Você sabia? O WhatsApp agora começa a uplodear fotos antes de você enviá-las a alguém

Você já parou para pensar como funciona o upload de fotos do WhatsApp? Até hoje, o procedimento é o padrão de todos os aplicativos: você abre a opção para enviar uma imagem, escolhe a foto e ela é upada para o servidor. Do servidor, ela é baixada para a conta do destinatário. Simples assim.

Porém, de acordo com informações divulgadas pelo pessoal do site WABetaInfo, um dos mais renomados sobre WhatsApp, isso vai mudar nas próximas atualizações do aplicativo.

Muito em breve, as imagens serão enviadas para o servidor antes mesmo que você decida encaminhá-las. Vamos entender como isso será possível.

®GIPHY

Tornando os uploads mais rápidos

A ideia do WhatsApp com as mudanças é tornar o upload de imagens mais rápido para os usuários. Eles pensaram da seguinte forma: o que poderíamos fazer para diminuir o tempo de carregamento das imagens para quem as envia? A solução encontrada foi um pouco curiosa.

O recurso permite fazer o upload de uma foto antes mesmo que você decida fazer isso. Quando você clica na opção “Enviar Imagem” no WhatsApp, a galeria de imagens do seu aparelho é aberta. Nesse momento, você pode começar a clicar nas fotos para selecionar aquelas que realmente deseja enviar.

Até hoje, as imagens começavam a ser enviadas para o servidor somente no momento em que você tocasse em “Enviar”. No novo recurso, a simples pré-seleção das imagens na galeria vai permitir que elas já comecem a ser disparadas para o servidor em segundo plano – portanto, antes mesmo da sua autorização.

Se por um acaso você decidir abortar o processo no meio do caminho, as imagens então serão apagadas imediatamente do servidor. Contudo, se você decidir seguir em frente, o WhatsApp já estará com o trabalho adiantado e, por consequência, o upload das imagens vai demorar menos.

Upload previsto: isso é seguro?

O novo recurso foi batizado de Predict Upload, algo como “upload previsto”. Ele começou a ser testado a partir da versão 2.18.156 do WhatsApp para Android, mas está sendo liberado aos poucos para os usuários. Acredita-se que esse recurso vá demorar mais do que os demais para ser distribuído para todos, pois muitos testes ainda estão em andamento.

Ao ser relatada a novidade, muitas pessoas questionaram a segurança dessa medida – uma vez que o upload ocorre antes mesmo de você confirmar a ação. Contudo, não há com o que se preocupar em termos de segurança. O WhatsApp usa um sistema de criptografia ponta a ponta e somente o emissor e o receptor têm a chave para acessar o conteúdo. Portanto, uma foto “não autorizada” no servidor não significa que há com o mensageiro acessá-la.

O recurso em fase de testes funciona apenas para imagens, de forma que isso não se aplica a vídeos, GIFs ou documentos. Da mesma forma, a funcionalidade não é compatível com o WhatsApp Web. Por fim, vale lembrar que para quem recebe as imagens nada muda, uma vez que o tempo de download a partir do servidor permanece o mesmo.

Será que é uma boa ideia ganhar alguns segundos na hora de fazer o upload de imagens? O que você acha disso?

Fonte(s): WABetaInfo

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Mulher lendo no Kindle no sofá enquanto toma uma xícara de café.

10 truques para usar no Kindle

Homem assistindo os lançamentos de maio de 2024 da Netflix enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Maio de 2024

Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.