mulher desesperada porque apagou arquivos sem querer do computador

Como recuperar arquivos apagados no computador

Apagou arquivos que pareciam ser lixo digital e depois se arrependeu? Incluiu na lista alguma foto ou vídeo que, na verdade, não era para ter ido embora? Problemas como esse são mais comuns do que você imagina – e é bem provável que você já tenha passado por situações como essas mais de uma vez.

Coragem, o Cão Covarde, usando o computador enquanto está nervoso

A boa notícia é que quando você apaga um arquivo do computador isso não significa que ele foi excluído definitivamente. Na maioria das vezes, é possível contornar o problema e recuperar as informações usando softwares especializados para isso. Nesse artigo, mostraremos como fazer isso de maneira rápida – e com bons resultados.

Primeiro tente a Lixeira

A lógica do sistema operacional Windows é a de que todo arquivo deletado vá direto para a Lixeira. Quando imagens ou vídeos vão para lá fica mais fácil recuperá-los: basta acessar o aplicativo e restaurar aqueles que você deseja. 

Porém, a exclusão direta, via teclas de atalho SHIFT + DEL, faz com que essa etapa seja superada. Contudo, nos arquivos de registros ficam salvas por um tempo as informações referente ao que foi apagado – e é a partir dessas informações que podemos trazer de volta o que foi excluído.

Wondershare Recoverit: o programa para trazer de volta seus arquivos

Existem diversos softwares que atuam na recuperação de arquivos apagados. Alguns são destinados a uso profissional e possuem licenças caras, enquanto outros, mais simples, estão disponíveis em versões pagas mais acessíveis ou com limitações de uso por um período de teste.

É o caso do Wondershare Recoverit. Ele é compatível com mais de mil formatos de arquivos e pode ser utilizado em mais de 200 tipos de dispositivos de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, pendrives, cartões de memória ou outros dispositivos portáteis com unidades de armazenamento.

O software funciona não apenas nos arquivos que foram excluídos sem querer, mas também em vídeos, imagens e documentos eventualmente corrompidos por outros problemas. Veja como é simples recuperar arquivos apagados.

Passo 1. Baixe e instale o Wondershare Recoverit. A versão de teste é gratuita e está disponível no site oficial do produto.

como recuperar arquivos apagados do computador passo 1

Passo 2. Inicie o programa pela primeira e escolha uma das opções: “recuperar arquivos apagados” ou “reparar vídeos corrompidos”. Para este tutorial, vamos escolher a primeira alternativa.

Passo 3. Depois de escolher “Recuperação de Arquivos”, selecione o local do qual deseja recuperar essas informações. Você pode escolher um ou mais para iniciar a varredura.

como recuperar arquivos apagados do computador passo 3

Passo 4. Aguarde a varredura. Serão listados todos os documentos encontrados no local em questão passíveis de serem recuperados. Quanto mais for a unidade de disco, mais tempo esse processo leva.

como recuperar arquivos apagados do computador passo 4

Passo 5. Por fim, agora sua missão é localizar quais são os arquivos que serão recuperados entre aqueles que forem listados. Ao iniciar esse processo, o conteúdo será restaurado para a pasta original em que estava. Por exemplo, se estava na Lixeira, voltará para lá.

Não se preocupe: é possível salvar seus arquivos

Quando você iniciar o processo de recuperação de arquivos, verá entre eles uma lista extensa, incluindo aqueles que você apagou intencionalmente. Em linhas gerais, a regra é: quanto mais tempo faz que os itens foram apagados, mais difícil fica recuperá-los. Por isso, arquivos de um ou dois anos atrás são mais complicados de se obter do que aqueles que foram excluídos na última semana.

Ainda assim, o Wondershare Recoverit é uma das opções mais eficientes do mercado. A versão gratuita permite a recuperação de até 100 MB de arquivos. É o suficiente para fotos, arquivos de texto e até mesmo alguns vídeos de curta duração ou de resolução mais baixa. Acima disso, é preciso adquirir uma licença de uso do produto.

Em outras palavras: para as necessidades da ampla maioria dos usuários, a versão gratuita é suficiente – e você pode criar mais de uma conta de usuário se necessário. Já para quem fará uso profissional da ferramenta, vale a pena investir na versão sem limitações para poder recuperar quantos MB desejar sempre que necessário.

Para continuar acompanhando as dicas de uso de computadores e tudo que a tecnologia pode te oferecer, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher sorrindo e trabalhando com um notebook Positivo.

Como formatar notebook Positivo?

Vários teclados em uma lixeira.

Como descartar lixo eletrônico corretamente?

Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.