistar o público. Em agosto de 2018 a empresa ByteDance adquiriu o antigo app por US$ 1 bilhão e fez uma fusão dos serviços.

Em termos de resultados, a estratégia foi bem-sucedida: nos três meses seguintes à aquisição o número de usuários aumentou 20%. Além dos Estados Unidos, o app está em alta na China, mas por lá ele tem outro nome: Douyin.

Em termos de funcionalidades, o Tik Tok lembra bastante o antigo Vine. O Tik Tok é um aplicativo para Android – baixe-o gratuitamente na Play Store – voltado exclusivamente para a gravação de vídeos curtos. Esses conteúdos podem ter entre 15 e 60 segundos de duração. As principais atrações aqui são as dublagens e as coreografias de dança.

Se preferir, o usuário pode gravar vídeos usando o próprio áudio capturado pelo smartphone. Os conteúdos gravados podem ser postados no próprio app, que funciona também como uma rede social. O usuário pode seguir perfis e ser seguido, além de curtir, comentar e compartilhar postagens.

Entendendo o recurso de dublagem do Tik Tok

A ferramenta que mais tem feito sucesso no Tik Tok é a que permite fazer dublagens. O app disponibiliza um grande catálogo de músicas nacionais e internacionais, separadas por categoria. Quando você grava um vídeo pode ainda mixar o volume do som ambiente com o áudio da música, até chegar o ponto ideal.

Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, o Tik Tok conta com uma biblioteca de efeitos visuais, o que inclui filtros faciais, filtros de ambiente e adesivos. Para completar a experiência, ao postar seus conteúdos, basta adicionar hashtags a eles para que possam ser encontrados na busca.

Facebook já prepara contra-ataque

Assim como ocorreu com o Snapchat, cujos principais recursos foram incorporados pelo Instagram, o que contribuiu para que o app tivesse a sua decolagem freada especialmente fora dos Estados Unidos, o Facebook já prepara um contra-ataque ao Tik Tok, conforme destaca a imprensa internacional.

Segundo os rumores, a rede social de Mark Zuckerberg estaria desenvolvendo um app chamado Lasso, uma continuação independente do Lip Sync Live (outro app de dublagens). A ideia seria anunciar o serviço ainda de 2019 e, posteriormente, incorporar esses recursos, se necessário, aos demais serviços da empresa, garantindo assim uma supremacia em número de usuários.

Ao que tudo indica, a guerra entre os apps de dublagens e vídeos de curta duração está apenas começando. E você, já está usando os recursos do Tik Tok?

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.