O novo Coronavírus impactou o mundo inteiro e colocou a sociedade em choque devido à sua expansão e facilidade de contágio. A economia dos países foi abalada e o mercado de trabalho sofreu prejuízos. As mais diversas áreas foram afetadas, inclusive a de Tecnologia da Informação (TI).
Neste post, vamos explicar quais foram os impactos da pandemia e as mudanças que ocorreram no segmento. Além disso, falaremos sobre os desafios que foram superados e as tendências que se fortaleceram nesse cenário.
Deseja entender como a pandemia da Covid-19 impactou o setor de TI? Aqui, você vai descobrir o papel fundamental do departamento para a retomada econômica. Acompanhe a leitura!
Os impactos da pandemia e o papel fundamental da TI durante a crise
A crise do Coronavírus foi tão grande que provocou mudanças na maioria dos setores. Inicialmente, ela interrompeu o ciclo de crescimento do mercado de TI, provocando queda na lucratividade dos negócios. Isso ocorreu em virtude da perda dos rendimentos e da elevação da taxa de desemprego.
Por outro lado, as medidas de afastamento levaram as pessoas a ficarem em casa e, com isso, muitos paradigmas foram rompidos. As empresas se adaptaram e abriram espaço para o trabalho remoto nos mais diversos departamentos. Algumas delas já estão verificando a possibilidade de transferir o operacional para o home office e ampliar os conhecimentos de seus colaboradores.
Muitos empresários ainda estão procurando soluções com menor custo, como a locação de parque tecnológico. Os líderes do setor de TI estão envolvidos nas decisões estratégicas dos gestores, e precisam assegurar o funcionamento do modelo remoto por meio de conexão de internet apropriada e equipamentos adequados.
Os desafios que foram superados dentro do setor
Vários desafios tiveram que ser superados no setor de TI, já que eventos foram adiados e muitas indústrias de tecnologia interromperam as suas atividades. Produtos e equipamentos importados começaram a faltar e a lentidão na alfândega interferiu nos prazos de recebimentos de muitos pedidos — até os países que fabricavam softwares foram atingidos.
As empresas que tinham hardware suficiente enfrentaram desafios para que as operações fossem integradas. Gestores decidiram investir em sistemas de gestão atualizados, projetos de automação e Inteligência Artificial (IA) para facilitar a realização de tarefas repetitivas.
As ferramentas de comunicação, colaboração e workflow foram adotadas como indispensáveis para obter transparência e precisão nas informações. Em alguns casos, foi necessária a aquisição e a instalação de periféricos, como impressoras.
Diante disso, os profissionais de TI tiveram que encontrar meios de solucionar as demandas sem ir até as casas dos colaboradores. Muitos funcionários não tinham conexão de qualidade em seus lares para participar de videoconferências e as empresas precisaram contratar serviços de 4G.
As medidas tomadas para driblar os desafios na crise
Diante da facilidade de contágio do vírus da Covid-19, as empresas adotaram a quarentena para evitar a sua propagação. Com os colaboradores em suas casas, foram feitas adaptações para que eles conseguissem dar continuidade às suas atividades de rotina. As adequações foram necessárias porque as operações de um negócio não podem ficar paradas.
Os profissionais de TI são os responsáveis por evitar falhas graves e fazer com que o home office funcione com eficiência. As equipes dessa área foram selecionadas e o suporte aos departamentos mais relevantes foram priorizados. Os softwares utilizados foram revisados para garantir que os colaboradores tivessem acesso a todos os recursos necessários para manter a produtividade.
Houve a definição de aplicativos para facilitar a comunicação entre as equipes, a troca de mensagens e o armazenamento dos dados. As empresas tiveram que comprar ou alugar equipamentos apropriados e providenciar a instalação de internet para que o home office fosse implementado com sucesso. Inúmeros testes foram realizados para aumentar a segurança no trabalho remoto.
As tendências que se fortaleceram no cenário de crise para o setor
No cenário da crise da Covid-19 diversas tecnologias se tornaram tendência no mercado. A área de TI assumiu um papel estratégico nas empresas de todos os ramos e acelerou o fenômeno da transformação digital dentro das organizações. Para enfrentar a disrupção digital, foram formadas equipes multidisciplinares e as funções deixaram de ser exercidas isoladamente.
Implantação tecnológica
A implantação tecnológica deve ser realizada em todas as áreas porque todos os negócios estão se tornando digitais, principalmente no setor de serviços. Até as instituições bancárias tradicionais que consolidaram os seus processos no decorrer dos anos precisaram se adequar. Elas estão diminuindo o número de agências, embora não consigam operar 100% de forma digital.
Pagamentos instantâneos
Os bancos passaram a utilizar os pagamentos instantâneos, que ficaram conhecidos como PIX após a adoção do Open Banking. Desse modo, os seus clientes conseguem resolver quase tudo por meio de um aparelho celular e as instituições não precisam ter tantas agências físicas. Elas podem investir em ambientes virtuais e facilidades para os seus usuários.
Cibersegurança
Com a chegada da pandemia houve um aumento significativo na violação dos dados devido a incidentes internos. Várias empresas tiveram prejuízos financeiros decorrentes de ataques virtuais efetuados por hackers.
Alguns aconteceram pela falta de conhecimento dos colaboradores, que permitiram sem querer o acesso aos criminosos. Por isso, foram adotadas medidas tecnológicas, como a biometria facial, para aumentar a segurança digital.
A partir da crise do Coronavírus, as empresas passaram a adotar padrões rígidos, com políticas de segurança, antivírus, firewalls e criptografia. Assim, a transformação digital tornou-se essencial para o crescimento das empresas e a tecnologia mudou as formas de interação e conexão entre as pessoas. A saúde dos colaboradores agora deve ser uma prioridade para todos os gestores.
Entendeu quais foram os impactos da pandemia no setor de TI? O setor de Tecnologia da Informação desempenha papel fundamental para a retomada das empresas depois da crise, as inovações tecnológicas são excelentes aliadas na solução de questões relacionadas ao trabalho remoto. Isso mostra que ferramentas colaborativas são indispensáveis diante da nova realidade, assim como os profissionais dessa área, que se tornaram peças-chaves.
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