Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

12 aplicativos para ter mais produtividade no trabalho ou nos estudos

12 aplicativos para ter mais produtividade no trabalho ou nos estudos

Quem trabalha ou estuda costuma passar muitas horas em frente ao computador, mas nem sempre isso é sinônimo de produtividade. Com a internet e as redes sociais sempre ao nosso dispor, se manter focado é um grande desafio, principalmente para quem tem o hábito de adiar o que precisa ser feito, ou seja, procrastinar.

A tecnologia é considerada uma das maiores vilãs da produtividade, isso porque ela oferece fácil acesso a tudo o que está acontecendo no mundo. Logo, passar uma manhã inteira navegando na internet, pulando de app em app e interagindo com seus amigos nas redes sociais, é tão fácil de acontecer que muitas vezes você nem se dá conta e acaba atrasando aquilo que realmente precisava ser feito.

O resultado da procrastinação é sempre negativo: estresse, ansiedade, cansaço, falta de motivação e principalmente a sensação de ter muita coisa para fazer e, por isso, precisar trabalhar até mais tarde todos os dias.

Não podemos esquecer que a internet, os smartphones e computadores estão aí para nos ajudar e contribuir com o nosso dia a dia, deixando as coisas mais simples e rápidas de serem feitas, tudo depende da forma como utilizamos.

Assim como a tecnologia pode detonar a produtividade, ela também pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o seu desempenho e contribuir para que o tempo seja melhor aproveitado, acabando com aquela sensação de sobrecarga ao final de cada dia. A seguir listamos alguns aplicativos ótimos para você instalar e começar a gerenciar melhor as tarefas que tem para fazer, seja no trabalho ou nos estudos. Vamos lá?

Apps para ajudar você a acordar

Acordar no horário que se deve acordar é o primeiro desafio que enfrentamos na nossa rotina. Quem procrastina a hora de despertar fica mais suscetível a procrastinar o restante do dia, afinal, se você acorda “atrasado” a sua lista de afazeres já começa com menos tempo, se tornando uma bola de neve esmagadora da produtividade.

Life Time Alarm Clock

Gratuito para Android, esse app é excelente para quem não consegue sair da cama. Com ele é possível determinar o tempo e a quantidade de vezes permitida para clicar no botão soneca, além de definir toques personalizados. Um recurso muito legal é que ele dá pequenos desafios para você resolver, como uma forma de acordá-lo de uma vez por todas.

Walk Me Up

Esse app é um tanto quanto exigente, porém a sua eficácia é garantida: ao configurar o despertador, ele estipula a quantidade de passos que você precisará dar para desligar o alarme. Sim! Sem escapatória, ele só pára de tocar quando os sensores do aplicativo identificam que você está em movimento. O Walk Me Up é gratuito para Android e oferece opções personalizadas de acordo com o tamanho do ambiente que você estiver. Lembrando que o mínimo exigido são 5 passos. E aí? Vai encarar?

– Glimmer

O Glimmer é ideal para quem dorme em ambientes muito escuros e acabam perdendo a hora por conta disso. O app simula o amanhecer utilizando efeitos luminosos, que mudam gradativamente conforme o horário definido para acordar se aproxima. Durante todo esse processo ele emite sons tranquilos da natureza, até chegar a hora de acordar, depois ele aciona o modo alarme para garantir que você não volte a dormir. Vale experimentar, mas lembre-se de deixar seu celular próximo da cabeceira e em um lugar onde os efeitos serão visíveis.

Apps para ajudar você a organizar suas tarefas

Tão importante quanto fazer o trabalho é organizar como ele deve ser feito. Usar uma lista de tarefas é um método eficiente de visualizar tudo o que está pendente e definir prioridades, organizando o seu tempo de forma que as coisas do trabalho sejam realizadas durante o horário que você estiver no escritório e as coisas pessoais no seu tempo livre.

– Trello

O Trello é um aplicativo disponível para android e Windows que permite organizar seus projetos e tarefas de forma simples e dinâmica. Com ele é possível gerenciar tanto o seu trabalho pessoal, quanto aqueles que você desenvolve em conjunto com outras pessoas. No Trello você consegue ter uma visão geral de tudo o que já foi ou precisa ser feito, tendo a opção de incluir etiquetas, lembretes e arquivos. É uma das ferramentas mais completas e utilizadas por profissionais e estudantes que desejam ter mais produtividade no dia a dia.

– Evernote

Esta ferramenta é uma das mais populares e fáceis de ser utilizada. A função do Evernote é simples: reunir todas as suas informações (textos, anotações, desenhos, fotos, vídeos e áudios) em um só lugar, transformando tudo em um banco de dados pessoal. Falando assim parece confuso, mas a ferramenta é muito intuitiva, ou seja, conforme você for utilizando no dia a dia, vai descobrindo novas funcionalidades e adaptando para o seu estilo de trabalho.

– Todoist

O Todoist é uma forma excelente e prática de organizar todas as tarefas tanto pessoais, quanto acadêmicas e profissionais. O funcionamento é simples: ele é uma lista de tarefas, como o próprio nome sugere, onde você pode incluir tudo o que precisa ser feito com data e ordem de prioridade. O app também permite que você compartilhe os afazeres com amigos ou colegas de trabalho. É uma maneira prática de ter tudo muito bem organizado, principalmente porque ele é compatível com diversas plataformas como Android, Google Chrome, Windows e etc.

Apps para ajudar você a otimizar suas reuniões

Reunião é um tema muito polêmico no meio profissional, isso porque esses pequenos encontros para discutir assuntos diversos têm a fama de ser um grande ladrão de tempo, e de fato é. Caso a reunião não tenha um tema muito bem planejado e definido, corre o risco do assunto principal ser deixado de lado, dando espaço para discussões aleatórias e até desnecessárias, além de tomar um tempo considerável das pessoas que estão presentes.

– Skype

O Skype é talvez a ferramenta para realizar reuniões mais utilizada para assuntos profissionais e pessoais. Isso porque, além de existir há anos, ela permite realizar chamadas de áudio e vídeo com maior estabilidade de conexão. O uso do Skype é extremamente simples e pode ser uma boa alternativa para realizar pautas rápidas, uma vez que os assuntos aleatórios são cortados pela metade quando a reunião é feita por videoconferência. O Skype é gratuito e amigável em diversas plataformas e dispositivos.

– Doodle

Com o Doodle agendar uma reunião com várias pessoas nunca foi tão fácil. É só cadastrar todos que devem participar, pedir para cada um incluir seus períodos disponíveis e pronto! A ferramenta encontra automaticamente os dias e horários que todos têm em comum. Outra funcionalidade muito bacana é que o app sincroniza o seu calendário do Google, ficando ainda mais fácil encontrar as datas.

Google Calendar

O Google Calendar pode ser de grande utilidade se você costuma marcar muitas reuniões. Ele, além de sincronizar com o Gmail, Google Drive e todos os produtos do Google (além de inúmeros outros apps), permite que você tenha uma visão organizada de todos os seus compromissos agendados, sendo possível enviar ou cancelar convites direto na plataforma.

Apps para ajudar você a focar

Manter o foco é um desafio e tanto. Se as suas tarefas estão sendo adiadas e o seu tempo tem sumido diante dos seus próprios olhos, não existe outra resposta pra isso do que a falta de concentração naquilo que se está fazendo ou pretende fazer. Esse déficit de atenção pode levar você a achar que não consegue realizar determinadas tarefas, simplesmente porque são complexas e trabalhosas, mas na verdade muitas vezes o mais desafiador é conseguir se manter focado e produtivo por um certo período de tempo.

Forest

Forest é um aplicativo que utiliza a técnica Pomodoro para ajudar você a ter produtividade e se manter focado. Esta técnica foi criada em 1980 a partir de um estudo que revelou que 25 minutos é o tempo ideal para se manter plenamente focado. Logo, a Pomodoro consiste em se manter por 25 minutos ininterruptos concentrado em uma tarefa. Aí é só programar o seu tempo de pausa e retornar para os 25 minutos de foco.

O Forest pode ajudar você nisso: com extensões para Google Chrome e gratuito para Android, ele incentiva você a se manter focado por meio de uma estratégia de game, onde a cada 25 minutos, uma árvore é plantada em uma floresta fictícia. Caso o app seja abandonado, ele entenderá que você não está mais trabalhando seu foco, então todas as suas árvores ficam fracas e morrem. Pode ser uma forma muito divertida de controlar seu tempo. Bora testar?

– Noisli

A proposta do Noisli é muito legal: ele dá diversas opções de sons ambiente para ajudar você a se concentrar e ter produtividade de forma efetiva, não correndo o risco de se distrair com barulhos e letras de música. O mais legal é que você pode escolher para que situação deseja ouvir: estudos, trabalho e relax. Você ainda pode combinar sons de cachoeira com cantos de pássaros, fogueira com sons de grilos e vagalumes entre outras inúmeras opções. Uma coisa bacana, principalmente se você for utilizar a técnica pomodoro, é personalizar a ferramenta para reproduzir os sons por determinado período de tempo. PLUS: ele oferece uma opção de edição de texto dentro da ferramenta.

– Pocket

O Pocket é uma ferramenta super legal e uma verdadeira amiga da produtividade. Se você é daqueles que consome muito conteúdo e vive pulando de site em site e clicando em todos os links do seu feed das redes sociais, agora isso não será mais um problema. O Pocket nada mais é do que uma ferramenta que salva os conteúdos para que sejam acessados mais tarde. Desta maneira, quando você vir alguma coisa legal na internet e estiver no meio de uma pesquisa, por exemplo, é só salvar no para ler depois. Adeus, procrastinação!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter