Speedtest: como saber quais regiões brasileiras são compatíveis com 2G, 3G, 4G e 5G

A cobertura de telefonia móvel está em constante expansão no Brasil. Enquanto algumas cidades já fazem alguns testes com o 5G, a maioria das regiões ainda está expandido a compatibilidade com as bandas LTE (4G).

Porém, você sabe dizer como é a intensidade de cobertura do sinal na sua cidade? O aplicativo Speedtest, entre outras funções, oferece um mapa construído de forma colaborativa, a partir de dados enviados pelos próprios usuários do serviço.
Com ele, é possível ver no mapa qual é a intensidade de sinal de cada uma das regiões do país e encontrar até mesmo quais são as operadoras com maior alcance na localidade em que você mora. Vamos aprender como utilizar o recurso Mapa do app Speedtest.

Como saber quais regiões brasileiras são compatíveis com 3G e 4G

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Speedtest via Google Play.

Passo 2. Abra o aplicativo e toque em “Avançar” na tela inicial.
 
Passo 3. É preciso conceder permissão de localização e de telefone para o Speedtest para utilizar o aplicativo. Faça isso tocando em “Continuar”.

Passo 4. Permita que o Speedtest gerencie e faça chamadas telefônicas tocando em “Permitir”.

Passo 5. Permita que o Speedtest acesse o local do dispositivo tocando em “Permitir”.

Passo 6. As informações que você envia para a base de dados do Speedtest ajudam o aplicativo a oferecer dados mais precisos para outros usuários. No entanto, o compartilhamento dessas informações é opcional. Toque em “Permitir” se aceita esses termos ou em “Não permitir” se discordar.

Passo 7. No menu localizado na parte de baixo da tela, toque na opção “Mapa”. Automaticamente o app puxará a sua localização e exibirá no mapa qual é a cobertura da região. O sinal mais forte é apresentado como predominante. Por exemplo, se você está em uma área que o LTE está disponível, isso significa que as versões anteriores (2G/3G) também estão habilitadas.

 
Navegue pelo mapa para encontrar outras regiões que desejar. Utilize o gesto de pinça para ampliar ou afastar determinadas áreas do mapa. Vale notar ainda que mesmo em uma cidade há áreas que não são totalmente compatíveis com uma tecnologia de transmissão de dados.
Para compor os dados do mapa, o Speedtest leva em consideração a cobertura das operadoras Vivo, Claro, TIM, Oi, Algar Telecom, Americanet, Ceterp Cel, Datora e Sercomtel.

Mais recursos do Speedtest

A ferramenta “Mapa” é apenas um recurso secundário no Speedtest. O app serve também como uma espécie de termômetro para que você possa mensurar a velocidade de conexão, seja via internet banda larga ou plano de dados. O aplicativo oferece relatórios completos que podem ser obtidos com um simples toque no botão “Iniciar”.
Todos os resultados obtidos ficam salvos na aba “Histórico”, permitindo que você tenha um relatório detalhado sobre o desempenho da internet na sua região. Por fim, o app conta ainda com um serviço de VPN integrado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigas sorrindo enquanto comem pizza no exterior de um restaurante.

Atualização do Google Maps ilustra cardápios de restaurantes automaticamente

Professora gravando um vídeo longo para o TikTok.

TikTok estuda aceitar vídeos de até 30 minutos em sua plataforma

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Ícone do Microsoft Copilot ao lado do ícone do ChatGPT em uma tela de computador.

Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: qual é o melhor?

Microempresária na porta de seu estabelecimento comercial segurando um tablet.

12 ferramentas de inteligência artificial para criar um logo para sua empresa

Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.