
Os desafios impostos às empresas por conta da pandemia de coronavírus contribuíram para colocar o home office na pauta dos brasileiros. Muitos profissionais que nunca haviam experimentado essa realidade, pela primeira vez estão trabalhando a distância, a partir de suas residências. O Microsoft Teams ser um ótimo aliado nessa missão.
Para aqueles que não estão acostumados com essa metodologia de trabalho, a comunicação pode ser um problema nos primeiros dias. Apesar do grande número de ferramentas disponíveis no mercado, encontrar quais são as mais eficientes demanda tempo e requer uma série de testes para que os softwares de adaptem à realidade do negócio.
Microsoft Teams: integração total com o Office
Lançado em 2016, o Microsoft Teams é a evolução do Skype Teams. Trata-se de um sistema de comunicação para equipes completamente integrado aos aplicativos do pacote Office.
Nas palavras da Microsoft, o Teams é “um espaço de trabalho baseado em um chat que integra todas as pessoas, os conteúdos e as ferramentas que a sua equipe precisa para melhorar o seu engajamento e ser mais eficaz”.
A plataforma colaborativa está disponível para diversos sistemas operacionais, entre eles os mais utilizados no mundo – o Windows e o Android.
Assim, a partir do seu PC ou smartphone, é possível se comunicar com qualquer colega da sua equipe, via mensagens de texto, áudio ou vídeo. Além disso, pode-se também compartilhar tarefas em aplicativos populares como Word, Excel, Power Point, OneNote e SharePoint.
Outro ponto interessante é a integração total com os aplicativos da suíte Office. Isso é, sem sombra de dúvidas, um dos principais diferenciais da plataforma, uma vez que o pacote de aplicativos da Microsoft é o mais utilizado do mundo em escritórios. Essas características proporcionam maior agilidade ao trabalho, ao mesmo tempo que favorecem a comunicação.
Hub de trabalho em equipe: como funciona?
Não importa onde você esteja: basta se conectar ao hub de trabalho do Microsoft Teams para participar de chats em grupo ou videoconferências. As salas podem suportar até 10 mil pessoas em um só lugar, isso torna a ferramenta de comunicação uma das soluções mais completas com as quais você pode contar.
O Microsoft Teams permite que as equipes alinhem os fluxos de trabalho online de maneira bastante efetiva. Há ainda a integração com o Office 365, que permite um grupo editar simultaneamente um texto do Word ou alterar uma planilha do Excel. É possível criar um ambiente para cada departamento e separar as conversas por canais abertos ou privados.
Para os gestores, os sistemas de gerenciamento oferecidos pela plataforma permitem a administração de contas com facilidade, incluindo até mesmo contatos externos à organização.
Todas as mensagens e recados da organização podem ser centralizadas em um único painel com interface simplificada e acessível para usuários de todos os níveis, transformando a plataforma em um hub de comunicação.
Integração com apps de terceiros
Outra grande vantagem de utilizar serviços desenvolvidos pela Microsoft é o fato de que a empresa oferece um amplo suporte para os desenvolvedores. Sendo assim, há muitas companhias de software criando soluções que podem ser integradas ao Microsoft Teams e demais aplicativos do pacote Office.
Entre eles, podemos citar o Hootsuite para gestão de redes sociais, o Zendesk para atendimento ao cliente, o Asana e o Trello para organização de projetos e o Survey Monkey para criação de questionários. A lista é muito mais extensa do que essa e mostra que novos recursos podem ser adicionados à plataforma quase todos os dias.
Os parceiros que desenvolvem aplicações para a suíte Microsoft Teams passam por um rigoroso processo de certificação, o que garante maior segurança e proteção aos dados transacionados na plataforma.
Coronavírus: recursos pagos disponíveis gratuitamente
Se você ainda não conhece as funcionalidades do Microsoft Teams, testá-lo durante a pandemia de coronavírus pode ser uma ótima oportunidade. Como forma de facilitar o trabalho remoto, a Microsoft liberou gratuitamente alguns recursos e ferramentas da plataforma, que normalmente estão disponíveis apenas nas versões pagas.
Entre as novidades liberadas estão a possibilidade de gravar reuniões agendadas para videoconferências. Além disso, não haverá por enquanto restrição no número de pessoas que participam de uma equipe, simplificando o fluxo de trabalho das empresas de médio e grande porte.
Conheça mais detalhes sobre o Microsoft Teams no site oficial da Microsoft.