A pandemia de Covid-19 mudou a maneira como os negócios funcionam em todo o planeta. Os desafios das empresas foram variados e passaram por fatores como novas formas de trabalho, troca de equipamentos e revisão dos processos de segurança digital. Agora, é a hora de as marcas se prepararem para a retomada dos fluxos de trabalho presencial.
Nesse contexto, de fim de pandemia, o desafio das empresas relacionado à gestão de TI e aos processos de gerenciamento de pessoas não deixa de existir. Eles evoluíram e, agora, devem combinar a manutenção de rotinas de trabalho remoto com as presenciais. E quem conseguir se adaptar com mais agilidade sairá na frente da concorrência.
Se você quer fazer parte desse grupo e vencer os maiores desafios das empresas no pós-pandemia, confira as informações a seguir!
Como a pandemia de Covid-19 afetou o dia a dia de empresas?
Quem conseguiu se manter funcional durante a pandemia sabe que os desafios para empresas não foram poucos. Em poucas semanas, negócios tiveram que migrar operações não essenciais para fluxos remotos ou híbridos. Tudo isso sem perder produtividade, aumentar excessivamente os gastos ou deixar de ter disponibilidade para lidar com demandas de clientes e parceiros comerciais.
Muitas abordagens foram adotadas nesse sentido. Entre as de maior sucesso, podemos destacar:
- a utilização de sistemas de comunicação online;
- a implementação de softwares de computação em nuvem;
- o uso de equipamentos de TI alugados, quando necessário;
- a revisão de políticas e sistemas de segurança de dados;
- a integração de novas aplicações de gestão de tarefas;
- a revisão de processos e normas de trabalho internas.
Essas decisões ajudaram empresas a manter um fluxo de trabalho de qualidade e com uma performance próxima da que existia no mundo corporativo antes da pandemia. Assim, elas conseguiram preservar, também, a sua competitividade. Tudo isso sem grandes gastos.
Quais desafios o negócio pode enfrentar ao voltar para o fluxo de trabalho presencial?
Com a volta das atividades presenciais, o desafio das empresas foi renovado. Agora, marcas devem estar atentas para as demandas de profissionais e a maneira como a retomada dos fluxos operacionais tradicionais afetam o seu engajamento, a sua saúde mental e o seu desempenho. Além disso, precisam estar preparadas para os casos em que alguém sofra infecção por Covid.
Se bem gerenciada, a volta ao trabalho presencial abrirá, inclusive, espaço para a manutenção de fluxos de trabalho híbridos ou totalmente remotos. Veja como conseguir isso a seguir!
1. Falta de motivação
A falta de motivação pode ser um grande desafio para os negócios. Os profissionais terão que retomar rotinas como comer fora de casa, pegar trânsito e lidar diariamente com um ambiente que ainda não está personalizado. Isso pode prejudicar a motivação e até levar a ameaças de demissão.
Seja flexível. A empresa pode abrir caminhos para rotinas de trabalho híbrido ou tornar o presencial opcional nos setores em que isso for possível. Dessa forma, ajudará na retenção de grandes talentos e na manutenção da sua competitividade.
2. Mudanças no comportamento de clientes
O fluxo de trabalho remoto muitas vezes muda a forma como estamos disponíveis para os nossos clientes. Em alguns cenários, essa disponibilidade pode ter sido ampliada, e os graus de agilidade maximizados. Portanto, é necessário tomar cuidado para que isso não afete a relação com o seu consumidor, afinal, ele espera que a marca mantenha o padrão sempre.
3. Problemas com horários
Como apontamos, a volta ao trabalho remoto também envolve lidar com o trânsito de grandes cidades. Isso pode levar a desafios na chegada de todas as equipes. Para resolver, só há um caminho: a flexibilidade necessária para entender que muitas pessoas precisarão de um tempo para ajustar a sua rotina e conseguir trabalhar nos horários combinados em um escritório.
4. Implementação de novas tecnologias
A implementação de novas tecnologias, especialmente as que são mais voltadas para um ambiente de trabalho presencial, também pode ser um desafio. Nesse caso, o negócio deve tomar medidas semelhantes às que são utilizadas em qualquer rotina de investimentos. Ou seja, é importante fazer um planejamento abrangente, comunicar-se com as equipes e garantir que todas as dúvidas e lacunas sejam solucionadas de maneira rápida.
5. Dificuldades com o espaço de trabalho presencial
Muitas empresas podem ter problemas relacionados à ocupação do escritório. Lembre-se de que o seu negócio pode ter passado por grandes mudanças nos últimos anos durante a pandemia. Portanto, fique aberto a sugestões e faça um trabalho acompanhado de um especialista para garantir que o local seja planejado de maneira eficaz.
Como a tecnologia e boas práticas de gestão podem ajudar no pós-Covid?
Com o fim da pandemia, a tecnologia pode ser uma grande aliada para as empresas. Ela auxiliará marcas a conseguir integrar os seus profissionais em novas rotinas de trabalho, garantir que todos tenham as ferramentas que precisam nas suas mãos e, ao mesmo tempo, manter a flexibilidade do dia a dia de todos os setores. Ao mesmo tempo, com o apoio das soluções de análise de dados, pode facilitar a tomada de decisão e a gestão de riscos.
O Big Data e o BI darão ao gestor de TI uma visão completa sobre onde estão as boas oportunidades de investimentos e que setores devem receber apoio de modo prioritário. Ao mesmo tempo, o outsourcing de service desk e o aluguel de equipamentos ajuda no apoio aos usuários durante as suas novas jornadas de trabalho. Por fim, os softwares corporativos reduzem gargalos, permitem manter os times integrados e com alto nível de compartilhamento de informações, ainda que algumas pessoas não estejam no mesmo local.
A tecnologia sempre foi fundamental para que negócios superassem os seus desafios. Isso foi visto durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, quando marcas conseguiram migrar para um novo cenário de trabalho sem comprometer a qualidade das suas operações. Ao mesmo tempo, evita que problemas aconteçam, como atrasos e erros que podem ser mitigados com automação.
Durante o pós-pandemia, todo negócio pode integrar a tecnologia no seu fluxo de trabalho. Afinal, sabemos que o desafio das empresas neste momento não é pequeno, mas fazendo o trabalho certo, superá-lo não será difícil.
O que você tem feito para tornar a retomada do trabalho presencial mais fácil? Conte nos comentários!