Resolver problemas: como usar o app Photomath para estudar Matemática

Resolver problemas de Matemática é um desafio enfrentado por estudantes de todas as idades. Nem todos têm a mesma facilidade com os cálculos e buscar alternativas para compreender melhor o passo a passo das resoluções é o melhor caminho para o aprendizado.

Essa é justamente a proposta do Photomath, um poderoso aplicativo gratuito capaz de resolver equações a partir de fotos ou da digitalização de livros impressos. Basta apontar a câmera para o problema, capturar uma imagem e aguardar a resolução.

Mais do que isso: o Photomath decompõe cada problema matemático em passos simples e fáceis de serem percebidos, para que os usuários possam compreender, de fato, conceitos básicos, respondendo às questões com mais confiança.

Quais tipos de problemas o Photomath resolve?

Apesar de ser um dos aplicativos mais completos do mercado, ainda assim nem todos os tipos de cálculo são compatíveis com ele. Os desenvolvedores incluem uma lista extensa de possibilidades, que inclui os seguintes itens:

  • Matemática básica e pré-algebra: aritmética, números inteiros, frações, números decimais, potências, raízes e fatores.
  • Álgebra: equações, desigualdades lineares, equações quadráticas, sistemas de equações, logaritmos, funções, matrizes, gráficos e polinómios.
  • Trigonometria e pré-cálculo: identidades, secções cónicas, vetores, matrizes, números complexos, sequências e séries e funções logarítmicas.
  • Cálculo: limites, derivadas, integrais e representações de curvas.
  • Estatísticas: combinações e fatoriais.

Como usar o aplicativo Photomath para Android?

Completamente gratuito, o Photomath é um aplicativo simples e intuitivo de ser utilizado. Isso porque ele identifica de forma automática o tipo de equação a ser resolvido, apresentando até mesmo o passo a passo para se chegar ao resultado final, se necessário.

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Photomath na Google Play Store.

Passo 2. Inicie o app e dê permissão para que ele tenha acesso à Galeria de imagens e à Câmera.

Passo 3. Aponte a câmera para o papel ou para o monitor com a equação que deseja solucionar.

Passo 4. As equações resolvidas são aquelas que estão contidas em um quadrado de leitura, que pode ser ajustado manualmente. Toque na tela e dimensione-o até que todo o conteúdo numérico seja reconhecido.

Passo 5. Após reconhecer o tipo de cálculo que precisa ser feito, o app automaticamente fornece a resposta. Caso você queira saber o passo a passo de como foi possível chegar e esse resultado, toque no botão de seta.

Passo 6. Repita esse passo a passo quantas vezes desejar. Todas as questões resolvidas podem ser acessadas posteriormente a partir da opção “Histórico”.

Aplicativo tem alto índice de confiabilidade

Embora não seja possível afirmar que o Photomath é perfeito, o aplicativo possui um alto índice de confiabilidade. Em nossos testes, praticamente todos os cálculos que foram propostos ao app tiveram a resolução correta como resposta. Entretanto, em alguns momentos, o passo a passo de explicação pode pular algumas etapas, deixando os usuários um pouco perdidos.

Assim como ocorre com os aplicativos e serviços de tradução, o ideal é utilizar o Photomath como uma referência para os estudos, e não como a solução para todas as questões. No entanto, é inegável que ele pode ser de grande valia para estudantes de todas as idades.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.