Se você acompanha as tendências em tecnologia, já está acostumado com termos como: Business Intelligence, Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Big Data. Porém, o que nem todos sabem é que eles não são conceitos distantes, daqueles que só vemos em ficção científica. A transformação digital está acontecendo exatamente agora, e sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Então, como colocá-la em prática dentro das organizações? Se você também tem essa dúvida, este post foi feito para ajudá-lo. Nós vamos mostrar as etapas que as companhias devem seguir para remodelar seus processos e se adequar à nova realidade.

O que é transformação digital?

Ao contrário do que as pessoas pensam, a transformação digital não é o simples processo de agregar novas tecnologias. Trata-se de uma mudança realmente profunda e significativa, ou seja, uma disrupção em relação à operação das empresas da forma como a conhecemos hoje.

A transformação digital envolve uma mudança estrutural nas organizações, na qual a tecnologia tem um papel fundamental. Sua principal consequência será a digitalização — mercado e sociedade marcados pela desmaterialização, desmonetização e democratização do uso da tecnologia.

Qual é a importância da transformação digital?

O primeiro ponto a considerar é: não dá para esperar! As empresas que ficarem aguardando esse processo acontecer, como espectadoras, não encontrarão mais espaço no mercado quando acordarem para essa realidade.

Por isso, este é o momento de quebrar algumas barreiras culturais que ainda impedem a empresa de mergulhar nessa revolução. É preciso tomar medidas práticas para fazê-la acontecer dentro das organizações.

Como fazer a transformação digital acontecer nas empresas?

Entendida essa importância, vamos às etapas para aderir a essa revolução? Afinal, não adianta ficar falando do conceito se não soubermos como colocá-lo em prática nas organizações.

1. Repense o negócio

Como a mudança é estrutural, e não apenas operacional, redefinir a estratégia da companhia para o mundo digital é o primeiro passo.

Analise o mercado e identifique como as novas tecnologias poderão impactar o negócio. Entender o contexto e as rupturas que surgirão é essencial para definir aonde a companhia quer e pode chegar.

Na prática, trata-se de um exercício de futurologia: imaginar um cenário posterior e traçar um plano para alcançar esse alvo, partindo das condições do presente.

2. Invista em uma mudança cultural

Não basta criar planos ousados no papel quando, no dia a dia, os envolvidos no projeto não compram a ideia. Sem alterar a cultura dos seus stakeholders, essa revolução pode ser facilmente abandonada.

Deixar a comodidade e a segurança da zona de conforto exige uma verdadeira mobilização cultural. Sem dar a devida atenção a esse preparo, todo um projeto de transformação digital pode ser frustrado devido à falta de adesão ou medo de arriscar.

3. Promova o desenvolvimento de habilidades

As dificuldades técnicas estão entre os principais fatores de impedimento para o sucesso na implantação de inovações. Para não iniciar um processo e abortá-lo por falta de condições de levá-lo ao ponto de resultados, invista na capacitação da sua equipe.

Treinamento e qualificação constantes são essenciais para que as soluções sejam planejadas e executadas com a devida eficácia. Crie um plano para que o seu time desenvolva as habilidades necessárias para conduzir essa transformação. Isso não é custo, e sim investimento!

4. Avalie os processos

Pode ser que, por costume ou tradição, alguns processos de sua empresa aconteçam da mesma maneira há anos. Mas será que as etapas seguidas hoje ainda são realmente necessárias?

A única maneira de descobrir isso é avaliando processos. Analise seu ciclo de produtos, os procedimentos de venda e outras operações. Verifique se algumas delas podem ser adaptadas para mobile ou incorporar novas tendências, como a automação.

5. Renove algum fluxo baseado em tecnologia e experiência do usuário

Embora a transformação digital não se limite à experiência do usuário, esse é um bom ponto de partida para a iniciativa. Após repensar os processos, escolha um deles e teste opções que, utilizando a tecnologia, sejam capazes de melhorá-los.

Teste algumas possibilidades e avalie seu impacto no fluxo das operações. Entenda como funciona o processo de aceitação, implementação e adaptação. Essa análise servirá como base para inovações mais significativas.

6. Comece um projeto digital

Mas a automatização de processos é apenas o ponto de partida. O objetivo final é a transformação — de processos, de modelos de negócios e até mesmo da experiência do cliente.

Todos esses fatores serão revolucionados pela exploração intensa da tecnologia digital disponível. Os objetos e o mundo físico serão substituídos por opções digitais.

Um exemplo é a virtualização de serviços. Hoje as empresas não precisam mais investir em servidores, roteadores e racks ou manter grandes equipes para a manutenção dessas estruturas.

Elas podem contratar virtualmente esses itens e ter seus aplicativos funcionando em nuvem. Os provedores de Cloud Computing oferecem esses serviços a um custo menor e ainda garantem atualização e eficiência.

Trata-se de uma nova maneira de interagir com funcionários e clientes, ancorada na experiência digital.

7. Engaje toda a companhia no projeto

Não é porque a revolução é digital que ela deve ser delegada à equipe de TI. Se a ideia é que a tecnologia permeie todos os processos, é preciso que a totalidade dos colaboradores e setores faça parte dessa transformação.

É fundamental que haja um diálogo entre o setor de TI e os outros departamentos. Os magos da tecnologia precisam conhecer exatamente quais são os processos e a demanda do dia a dia para que, em conjunto, planejem estratégias para digitalizá-los.

8. Digitalize a inteligência do negócio

Por muito tempo, a tecnologia foi vista como um meio de otimizar as operações de uma companhia. Automatizar processos, reduzir erros e custos, registrar e integrar dados, organizar a logística.

No entanto, hoje a tecnologia tem aplicações muito mais inteligentes. Ela não pode ser vista apenas como um auxílio operacional ao negócio, mas como uma ferramenta fundamental para a gestão e tomada de decisões.

A condução baseada no feeling ou na experiência dos gestores, embora tenha sido a melhor opção ao longo de décadas, ainda é suscetível a erros de percepção e alterações bruscas do cenário econômico.

Atualmente, há ferramentas de Big Data e Business Intelligence capazes de processar um grande volume de dados internos e externos. Dessa forma, elas desenham cenários e preveem não só tendências, mas comportamentos do mercado.

Embasada nesses dados, a gestão também se torna digital e pode tomar decisões muito mais precisas. É como orientar os rumos da empresa já sabendo o que vai acontecer no futuro e, por isso, garantir maiores chances de sucesso.

9. Explore ideias

A transformação digital vai além de “pensar fora da caixa” : é jogar a caixa fora e construir um novo conceito! E isso não se faz sem explorar e apoiar novas ideias.

Por isso, a companhia precisa incentivar iniciativas como Labs e eventos de brainstorm. Junto com a área de negócios ou consultorias especializadas no desenvolvimento de produtos e serviços, deve haver espaço para prototipar, testar, aperfeiçoar e escalar inovações.

Como a Transformação Digital está mudando a vida em sociedade

Não dá para negar que a Transformação Digital já é uma realidade. Basta observar os impactos que ela causa todos os dias na vida em sociedade para se dar conta de que esse fenômeno não tem volta.

Veja a seguir como a Transformação Digital está mudando de forma drástica alguns dos pilares da vida cotidiana, de formas que até algum tempo atrás eram improváveis.

Trabalho

A forma de trabalhar mudou radicalmente com o avanço da transformação digital, e ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido. Por exemplo, o trabalho remoto ganhou espaço e hoje é uma alternativa viável (e até recomendada) em muitos segmentos de mercado.

A popularidade dos produtos digitais também não para de aumentar, o que criou vários nichos de mercado que há algum tempo sequer existiam. Algumas das empresas mais valiosas do mundo, como Google, Apple e Amazon, têm como grande trunfo produtos, serviços e, acima de tudo, processos internos digitais.

A forma de vender produtos conhecidos também evoluiu. Softwares e serviços tecnológicos, que antes eram vendidos na forma de licenças caras e permanentes, ficaram mais acessíveis e agora são cobrados por assinatura.

Saúde

O setor da saúde é um dos que mais se beneficia com a evolução da tecnologia. E isso não se resume apenas a equipamentos sofisticados para realizar procedimentos importantes.

Estamos falando também de técnicas avançadas de pesquisa e desenvolvimento de remédios e tratamentos que podem solucionar os maiores problemas de saúde da humanidade.

Outro benefício é a possibilidade de fazer com que os recursos que hoje são considerados de ponta se tornem mais comuns e, por consequência, acessíveis. Eventualmente, isso vai significar tratamento de qualidade mesmo nos lugares menos desenvolvidos.

Segurança

Tanto a segurança pública (policiamento, câmeras de vigilância etc.) quanto a segurança particular foram impulsionadas pelo avanço tecnológico. Vamos focar mais no segundo aspecto.

A automação residencial não é algo comum entre famílias de classe A e B, mas futuramente deve se popularizar até para as classes mais baixas. E isso vai além de conforto e luxo. A segurança também tem grande papel nisso.

Alarmes e sistemas de vigilância interna e até aplicativos de rastreador podem ser adquiridos por qualquer pessoa.

Consumo

Por fim, vamos falar da parte que mais interessa às empresas: o consumo. Não é preciso muito para perceber que as pessoas consomem ainda mais nessa era digital.

Um dos motivos é que a quantidade de produtos à disposição aumentou exponencialmente, o que sugere uma demanda crescente por itens de todos os tipos.

Além disso, o acesso à informação transformou para sempre a maneira de consumir conteúdo. Antes de uma compra, mesmo a mais básica, é comum dar uma olhada no Google. Se for uma compra complexa, são várias pesquisas.

Na prática, para as empresas, isso quer dizer que ficou mais difícil atrair a atenção dos possíveis clientes, conquistar sua confiança e mantê-la por um longo tempo. Só com processos eficazes e uma cultura preparada para o mundo online é que isso é possível.

Como a transformação digital está impactando as empresas

Diante de todos os avanços e mudanças que já consideramos até aqui, fica evidente que as habilidades mais importantes nas empresas estarão mais relacionadas à capacidade intelectual e às relações interpessoais do que a características físicas.

Isso, por si só, cria uma quebra de paradigma na cultura empresarial. Conceitos importantes como colaboração, inovação, criatividade e inteligência emocional tomam proporções maiores, como verdadeiros princípios de gestão operacional.

Outra mudança fundamental é o cuidado com o cliente, que antes não tinha quase nenhum poder nas relações comerciais e hoje é quem dita as regras. Isso acontece porque todo mundo tem acesso a informações e sabe quais produtos são bons ou ruins. Além disso, existem muitas formas de espalhar essas informações para outros.

Isso tudo sem contar o aumento da concorrência. Se uma empresa não dá conta do recado, os clientes vão buscar a mesma solução em outro lugar sem olhar para trás.

Diante de tudo isso, a cultura das empresas está em transição. Não dá mais para tentar vender a todo custo e ignorar a voz dos clientes. É preciso trabalhar de forma consultiva, para resolver os problemas dos compradores e oferecer suporte durante todo o ciclo de vida do cliente.

À medida que surgem startups que prometem (e entregam) produtos superiores com suporte impecável, algumas grandes empresas têm sofrido com a perda de clientes, receita e reputação de marca.

Em quê as empresas estão investindo para se tornar digitais

A Transformação Digital está evoluindo rapidamente, mas ainda está longe do ápice. A todo momento aparecem novas tecnologias e processos, ao passo que outras amadurecem e se tornam indispensáveis.

Entre as tecnologias que mais chamam a atenção no momento, sem dúvida, dá para destacar as seguintes.

Inteligência artificial

A tecnologia que permite que máquinas aprendam com o comportamento humano e respondam a ele de forma adequada não é mais coisa de cinema.

Muitas empresas já estão em estágios avançados com seus programas de IA, na maioria dos casos para criar experiências 100% personalizadas de consumo e atendimento.

Internet das Coisas

A ideia de conectar aparelhos diferentes dos já familiares (celulares, computadores e tablets) sempre agradou, pois expande as possibilidades já quase ilimitadas da internet para outro nível.

Agora já dá para fazer com que aparelhos domésticos, relógios e diversas outras peças de vestuário troquem dados entre si. Tudo para nos deixar ainda mais conectados e com experiências integradas de consumo.

Blockchain

Mesmo quem não entende nada sobre transformação digital deve estar ficando acostumado a ouvir falar na blockchain. A tecnologia que ficou famosa por causa da criptomoeda Bitcoin talvez seja, na verdade, uma inovação muito maior que a moeda em si.

Não é exagero algum dizer que ela tem o potencial de mudar para sempre a segurança na troca de dados e moedas entre pessoas ou instituições. Isso justifica por que tantas empresas estejam investindo pesado em blockchain.

Realidade virtual

A realidade virtual também é digna de atenção, já que representa uma experiência digital imersiva, o que poderia revolucionar a maneira de se produzir e consumir conteúdo. As ações de marketing e vendas poderiam ser feitas totalmente em 3D, de forma nunca antes vista.

Além disso, pense no uso dessa tecnologia para apresentações corporativas, ensino à distância e uma série de outras aplicações. Já existem casos de sucesso com a tecnologia, que ainda tem muito a avançar.

A transformação digital está a todo vapor, e ainda vai apresentar muitas novidades. Seguir as dicas mostradas aqui vai ajudar a sua empresa a também tirar proveito desse fenômeno e se fortalecer no mercado.

Você sabia que a transformação digital tem 5 estágios? Veja agora quais são eles e descubra em qual você está!

3 Comments

  1. ola tenho um canal no you tube, e eu gostaria de falar no canal sobre a tecnologia. coisas inovadoras, e gostaria de uma fonte onde me forneça conteúdos novos para o canal. e eu gostaria de saber se você pode me fornecer informações diariamente. sendo assim o seu site seria divulgado no canal e assim você sairia no lucro e eu também

  2. MARIA SOUZA Reply

    Tudo foi colocado de forma simples e ascessível, informando aos leitores a importancia da tecnologia digital em todos os setores referentes a uma sociedade moderna. Acompanhar essa evoluçāo é fundamental para participar consciente, entendendo a tecnologia digital que representa uma revoluçāo em todos os sentidos para a modernização e eficiência em toda a nossa sociedade.

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