Quando a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) começa a causar alterações na estratégia, na estrutura, na cultura e nos processos de uma organização, a transformação digital já é uma realidade para ela. Algumas empresas já nascem nesse ambiente tecnológico convergente; outras vão galgando aos poucos cada um dos estágios da transformação digital, para se renovarem e manterem um alto nível de competitividade.

Inovar a forma como os negócios são feitos para gerar escalabilidade e abrangência de mercado, melhorar a experiência do cliente e os resultados empresariais: essa é a tônica dessa mudança. Com a aplicação das tecnologias de transformação digital, é possível garantir a sustentabilidade da companhia e de suas vantagens competitivas, além de entender o atual comportamento dos consumidores.

Quer saber o que é essa abordagem e quais são os seus estágios evolutivos? Então continue acompanhando o nosso post. Boa leitura!

O que é transformação digital?

A transformação digital é a mudança dos processos operacionais e dos modelos de negócios por meio da aplicação de tecnologias digitais. Com elas, é possível:

  • romper barreiras geográficas e alcançar clientes em todo o globo terrestre;
  • simplificar, racionalizar e agilizar os processos corporativos;
  • inovar na experiência dos clientes com os produtos e serviços, superando suas expectativas.

Smartphones, sensores inteligentes que captam dados, robôs que aprendem, sistemas integrados, aplicativos que automatizam processos, roupas e objetos interativos (wearables e Internet das Coisas), Comunicação por Campo de Proximidade (Tecnologia NFC — Near Field Communication), computação em nuvem, Big Data e muito mais. Esses são os principais elementos da transformação digital.

Saber utilizar esses recursos para a evolução do negócio é uma competência que está sendo desenvolvida pelos gestores corporativos — que, mais do que nunca, devem buscar entender esse movimento e adaptar suas metodologias de gestão empresarial.

Quais são os 5 estágios da transformação digital?

Vejamos agora quais são os 5 principais estágios da transformação digital.

1. Adotar a tecnologia como ferramenta de trabalho

Geralmente, o primeiro estágio de adoção da transformação digital começa com a incorporação de novas tecnologias sem que haja alterações significativas nos processos críticos do empreendimento.

Essas tecnologias são consideradas apenas ferramentas de trabalho, e não mecanismos propulsores de mudanças e modernização.

Os ganhos que a empresa tem nesse estágio estão relacionados à melhoria no desempenho do processamento de dados, otimização da produtividade nos métodos já existentes e maior facilidade de aproximação com o cliente.

Entretanto, esses são passos muito tímidos para formar um diferencial competitivo. Se a companhia não perceber a amplitude de oportunidades que a transformação digital oferece, estará comprometendo o seu futuro.

2. Incluir a tecnologia como parte do negócio

No segundo estágio de transformação, as soluções tecnológicas começam a abalar as antigas estruturas tradicionais do empreendimento e provocar inovações expressivas.

Nesse momento, a organização já voltou a sua atenção para incluir a tecnologia como parte importante do seu modelo de negócio, ficando atenta às tendências de mercado e aos movimentos dos concorrentes.

No entanto, a iniciativa de aplicação das tecnologias digitais é setorizada e seu potencial é pouco aproveitado. Os agentes de mudança ainda estão fazendo um trabalho isolado de formação da cultura de inovação, e a cúpula da empresa já viu bons resultados, mas não comprou a ideia totalmente.

3. Incorporar a transformação digital na estratégia da empresa

A terceira fase da transformação digital pode ser o ponto de partida de empreendimentos nascentes que já têm a inovação como parte do seu DNA. Mas também pode ser um estágio evolutivo de companhias que conseguiram enraizar as práticas de inovação no seu negócio, ou daquelas que pularam etapas com a ajuda de uma consultoria especializada.

O importante é que, agora, a transformação digital está de fato fazendo parte dos procedimentos organizacionais. Suas tecnologias já estão promovendo maior competitividade empresarial, além de enriquecerem a experiência do cliente.

4. Romper com os modelos tradicionais de negócios

Quando uma empresa rompe com os paradigmas do seu mercado e da concorrência e reinventa o seu modelo de negócios, gerando escala com base em processos produtivos totalmente digitais, ela está no quarto estágio da transformação. Agora, os principais gestores da organização e os profissionais C-Level em TI estão envolvidos em planejar o futuro digital da companhia.

Alguns modelos disruptivos bastante conhecidos são os da Netflix, Airbnb e Uber, que causaram uma revolução na locação de filmes e séries, na hospedagem e no transporte urbano de passageiros, respectivamente. E todos eles tomaram a frente da concorrência de uma hora para outra, em mercados mais do que tradicionais, que se consideravam inabaláveis (por falta de visão e conhecimento sobre a transformação digital).

5. Inovar e adaptar o empreendimento com base em tecnologias digitais

Machine learning, uso de robôs no trabalho, mobilidade corporativa, mídias sociais, omnichannel, realidade aumentada e inteligência artificial são exemplos de tecnologias que causam a transformação digital. Cada uma delas traz impactos diferentes no modo de operação da empresa, sendo todos positivos.

Saber o momento certo de incorporá-las aos trâmites do empreendimento, de modo a dar saltos evolutivos na superação da concorrência e na geração de valor para a organização e seus clientes, é a premissa para se colocar no quinto estágio da transformação digital. A partir de agora, investimentos, infraestrutura, operações e estratégias digitais são uma realidade cotidiana da instituição.

As líderes mundiais em gestão da inovação e adaptação do modelo de negócios são a Google, a Amazon e a Apple. Elas estão sempre procurando formas de obter maior eficiência no uso de recursos, menor custo e maior lucratividade, assim como buscam assegurar a melhor experiência para seus clientes. Seus negócios são totalmente baseados em tecnologias digitais.

Mirar nos exemplos de organizações como essas é um bom ponto de partida para conhecer o verdadeiro significado de transformação digital. Vale ressaltar que a mudança é a única constante da vida, e que as empresas capazes de inovar e se adaptar continuamente são as que têm as maiores chances de sucesso e perenidade no mercado.

Agora que você conhece os estágios da transformação digital, já descobriu em qual dessas etapas a sua empresa se encontra? Se quiser saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This