O setor que já foi apenas um apoio para a produção dentro das empresas, hoje é essencial para o sucesso de um negócio. O departamento de TI saiu de seu papel secundário e agora está na linha de frente das decisões que buscam atender a demanda de mercado.

E você, como gestor tecnológico, qual é a sua função nessa nova realidade? Como você pode transformar a TI em uma motivadora de transformações e ideias inovadoras para conquistar o público? Neste artigo, será mostrado o que é preciso para nunca ficar para trás. Vamos lá?

Comece por você

Antes de falar do seu setor, as demandas do mercado já exigem muito mais versatilidade e criatividade de você como profissional responsável. A verdade vale para a TI como vale para qualquer outro departamento empresarial: o seu departamento é tão eficiente quanto a sua capacidade de gestão.

Isso acontece porque a identificação de oportunidades e a habilidade de adaptar rapidamente modelos de negócio, sistemas e workflows se transformaram em uma vantagem competitiva tão importante quanto investimentos em publicidade, por exemplo. Uma TI sempre atualizada sobre a demanda do público final entrega a qualidade que a empresa precisa para se consolidar.

Atualização profissional

Portanto, a sua atualização profissional deve ser constante. Isso significa buscar cursos sobre novas tecnologias e processos tecnológicos que ajudem a encontrar novas soluções para problemas antigos — os certificados online, por exemplo, são cursos ótimos para adquirir conhecimento rápido sem precisar comprometer a sua produtividade.

Procurar mentorias em áreas específicas de atuação, que se relacionem com o produto final da sua empresa também é uma boa ideia. E claro, um pouco de experiência internacional é ótimo para ampliar seu escopo de atuação em mercados maiores e com demandas mais dinâmicas.

Atualização no dia a dia

É fundamental para um profissional de TI nunca parar — essa é a natureza do seu trabalho. Então, não se contente com os cursos e atualizações acadêmicas, crie uma rotina para acompanhar as novidades na sua área. Assine newsletters especializadas, siga os blogs referência em tecnologia e ouça podcasts sobre o assunto.

Troca de experiências

Além de não parar nunca, o crescimento profissional em TI não pode ser passivo. A busca por discussões entre colegas de profissão e especialistas na área é o que traz novas ideias para atender à demanda de mercado que sua empresa espera.

Redes sociais e fóruns são excelentes para trocar experiências, técnicas e tecnologias que podem ajudar na sua gestão do setor. Fique de olho nessas comunidades, contribua e peça ajuda sempre que precisar. Você pode se surpreender com a quantidade de ideias incríveis que surgem de um simples ponto de vista diferente.

Soft skills

Todas essas dicas fazem parte de uma nova realidade do gestor de TI, que deixou de comandar um departamento de apoio para ser peça importante no planejamento estratégico de um negócio. Para seguir o artigo e falar sobre um setor mais dinâmico e sempre com um passo a frente da demanda de mercado, precisamos primeiro falar do que você precisa para realizar essa transformação.

Com um papel muito mais amplo de gestão, suas soft skills podem definir não só a eficiência do seu setor como o sucesso de toda a empresa. Estamos falando de liderança, empatia, organização na hora de planejar e delegar, saber ouvir seus comandados e ter a coragem de agir o mais rápido possível diante de um problema.

A nova TI em empresas transformadas digitalmente não precisa apenas de profissionais que saibam lidar com um sistema confiável e dados protegidos, mas que tenham a criatividade e capacidade de realizar mudanças profundas em processos e modelos sem hesitar.

Tire a TI do isolamento

Agora que já discutimos o que você precisa para que sua TI acompanhe a demanda de mercado, é hora de botar o discurso na prática dentro do setor. Sua primeira atitude deve ser abrir as portas da empresa para a tecnologia e apostar em integração.

Se sua empresa quer ter sucesso no futuro, ela vai precisar de uma TI que atue em todas as etapas produtivas, operacionais e financeiras. Um sistema centralizado e integrado não só dá mais poder ao gestor tecnológico como une todos os departamentos em um ambiente virtual participativo e colaborativo.

Dessa forma, sempre que houver uma oportunidade de mercado a ser perseguida ou uma mudança de expectativa no público a ser atendido, o ajuste estratégico será rápido, simples e global.

Eduque e evangelize toda a empresa

Ou seja, a TI eficiente do futuro não depende apenas dela mesma. Com a integração dos departamentos e a inclusão de tecnologia em todos os processos, cada funcionário, por menor que seja sua função, é responsável pelo sucesso do setor.

Portanto, também é seu papel como gestor criar programas de treinamento para educar toda a empresa sobre o uso correto e seguro do sistema e dos dados que ele gerencia. Mais do que isso, você pode ser o motivador para que todos os setores pensem fora da caixa e contribuam com soluções criativas que utilizem a tecnologia para otimizar ainda mais a produção.

Tenha uma preocupação extra com a segurança

A informação é um ativo importante para todos os negócios do futuro. Não é apenas a demanda pelo gerenciamento de dados que vai explodir nos próximos anos, mas também a relevância que sua segurança terá na hora do cliente avaliar a sua empresa.

Antes de qualquer coisa, a TI precisa ser exemplar tanto no compliance de processos internos quanto na gestão e entrega de produtos e serviços que envolvam informações sigilosas. Dessa forma, um aumento inesperado de demanda ou uma mudança no modelo de negócio nunca colocará esse ativo tão importante em risco.

Assuma a frente do planejamento na hora de perseguir uma demanda de mercado

Falando especificamente das demandas de mercado, estamos chegando em um ponto no qual fica impossível crescer, dominar nichos e se consolidar sem a participação da TI no planejamento estratégico.

A dica principal para um departamento tecnológico atualizado e dinâmico é tirá-lo desse papel secundário de apoio para se posicionar junto aos outros diretores da empresa como um pilar de inovação, crescimento e oportunidades.

Quando a tecnologia se torna uma vantagem competitiva e o público espera que ela esteja presente na entrega de um produto ou serviço (seja para o uso ou relacionamento com a marca da empresa), uma TI competente e integrada, com um gestor atualizado e presente em seu perfil de liderança será cada vez mais uma fórmula para o sucesso.

E então, que tal começar essa nova era para o seu setor? O primeiro passo para se atualizar é sempre buscar informação. Se você quer receber diretamente no seu e-mail artigos e notícias sobre sua área de atuação, é só assinar a nossa newsletter!

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