5 atividades para entreter as crianças durante o home office

A pandemia de coronavírus, que colocou cidades e estados em situação de emergência, suspendeu as aulas e as atividades do comércio, fazendo com que muitas famílias tivessem que passar o dia inteiro em casa.

Para alguns há formas de trabalhar online a distância. Porém, entre uma tarefa e outra, encontrar atividades para entreter as crianças durante o home office não é uma missão simples. Visando facilitar a sua vida, listamos aqui algumas atividades simples e práticas que podem envolver toda a família e ajudar a passar o tempo.

1. Estimule a leitura

Os livros continuam sendo uma das melhores maneiras de fazer com que as crianças estimulem a imaginação. Independentemente da idade dos seus filhos, a leitura pode se tornar muito mais prazerosa se você se dedicar a ler com eles durante um tempo. Sites como o Domínio Público e o Espaço de Leitura oferecem dezenas de livros gratuitos, adequados para cada faixa etária.

Porém, não basta apenas ler as histórias com elas. Reserve alguns minutos para conversar com as crianças sobre o que elas entenderam da história e estimule-as a tentarem adivinhar o que poderá acontecer nos capítulos seguintes. Se for possível, sugira que elas escrevam ou façam desenhos relacionados ao universo da história.

2. Jogue Stop

O jogo Stop é um dos passatempos familiares mais tradicionais e pode ser adaptado também para que as crianças participem. Você pode utilizar o meio tradicional – uma folha de papel e uma caneta para cada um – ou recorrer à versão online do jogo, o StopotS.

Vence quem conseguir listar mais itens de categorias diferentes iniciados pela mesma letra. É importante adaptar as categorias para a faixa etária das crianças. Esse tipo de jogo, além de estimular o pensamento, faz com que elas aperfeiçoem a escrita das palavras.

3. Faça massinha de modelar caseira

As brincadeiras com massinha de modelar estão em alta. A boa notícia é que você não precisa sair de casa e comprar massa de modelar em uma papelaria: é possível fazer esse tipo de brinquedo em casa, utilizando materiais não tóxicos e comestíveis.

Para fazer a massinha de modelar você vai precisar de:

  • – 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • – 1 xícara (chá) de sal
  • – 1½ xícara (chá) de água
  • – 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
  • – corante comestível de cores variadas

Misture os ingredientes nessa sequência deixe o corante por último. Ele é opcional, mas certamente vai dar um toque especial à brincadeira.

4. Boliche caseiro

Outra brincadeira simples, mas muito divertida que você pode fazer é o boliche caseiro. No final do corredor, coloque de seis a dez garrafas de plástico vazias. Utilizando uma bolinha de plástico, de tênis ou até uma bola de meia, seu objetivo é derrubar o máximo de pinos de uma só vez.

Quanto mais longa for a distância, maior será o grau de dificuldade. Certifique-se que fazer os arremessos em uma direção para a qual não existam objetos quebráveis. Se estiver jogando em um apartamento, tome cuidado para não fazer muito barulho e incomodar os vizinhos.

5. Acampamento na sala

acampamento na sala

As crianças adoram a sensação de estarem fora de casa, mas nesse momento isso não é possível. Pois saiba que o simples fato de permitir que elas “acampem” dentro de casa já será uma diversão enorme para elas. Monte uma cabana na sala, utilizando cadeiras e lençóis.

Coloque os cobertores lá dentro e deixe o lugar bem aconchegante. Permita que as crianças passem a noite e levem brinquedos e refrescos para lá. Será um momento de muitas diversão e, para elas, a sensação será como se estivessem vivendo uma aventura.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.