Positivo do seu jeito

Dicas

Google Play Services: como evitar que o app sugue a bateria do seu celular

5 de setembro de 2019

por: MKT Positivo

Um bug percebido na versão 18.3.82 do aplicativo Google Play Services vem incomodando usuários em todo mundo. Após essa atualização, o app passou a consumir bateria em excesso, comprometendo o desempenho do sistema operacional.

Oficialmente, o Google ainda não se manifestou sobre o tema, mas essa não é a primeira vez que isso acontece. Em outras ocasiões, atualizações deste mesmo aplicativo o tornaram instável, comprometendo o consumo de bateria mesmo em smartphones considerados top de linha.

Enquanto o Google não disponibiliza uma correção automática para esse problema – que não é percebido por todos os usuários –, existem algumas formas de contornar o problema. Nesse artigo, apresentaremos duas dessas possibilidades.

google-play-services-como-evitar-sugar-bateria
®GIPHY

Como usar a versão Beta do Google Play Services

Como já mencionamos, o problema foi diagnosticado na versão 18.3.82 do aplicativo. O que ocorre é que o app fica sendo executado em segundo plano, especialmente quando há atualizações de aplicativos a serem feitas. A recomendação, portanto, é suspendê-las momentaneamente.

Outra forma de contornar o problema é recorrendo a outras versões do aplicativo, como é o caso da versão Beta do Google Play Services. Para ter acesso a essa versão é simples:

Passo 01: Acesse a página de ativação do Google Play Services.

Passo 02: Escolha a opção “Participar do testes”.

Passo 03: Em seguida, aguarde a atualização do app para essa nova versão.

Passo 04: Caso a atualização não ocorra de forma automática, vá até a Play Store e verifique se não há atualizações pendentes que precisem ser feitas manualmente.

Como voltar para a versão anterior do Google Play Services

Outra alternativa é voltar para a versão anterior do app, quando o problema ainda existia. O problema é que não é possível fazer isso de forma oficial. Ou seja, o usuário terá que recorrer a APKs baixados de fontes externas para solucionar o problema usando esse método.

Passo 01: Faça o download da versão disponível no APK Mirror, considerado um dos mais seguros. Durante o processo, certifique-se de autorizar a permissão para “aplicativos de fontes desconhecidas”.

Passo 02: Depois, vá em “Configurações”. Em seguida, localize “Aplicativos e Notificações” e, em seguida, “Ver todos”.

Passo 03: Na lista, escolha “Google Play Services” e acesse suas configurações.

Passo 04: Dentro do aplicativo, vá em “Uso de dados” e desative a opção “Dados em segundo plano”. Isso impedirá que o app seja atualizado automaticamente, como ocorre por padrão.

Problema deve ser corrigido em breve

Independentemente da sua escolha entre os dois métodos acima, é conveniente manter essas versões até que o Google libere uma nova atualização do Google Play Services. Ao menos por enquanto, ainda não há previsão de quando isso vá ocorrer, mas a expectativa é que isso aconteça em menos de 30 dias.

Se ao atualizar para uma versão futura os mesmos problemas forem percebidos, então repita os passos acima para se manter sempre com uma versão estável do aplicativo no seu smartphone.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.