No início do mês de setembro, o Google Fotos anunciou a inclusão de uma novidade para os usuários: o modo Memórias. Quer saber como funciona o modo Memórias do Google Fotos? Então fique de olho nesse artigo.
A ideia já é uma velha conhecida dos usuários do Facebook, do Instagram e do Snapchat. Uma galeria de imagens reúne fotos e vídeos que estão “de aniversário” e os exibe em tela cheia logo quando você acessa o aplicativo. A partir de então, você decide se deseja compartilhar o conteúdo nas redes sociais.
A princípio, esse é um recurso automático incluído no Google Fotos. Isso significa que você não precisa fazer absolutamente nada para que as fotos apareçam. Se elas estiverem “de aniversário”, então o próprio serviço faz uma seleção e as exibe para você.
Inicialmente, somente o usuário principal tem acesso ao conteúdo – mesmo nos casos de usuários que utilizam contas de imagens compartilhadas. A exibição das seleções aparece na parte superior da tela, sobre as imagens salvas no Google Fotos, em círculos similares ao dos Stories do Instagram.
Segundo o Google, o algoritmo da ferramenta utiliza machine learning para fazer a seleção. Por conta disso, imagens duplicadas ou conteúdos nos quais você não aparece ou que não pertençam a uma determinada série também não são vinculados.
Outro aspecto interessante é que o próprio usuário pode optar por não rever fotos de certos períodos. Por exemplo, se você tem salvas fotos de pessoas que faleceram ou de ex-namorados e não gostaria que elas fossem sugeridas, basta marcar a opção de ocultar períodos ou pessoas – a exclusão das fotos é feita por data ou por reconhecimento facial.
Embora o recurso já tenha sido oficialmente lançado pelo Google, é possível que nem todos os usuários tenham conseguido acessá-lo. Isso porque, como sempre faz, a empresa libera as suas atualizações em ondas.
A medida que os usuários forem atualizando seus aplicativos poderão receber a novidade.
Vale lembrar ainda que, ao menos por enquanto, o recurso só estará disponível no aplicativo, ou seja, acessar o Google Fotos pelo navegador não exibirá a novidade.
Segundo o Google, mesmo após o recurso ter sido disponibilizado para todos, mais novidades devem pintar no aplicativo. A empresa promete tornar ainda mais simples o compartilhamento dessas seleções de imagem com amigos e familiares.
Assim, durante uma conversa em particular, você poderá receber sugestões de seleções de memórias para compartilhar com o seu contato – podendo decidir se deseja fazer isso ou não. Somente você terá acesso à seleção e ela só será pública se tiver a sua autorização.
Por fim, nos Estados Unidos, o Google firmou uma parceria com duas redes varejistas para que os usuários possam mandar imprimir fotos em mais de 11 mil localidades. Porém, infelizmente, não há previsão do lançamento desse recurso no Brasil.