
A relação entre a tecnologia e o sucesso de uma empresa nunca foi tão próxima quanto agora. É indiscutível que o conceito de Inteligência de Negócios veio para transformar os processos de projeção e de análise e garantir tomadas de decisão mais objetivas e ágeis por parte dos empreendedores.
Então, se você quer se inteirar ainda mais sobre essa estratégia tão importante, aproveite este post que preparamos especialmente para quem quer utilizar o poder da TI (Tecnologia da Informação) para impulsionar negócios e se consolidar em uma nova era do mercado. Continue a leitura!
O que é Inteligência de Negócios?
Inteligência de Negócios — ou Business Intelligence (BI), em inglês — é um conceito híbrido de tecnologia e gestão empresarial para a utilização de dados estruturados e automatizados na tomada de decisões e na elaboração de estratégias de mercado. No entanto, embora existam soluções especializadas, como o Power BI, a Inteligência de Negócios não é exatamente um sistema ou uma tecnologia.
Trata-se, na verdade, de um termo mais abrangente para o uso da informação como uma fonte de análise de indicadores, internos e externos, que levam a uma visão clara de panoramas empresariais. Para a TI, Business Intelligence significa a consolidação do departamento como algo essencial para o negócio.
Afinal, os gestores de tecnologia precisam de uma conexão direta com as outras diretorias para criar uma ponte entre os dados e as suas demandas, tanto operacionais quanto de gestão e de relacionamento com o cliente.
Resumindo, então, a Inteligência de Negócios é justamente a utilização da tecnologia para encontrar, nos dados, os caminhos mais seguros e promissores rumo ao sucesso — algo que vem se tornando fundamental para as empresas se destacarem na era digital.
Como funciona?
A Inteligência de Negócios está muito associada à implementação de uma jornada de dados na empresa. A jornada de dados, por sua vez, é todo o processo que começa na coleta de informações e abrange o seu processamento, o armazenamento e a análise final.
Portanto, o BI inicia na captura de informações de todas as fontes disponíveis para a TI: dados de leads e consumidores, registros e indicadores internos, benchmarks de competidores e resultados de estratégias prévias. Inclusive, é responsabilidade da TI fazer uma triagem desses ativos para um armazenamento adequado e estruturado dentro do banco de dados.
Aliás, o conceito de Big Data surge nesse momento, quando o departamento de tecnologia consolida um pool de grande volume a ser utilizado como um recurso estratégico. A partir daí, todos os setores do empreendimento se unem para alinhar demandas de inteligência: objetivos de negócio, indicadores a serem alcançados, necessidade de redução de custos, aumento da qualidade operacional etc.
Com metas estabelecidas, os gestores, em conjunto com a TI, utilizam sistemas de processamento de dados integrados, como ERPs, para segmentar, confrontar, analisar e transformar a informação bruta em relatórios úteis. Se a tecnologia for adequadamente implementada, esses relatórios mostrarão históricos de resultados e projeções para o futuro baseadas no que pode ser melhorado.
Geralmente, o BI funciona com a criação de modelos preditivos. A análise do passado e do presente gera possibilidades de futuro, em cenários pessimistas, otimistas e realistas. Assim, com esses insights em mãos, cabe aos diretores da empresa a definição do melhor curso estratégico, de modo que se mantenha o equilíbrio entre ousadia de resultados e mitigação de riscos de mercado.
Como obter insights valiosos?
Como você pôde ver, a Inteligência de Negócios é voltada para a análise de dados em busca de caminhos otimizados de ação, auxiliando na tomada de decisões, tornando-a mais rápida e precisa. Mas como extrair o máximo do potencial de BI?
A propósito, como garantir que os insights derivados da análise de dados tenham um impacto positivo nos resultados? A seguir, veja algumas atitudes fundamentais a serem colocadas em prática!
Defina os objetivos do negócio
A análise inteligente de dados deve sempre ser tratada como uma ponte entre demanda e entrega. Ou seja, deve ser utilizada como uma interpretação de deficiências ou expectativas para, então, levar resultados de negócio à otimização desses problemas identificados.
Portanto, não existe BI sem a definição de objetivos comerciais, operacionais e administrativos. É recomendável reunir todos os departamentos para a criação de metas particulares e gerais sobre o crescimento da empresa. É com essa linha final em vista que vocês começarão, a partir dos dados, a desenhar o melhor caminho.
Colete dados relevantes
Uma empresa moderna pode coletar um volume impressionante de dados. Entretanto, isso não significa que você precisa utilizar tudo em todos os cenários de planejamento.
Uma boa estruturação no seu data pool ajudará a categorizar essas informações de maneira mais inteligente. Os dados mais relevantes sobressaem para cada necessidade de planejamento, criando um processo mais focado e objetivo de análise.
Invista em tecnologia de processamento de dados
É responsabilidade da TI a demonstração a outros departamentos da importância do seu orçamento para a tecnologia, para os serviços de outsourcing e para a admissão de pessoal capacitado. As soluções integradoras, como ERPs e Cloud Computing, ajudam a aumentar cada vez mais a disponibilidade de dados com organização. Ou seja, torna-se viável armazenar mais e utilizar melhor essas informações.
Além disso, há toda a tecnologia que suporta o uso de dados: o controle de acesso, as soluções de cibersegurança, o monitoramento, as ferramentas de comunicação etc. Por fim, o investimento em computadores corporativos e em outros dispositivos especializados facilita a utilização da informação pelos colaboradores, agilizando o processo e possibilitando que todos os profissionais envolvidos estejam mais perto de insights estratégicos.
Estruture o seu banco de dados
Precisamos reforçar mais uma vez o quanto a arquitetura de dados da empresa contribui para a Inteligência de Negócios. Um banco idealmente estruturado sempre resulta em eficiência de análise e em insights mais precisos.
A nuvem é superimportante nesse processo atualmente, principalmente se você quer dar flexibilidade ao BI, com acesso remoto e automatização de análise. A estruturação de dados para a Inteligência nos Negócios significa hierarquizá-los por confidencialidade e sensibilidade, além de implementar dispositivos de disponibilidade que os tornem imediatamente acessíveis aos colaboradores de acordo com as suas credenciais.
Analise os dados
Com a implementação de um sistema de dados estruturado e contando com a tecnologia de apoio — além de haver objetivos de negócio traçados —, é hora de iniciar a prática de BI na sua empresa. A análise de dados moderna conta com várias tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, para insights ainda mais profundos dentro das possibilidades que as informações apresentam.
Ou seja, são ferramentas que precisam ser investigadas e implementadas pela TI para haver mais vantagem competitiva e agilidade nas decisões estratégicas. Analisar dados na era da transformação digital é tanto um processo contínuo quanto pontual: contínuo para o monitoramento constante da eficiência produtiva e do panorama de mercado; pontual para a elaboração de novas estratégias e para a adaptação rápida às demandas.
Transforme a análise em indicadores
A forma mais eficiente de extrair insights úteis dos dados é a partir da criação de indicadores de performance. Um KPI é a evolução de um valor numérico (métrica) relacionado a um contexto em determinado período de tempo.
Indicadores podem apontar o desempenho operacional, financeiro, administrativo etc. Além disso, podem demonstrar os movimentos de mercado e identificar demandas emergentes, servindo também de projeção para números futuros que guiem a próxima estratégia de crescimento da empresa.
Ou seja, os KPIs consistem no verdadeiro insumo da Inteligência de Negócios. É a partir deles que as diretorias iniciam o processo de planejamento e de execução de novos caminhos.
Interprete os resultados
Com o processo de análise de dados partindo da fonte de informações e gerando KPIs a partir de parâmetros estabelecidos, o resultado final é um relatório que aponta os desempenhos passados, a situação presente e as possibilidades de futuro. Então, é o momento de reunir departamentos e alinhar estratégias.
Muitas vezes, a interpretação mais acertada dos números vem da sinergia entre os setores, como Marketing e Vendas, Logística e Estoque etc. Interpretar os resultados de BI implica, principalmente, a comparação dos relatórios de análise com as suas metas de negócio.
Ou seja, trata-se de projetar todos os caminhos possíveis até a linha de chegada e de definir qual é o mais seguro, o mais curto ou o mais frutífero, dependendo do perfil da companhia no mercado.
Aplique os insights
Este último tópico parece desnecessário, mas é surpreendente o número de empresas que investem nas áreas de TI para a Inteligência nos Negócios e não aproveitam esse potencial na prática. Portanto, não deixe que a sua organização se torne mais uma acumuladora digital.
Incentive a utilização de BI no dia a dia, de gestores a colaboradores. Quando uma oportunidade se apresentar nos relatórios, não permita que ela passe sem uma ação efetiva da companhia.
Qual é a importância de investir em Inteligência de Negócios?
Até aqui, falamos bastante da parte prática de aplicar BI, entre técnicas, estratégias e ferramentas. Contudo, de nada adianta todo esse esforço se o núcleo diretor da empresa não conseguir entender a importância do conceito para o futuro do mercado.
Pensando nisso, fizemos uma lista com os benefícios mais aparentes dessa estratégia. Confira!
Identificação de novas oportunidades de negócio
Muito se fala no mercado atual sobre a necessidade de inovar e de ser disruptivo. São características de negócios que se antecipam às demandas mercadológicas e entregam um produto/serviço antes dos seus concorrentes — muitas vezes, antes mesmo de o próprio público perceber.
Se esse fenômeno de disrupção já foi raro, hoje em dia, acontece com velocidade crescente entre startups e empreendimentos digitais. O que eles têm em comum? O investimento em tecnologia e em Business Intelligence.
O uso de grandes volumes de dados para monitorar o mercado é muito eficiente em encontrar novos caminhos e desenhar um plano para trilhá-los. Novas oportunidades de negócio, como nichos não explorados, são perfeitas para um engajamento rápido com custos eficientes.
Afinal, quem inova não precisa correr atrás e investir mais do que o necessário para alcançar os seus concorrentes.
Redução de custos
Uma das formas de utilizar o BI mais comuns requer envolver a Tecnologia da Informação e “olhar para dentro”. Quantas oportunidades de economia e otimização não estão escondidas na baixa objetividade em gestão de recursos?
A Inteligência de Negócios proporciona uma visão ampla e, ao mesmo tempo, profunda sobre a operação, o controle financeiro, a gestão de ativos e as margens de lucro. Com os indicadores certos, é possível identificar processos que podem ser cortados da cadeia, recursos físicos substituíveis pela digitalização e a relação geral de colaboradores com os insumos de negócios à sua disposição.
Melhora da eficiência operacional
Ainda seguindo o raciocínio, a eficiência operacional é a grande aliada de empresas que querem cortar os custos, enxugar as cadeias produtivas e, ainda assim, manter ou superar a qualidade da entrega. Essa busca de produções enxutas resulta em um negócio mais saudável financeiramente.
Inclusive, o orçamento extra pode ser utilizado para a prática de preços mais competitivos, para a manutenção de um maior fluxo de caixa ou até para a projeção de investimentos maiores em prol do crescimento sustentável no mercado.
Extração do melhor dos colaboradores
Um dos pilares da Inteligência de Negócios é a horizontalidade da gestão de dados. Com um sistema integrado que armazena e disponibiliza a informação, todos os colaboradores podem analisar e contribuir para insights diversos. O livre trânsito de dados é um dos combustíveis para a inovação, que se torna uma cultura, permeando todos os departamentos.
Podemos falar também da relação entre a comunicação e os melhores resultados empresariais. A democratização do acesso permite que profissionais troquem ideias e impressões a partir de diferentes pontos de vista, abrindo espaço para a criatividade e a diversidade nas estratégias.
Facilitação da gestão da TI
Por fim, podemos citar como o Business Intelligence facilita o seu trabalho de gestão de TI. Afinal, para um departamento que se tornou tão importante no sucesso das empresas, a eficiência tecnológica representa melhores resultados de mercado.
As tecnologias e os computadores adquiridos durante a implementação da inteligência empresarial levam a um melhor controle de acesso, à visibilidade de dados e às soluções automatizadas de segurança. Com isso, o seu papel de ponte entre objetivos de mercado e soluções estratégicas para alcançá-los é consolidado.
Na era da transformação digital, a maneira como a TI estrutura e mantém os seus dados é um pilar para a viabilidade da instituição como um todo. Portanto, o ideal é repassar a importância da Inteligência de Negócios para outras diretorias e buscar a implementação por meio do investimento em tecnologia. Investir em BI é investir no que torna uma empresa competitiva no futuro.
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