Você sabe o que fazem as ferramentas úteis para a TI (Tecnologia da Informação) e como escolher a mais adequada para cada atividade interna da sua empresa?
No mercado atual, a tecnologia tem um papel de destaque em meio aos caminhos que podem levar um negócio a ser competitivo. Mas esses ganhos de performance só são possíveis se houver cuidados com cada aplicação adotada pela marca.
Nesse sentido, para ajudá-lo a escolher as melhores ferramentas de TI, preparamos este post. Continue a leitura e veja já como integrar soluções com qualidade no seu fluxo de trabalho!
O que são e como funcionam as ferramentas úteis para a TI?
De modo geral, uma ferramenta de TI é qualquer solução tecnológica que ajude as pessoas a solucionarem as suas demandas diárias. Normalmente, elas são adotadas para auxiliar na integração de times, na análise de informações e nos demais processos que precisam de melhorias, como os de tomada de decisão.
Dentro desse cenário de utilização empresarial, as soluções de TI podem ser categorizadas de acordo com a sua função e conforme a natureza, nas seguintes modalidades:
- softwares — programas de computador e aplicativos mobile que permitem a execução de etapas lógicas de operação, bem como de funcionalidades que automatizem os processos produtivos;
- hardwares — servidores, computadores, intermediários e dispositivos que mantêm uma estrutura de TI funcionando, tanto para a gestão do negócio quanto para a execução das outras ferramentas;
- serviços — plataformas, parcerias e estratégias de TI que podem ser terceirizadas para incluir não apenas as ferramentas na rotina do negócio, mas também o ecossistema e a mão de obra capacitada para a utilização e a capacitação relacionadas a elas.
Pelo que o próprio conceito de ferramenta nos sugere, não é recomendável vê-las como a resolução completa das demandas de um negócio. Na verdade, uma ferramenta é um objeto que auxilia na conclusão de uma tarefa, tornando o trabalho de quem a executa mais seguro, rápido e eficiente.
Portanto, conjuntamente, as soluções contribuem para tornar o dia a dia da empresa mais dinâmico e integrado. Na prática, os profissionais conseguem se adaptar a diferentes cenários sem grandes dificuldades e, ao mesmo tempo, têm meios para sempre manter um fluxo de trabalho de alta qualidade e de elevada performance.
Quais são os tipos de ferramentas de TI?
Definindo melhor o conceito de ferramentas úteis para a TI, podemos analisar de maneira separada cada um dos seus tipos. Na lista a seguir, não estão presentes todas as possibilidades de soluções tecnológicas, mas, sim, aquelas que são mais comuns e vantajosas para a gestão moderna baseada em dados.
A união de todas essas categorias é o que torna possível a verdadeira transformação digital, com a equipe de TI assumindo um papel importante de crescimento e de competitividade. Confira quais são essas modalidades!
Armazenamento
Se estamos vivendo a era da informação, é impossível separar o sucesso de um negócio da sua capacidade de armazenar e de estruturar dados. Indicadores, registros, documentos, relatórios etc. — tudo isso contribui para a tomada de decisão, dispensando “chutes” ou apostas.
Vários dos próximos tópicos nesta lista dependem de um bom armazenamento de informação, com organização e elasticidade suficientes para evitar gargalos de processamento e para aumentar a disponibilidade para os colaboradores. Por isso, muitas ferramentas de armazenamento são entregues pelo modelo de Cloud Computing hoje em dia.
A nuvem permite que haja mais flexibilidade e robustez no tratamento de dados, tornando-se, assim, o alicerce de empresas modernas.
Gestão
As ferramentas úteis para a TI voltadas para a gestão são plataformas integradoras capazes de reunir dados, indicadores, usuários e softwares em um só ambiente virtual. Ou seja, trata-se de um tipo de solução muito desejada por negócios de todos os tamanhos nos últimos anos, exatamente por permitir que haja visibilidade e controle na forma como se administra um negócio.
Em geral, boas ferramentas de gestão são aquelas que desenvolvem um contexto operacional em dashboards compreensíveis e objetivos. Assim, dão acesso a informações sobre produtividade, alinhamento de equipes e até benchmarks de concorrentes no mercado.
Monitoramento
Parte desse trabalho que apontamos no item anterior é executado por ferramentas ainda mais específicas dentro de uma infraestrutura tecnológica. Estamos falando dos softwares que monitoram os indicadores de desempenho.
Essas ferramentas são capazes de coletar e agrupar um volume extraordinário de dados, processando-os e categorizando-os de acordo com períodos específicos de tempo e o contexto de análise. Na prática, os gestores têm acesso em tempo real aos insights de que precisam para tomar decisões embasadas.
Isso agiliza a elaboração de estratégias de mercado ao mesmo tempo em que reduz os riscos. Inclusive, as ferramentas são importantes também para a eficiência do negócio. Os indicadores são utilizados para economizar recursos, otimizar processos e reformular operações na rotina de uma empresa.
Análise de dados
O processamento e a interpretação de dados feitos nesse monitoramento passam por um conceito conhecido como “jornada de dados”. É possível defini-lo como todo o caminho percorrido por uma informação entre a sua coleta e a sua utilização.
O ponto vital dessa jornada é a análise. Ou seja, é quando informações são comparadas, segmentadas e contextualizadas para gerar relatórios que auxiliam na visibilidade do negócio para os gestores.
As ferramentas úteis para a TI que trabalham com a análise de dados estão em meio às mais sofisticadas. Atualmente, elas utilizam determinados conceitos, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para processar grandes volumes de informação (Big Data), de maneira compreensível e precisa na hora de planejar o crescimento do negócio.
Comunicação
Com a evolução dos softwares de uso remoto e a reorganização de equipes — que foram aceleradas durante a pandemia —, a maneira como os colaboradores se comunicam digitalmente passou a ter um peso muito maior para os resultados de mercado. Nesse sentido, as ferramentas de comunicação são aquelas responsáveis por manter os profissionais próximos mesmo que fisicamente distantes.
De forma geral, isso não significa somente conectar as duas pontas. Essas soluções, hoje em dia, precisam ser verdadeiras plataformas de gestão de times. Além de determinados canais, como vídeos, mensagens e áudios, é preciso haver estruturas de discussão coletiva e históricos de mensagens e modificações para que se retome qualquer assunto sem dificuldade.
Atendimento a clientes
As ferramentas de relacionamento com o cliente, conhecidas pela sigla CRM, são fundamentais para a era digital. A sua função é facilitar e integrar o atendimento, criando pontos de interação que sejam simples e diretos no tratamento das questões do seu público.
O que a TI oferece é um conjunto de soluções que ficam disponíveis para o cliente sempre que ele precisar, independentemente do meio de comunicação utilizado. O conceito é conhecido como omnichannel.
Hoje, o sucesso e a velocidade de atendimento representam uma verdadeira vantagem competitiva em relação a consumidores modernos. Afinal, cada vez mais, eles exigem identificação e atenção das marcas das quais consomem.
Segurança da informação
Todas as ferramentas úteis para a TI que citamos até aqui se tornam irrelevantes se uma empresa não conseguir manter a confiabilidade dos dados internos e do seu público. A cibersegurança se transformou em um assunto prioritário em negócios digitais — principalmente depois da LGPD.
As soluções de TI nesse sentido são utilizadas para monitorar o tratamento e o uso de dados. Na prática, isso garante a integridade dessas informações e a legitimidade de acesso dos colaboradores.
Quais ferramentas podem ser geridas por fornecedores terceirizados?
Quando a dúvida que surge envolve quais são as melhores ferramentas de TI, a equipe tecnológica da empresa costuma esbarrar em um obstáculo comum: não há profissionais e/ou recursos suficientes para garantir o adequado uso das ferramentas disponíveis. Logo, o outsourcing de TI é a saída ideal para esse cenário.
Ao contar com uma parceria especializada, o negócio garantirá acesso a uma tecnologia de ponta com flexibilidade e sem a necessidade de fazer grandes investimentos iniciais. Mas será que é possível terceirizar qualquer tipo de ferramenta?
Muitos gestores ficam impressionados com a quantidade de oportunidades em tecnologia como serviço que existem atualmente. A seguir, veja alguns exemplos!
Ferramentas de gestão
Hoje em dia, grandes plataformas de gestão integrada contam com um suporte na implementação e na manutenção do seu uso com parcerias especializadas. Geralmente, trata-se de um serviço acoplado à própria solução, mas que também pode ser oferecido por empresas de gestão de softwares e de contratos.
Softwares de trabalho
Atualmente, muitos softwares são oferecidos em modelo de outsourcing, como serviço. Ou seja, a empresa contrata a utilização da ferramenta, mas também a terceirização do suporte, da manutenção e da atualização constante.
Podemos dizer que é uma maneira de contar com soluções modernas sem o perigo de se tornarem obsoletas e exigirem novos investimentos em um futuro próximo.
Gestão de infraestrutura de hardware
Você sabia que também é possível terceirizar a sua infraestrutura de hardware? Por mais que a digitalização tenha reduzido a demanda por dispositivos físicos, eles ainda são fundamentais no acesso e na utilização de plataformas virtuais.
Com o investimento em serviços, como o aluguel de computadores e o suporte tecnológico, a sua equipe de TI “tira dos ombros” o peso de dimensionamento e de atualização de máquinas. Assim, ela pode se concentrar em ações estratégicas para o sucesso do negócio.
Além disso, o outsourcing de computadores e servidores garante um escritório sempre seguro, eficiente e atualizado — algo que demanda muito tempo e recursos de profissionais de tecnologia.
Quais são os benefícios que investir em tecnologia traz para o dia a dia de uma equipe?
A adoção inteligente de soluções de TI traz grandes benefícios para as empresas modernas. Em conjunto, essa integração contribui para tornar o negócio mais eficiente e competitivo. Confira como isso ocorre a seguir!
Aumento da integração
A integração entre equipes tem sido apontada como uma ótima forma de maximizar a qualidade das operações de uma empresa e, ao mesmo tempo, evitar problemas. A medida permite que as rotinas de trabalho remoto sejam adotadas sem que surjam problemas enquanto mantém um alto nível de uniformidade no fluxo de trabalho.
Nesse sentido, as soluções de TI podem ser utilizadas para manter os times capazes de trocar dados e informações com agilidade, independentemente de onde eles estiverem localizados.
Elevação da agilidade
Um dos fatores que ajudam as empresas a terem sucesso na sua área de atuação é a sua habilidade de responder rapidamente às demandas do mercado. Negócios que podem fazê-lo são capazes de atender com facilidade às necessidades dos consumidores e sempre estão à frente da concorrência.
Com a TI, torna-se possível prever tendências e se preparar para essas mudanças com rapidez, otimizando adequadamente os fluxos operacionais.
Ganho de produtividade
Os ganhos de produtividade devem sempre ser valorizados. Afinal, essa vantagem permite que o negócio aproveite mais os recursos disponíveis e, com isso, alcance níveis maiores de lucratividade e de agilidade.
Utilizando ferramentas úteis para a TI, passa a ser viável aumentar a automação interna, diminuir os erros e garantir que os times sempre tenham um rendimento tão alto quanto possível.
Redução de custos
A redução de custos deve ser buscada continuamente pelas empresas, mas sem que isso leve a um cenário em que haja queda de qualidade nos serviços e nos produtos da marca. Novamente, adotando ferramentas úteis para a TI, o negócio consegue atingir esse objetivo com facilidade.
Afinal, aproveitando os dados dos indicadores, reconhecendo os possíveis problemas com precisão e ampliando a automação, a companhia fará um uso mais inteligente dos recursos financeiros existentes.
Ampliação da inovação
Uma das formas de se manter competitivo a longo prazo é aumentando o seu grau de inovação. Ao fazer isso, a empresa pode saltar à frente da concorrência e melhorar o reconhecimento da sua marca.
A partir da adoção de ferramentas de TI de análise de dados, a companhia poderá antecipar tendências. Desse modo, será possível encontrar caminhos mais inovadores para pensar no seu futuro.
Como escolher uma ferramenta de TI?
Agora que já sabemos quais são os impactos que uma solução de TI pode causar no seu fluxo de trabalho, é importante descobrir como escolher a mais alinhada às suas demandas. Assim, a empresa evitará prejuízos, e o setor de tecnologia conseguirá entregar soluções que agregam mais valor para as operações internas, como a locação de equipamentos.
Mapeie os processos
Mapear os processos permite que o gestor de TI entenda quais pontos precisam de melhorias ou podem ser otimizados com o apoio de alguma novidade. Ou seja, esse é um trabalho que ajuda as empresas a escolherem investimentos de maior impacto.
Além disso, a medida possibilita que o negócio tenha mais agilidade para alinhar procedimentos e garantir uniformidade em toda a sua cadeia operacional.
Alinhe os objetivos
A tecnologia conta com um papel estratégico no ambiente corporativo moderno. Para garantir que isso ocorra de maneira ampla, sempre busque alinhar os objetivos do setor com outras áreas. Desse modo, os processos de gestão de dados e de infraestrutura serão capazes de contribuir para melhorias em todos os setores.
Avalie as tendências
O mercado de TI muda continuamente. Para saber quais são as novidades que podem ajudar o negócio a ter mais competitividade, acompanhar as tendências é fundamental. Isso dará mais agilidade para a empresa identificar boas oportunidades de investimentos e, claro, de lucros.
A tecnologia já é considerada uma parte estratégica de qualquer empresa. A partir da sua utilização, as companhias podem fazer parte da transformação digital, reduzindo os custos e melhorando o seu grau de inovação. Além disso, tornam-se capazes de minimizar os riscos de perda de competitividade.
Diante disso, para que a tecnologia seja integrada adequadamente ao fluxo de trabalho da marca, como visto, os gestores devem escolher ferramentas úteis para a TI e capazes de ajudar a solucionar os problemas de cada profissional. Assim, o retorno sobre o investimento (ROI) será maximizado.
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