
Observability é um conceito muito importante no ambiente tecnológico atual, em que cada vez mais operações, processos e negócios acontecem por meios digitais. Ainda assim, há muitas dúvidas sobre o que realmente significa.
A principal dificuldade nesse sentido é a semelhança entre monitoramento e observabilidade, o que faz com que, muitas vezes, os dois sejam confundidos. Portanto, trata-se de um assunto que precisa de mais desenvolvimento para, então, ser utilizado com excelência pelas empresas.
Pensando nisso, vamos esclarecer os pontos mais significativos e ajudar você a otimizar a qualidade dos serviços de aplicações. Confira!
O que é observability?
Em tradução direta do inglês, o termo observability significa observabilidade. Conceitualmente, trata-se de uma técnica de análise que usa elementos da matemática para, com base nas informações externas conhecidas, verificar o estado interno de sistemas e aplicações de TI.
Desse modo, sua utilização exige, além de princípios matemáticos, um amplo poder computacional para processar, em tempo real, o volume de dados envolvidos. A partir disso, torna-se viável identificar e resolver problemas, evitar riscos e tornar as operações mais eficazes.
Considerando o modelo tecnológico atual, em que a infraestrutura opera distribuída em diversas camadas de abstração, essa metodologia é a forma mais eficiente — se não a única quando se trata de configurações complexas — para obter uma visibilidade profunda do ambiente digital.
Por que precisamos da observabilidade?
A observability é a resposta para uma limitação enfrentada por muitas empresas que utilizam sistemas tecnológicos de modelo distribuído: a dificuldade de perceber e identificar problemas no ambiente digital. Esses negócios dependem de plataformas e aplicações específicas para funcionar.
Entretanto, isso acaba gerando um volume enorme de dados que, apesar de serem irrelevantes para fins de diagnóstico, mascaram os sintomas de problemáticas subjacentes realmente impactantes no dia a dia corporativo.
Ou seja, sem investir em observabilidade tais empreendimentos ficam cegos para isso e se tornam vulneráveis, correndo riscos que impactam desde a capacidade de operação até a segurança virtual da organização.
Qual é a diferença entre observabilidade e monitoramento?
Pelo visto, a observabilidade é um conceito que se assemelha e, muitas vezes, se confunde com o de monitoramento. Afinal, eles estão relacionados, já que ambos propõem-se a encontrar problemas no ambiente digital da empresa. Entretanto, há diferenças em suas abordagens. A seguir, veja as principais!
Monitoramento
Na prática, o monitoramento é uma abordagem mais limitada se comparada à observability, distinguindo-se dela em pontos como:
- coleta passiva de dados;
- gera um excesso de informações irrelevantes;
- usa somente as fontes disponíveis;
- concentra-se em infraestrutura;
- evidencia situações pontuais;
- busca divergências pré-estabelecidas;
- resulta em índices e parâmetros superficiais;
- atua em sistemas simples.
Observability
A observabilidade se apresenta como uma versão aprofundada do monitoramento, capaz de atuar nos modelos complexos de TI em que os parâmetros superficiais de acompanhamento não detectam problemas em camadas profundas. Assim, as características que a diferenciam são:
- coleta de dados ativa;
- foca no que é relevante;
- aplica as informações para a tomada de decisão operacional;
- adiciona fontes originadas em pontos específicos de acesso;
- supervisiona os fluxos de trabalho;
- encontra o que está fora do padrão;
- indica o estado de um aplicativo ou sistema.
Quais são os seus pontos fundamentais?
O aprofundamento característico da observability faz com que ela precise se amparar em alguns princípios para ser aplicada com sucesso. Dentre esses pontos fundamentais se destacam:
- logging: registros de eventos que servem de base para identificar comportamentos incomuns;
- métricas: conjunto de dados operacionais gerados em tempo real para melhor compreensão dos eventos;
- traços: registros dos caminhos seguidos pela informação ou pelos fluxos de trabalho;
- rastreamento: descrição completa da jornada de uma solicitação. Revela erros na sequência;
- dependência: mapeamento das ligações entre componentes, aplicativos ou recursos.
Como otimizar as aplicações com a observabilidade?
A transformação digital tem levado muitas empresas a adotarem modelos mais complexos de TI em prol dos benefícios que eles oferecem. Diante disso, a observabilidade se tornou uma forma de monitoramento necessária para otimizar as aplicações. Confira as principais ações nesse sentido:
- entender em que estágio de digitalização o negócio está e quais meios devem ser incorporados para atingir os objetivos corporativos;
- adotar uma estratégia proativa de suporte, colocando tanto ferramentas quanto colaboradores para buscarem oportunidades de melhorias ou anteciparem problemas;
- atualizar as soluções voltadas para o acompanhamento da integridade de sistemas, acrescentando novas tecnologias;
- compreender a experiência do usuário, a fim de aperfeiçoar os programas e eliminar limitações que não impedem o funcionamento do software, mas atrapalham sua usabilidade;
- fazer parcerias estratégicas e contratar fornecedores especializados em observability, evitando os surgimento de dificuldades no processo;
- preparar a equipe para utilizar essa abordagem ao monitorar a infraestrutura, as plataformas e os aplicativos do empreendimento;
- automatizar as tarefas de monitoramento e investir em inovações como Inteligência Artificial para que nada passe despercebido.
Quais são as vantagens da observabilidade para as empresas?
Essas ações que visam à implementação da observabilidade têm relação direta com a facilidade de entender e monitorar os processos. Elas também aumentam a segurança para a empresa desenvolver suas atividades no ambiente digital. Em decorrência disso, é possível alcançar vantagens como:
- melhoria da performance dos sistemas;
- redução das limitações de escalabilidade;
- antecipação e correção de incidentes críticos;
- minimização de falhas ou de períodos de interrupção do serviço;
- diminuição de custos operacionais;
- otimização da experiência do usuário;
- ampliação do Retorno Sobre o Investimento (ROI);
- direcionamento dos esforços e recursos para o que realmente gera resultado;
- maior rapidez para realizar reparos;
- menor tempo na detecção dos problemas;
- elevação da confiabilidade dos processos;
- maximização do uso de dados;
- eliminação de riscos.
A relação próxima entre os objetivos de monitoramento e a observabilidade pode gerar confusão. Entretanto, a observability é a abordagem ideal de acompanhamento do desempenho, identificação e previsão de eventos de risco em TI para melhorar a qualidade dos serviços das aplicações de sua empresa, uma vez que atinge as camadas mais profundas dos sistemas complexos.
Gostou deste conteúdo? Então confira nossas dicas sobre o que procurar em um computador e invista na tecnologia certa!