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Dicas

5 dicas do Microsoft Word para estudantes

12 de Abril de 2019

por: MKT Positivo

O Microsoft Word é, sem dúvida, um dos principais companheiros dos estudantes desde o Ensino Médio até a faculdade. Por isso, conhecer algumas dicas específicas do Word para estudantes pode tornar o seu trabalho mais ágil.

É possível, por exemplo, padronizar um documento de acordo com as regras da ABNT ou ainda transformar todas as letras maiúsculas em minúsculas com apenas um clique.

Criar um sumário também não precisa ser uma tarefa trabalhosa. Nesse artigo, listamos algumas dicas que certamente vão ajudá-lo na confecção de trabalhos acadêmicos.

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1. Como inserir numeração nas páginas

Essa é uma dica simples e bastante útil. Vá na opção “Inserir” e escolha “Número de página”. Em seguida, escolha uma entre as opções seguintes para definir em que local da página o número vai aparecer: “Início da Página”, “Fim da Página”, “Margens da Página”, “Posição Atual”, “Formatar Números de Página” ou “Remover Números de Página”.

A personalização completa pode ser feita selecionando-se a opção “Formatar Números de Página”. Para adequar a numeração às normas da ABNT, é preciso que as páginas anteriores ao texto não estejam numeradas. Para isso, vá em “Layout” e escolha a opção “Quebras”. Depois, selecione “Próxima Página” e “Quebras de Seção”. Isso permitirá a criação de numerações independentes dentro de um mesmo documento.

2. Como aplicar estilos a um documento

Em “Página Inicial”, verifique entre as opções de “Estilo” que há uma sequência de alternativas de formatação, como “Corpo de texto”, “Citações longas” ou “Capítulos”. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o texto em questão e clicar sobre o estilo correspondente para aplicá-lo.

Você pode ainda configurar opções de acesso rápido. Clique com o botão direito do mouse sobre uma das opções de Estilo e crie uma nova regra. O resultado será algo como: “Atualizar XXX para Corresponder à Seleção”, em que “XXX” será a caixa de Estilo escolhida.

3. Como inserir sumário

O sumário é um dos itens de trabalhos acadêmicos dos quais quem os escreve mais reclama, pela dificuldade em alinhá-lo manualmente. Felizmente, há um jeito mais simples de fazer isso. Vá em “Referências” e escolha a opção “Sumário”. Infelizmente, esse recurso não está formatado de acordo com as normas da ABNT, mas você pode editá-lo.

Vá em “Personalizar Sumários” e edite a formatação de acordo com o que o modelo da sua instituição de ensino indicar. Certifique-se antes que os seus capítulos estão formatados em Estilos hierarquizados, conforme mostramos na dica anterior.

4. Como substituir maiúsculas e minúsculas

Transformar títulos, subtítulos e partes de um texto de minúsculas para maiúsculas não precisa ser uma tarefa manual trabalhosa. O Microsoft Word conta com uma ferramenta que automatiza esse recurso e ela é bem simples de ser utilizada. Em “Página Inicial”, clique sobre o botão “Maiúsculas e minúsculas” – é um botão com uma letra “A” maiúscula e uma letra “a” minúscula.

São cinco opções de edição de texto: “Primeira letra da frase em maiúscula”, “Minúscula”, “Maiúsculas”, “Colocar cada palavra em maiúscula” e “Alternar maiúsculas e minúsculas”. Outra opção é usar um atalho no teclado: o comando SHIFT + F3 alterna o texto selecionado entre as três primeiras opções.

5. Como ativar a autocorreção e o dicionário de sinônimos

Por fim, é importante que o seu texto seja claro e sem erros de escrita. Para isso, o Microsoft Word conta com uma ferramenta de autocorreção. Vá até a aba “Revisão” e, depois, clique em “Verificar documento”. O Word fará uma varredura no texto, identificando possíveis erros gramaticais e sugerindo alterações em alguns casos.

Outro item interessante e que pode enriquecer o seu texto é o Dicionário de Sinônimos. Ainda em “Revisão”, clique em “Dicionário de Sinônimos” e aguarde o software fazer a varredura do texto. Nos locais que houver palavras repetidas, o Word irá sugerir sinônimos para substituição. Com isso, seu texto transparecerá maior qualidade.

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