Positivo do seu jeito

Dicas

Cuidado: emojis com mensagens ocultas que podem travar completamente o WhatsApp; veja o que fazer

28 de Maio de 2018

por: MKT Positivo

Se você quer ver alguém desesperado, é só fazer o celular da pessoa travar. Sabendo disso, tem muita gente se aproveitando de uma brincadeira que está rolando na internet, na qual um emoji travou o WhatsApp.

Trata-se de uma falha de programação que atinge a versão do mensageiro para Android e, depois de ter sido descoberta, muita gente se aproveitou para pregar uma peça nos amigos. Se você ainda não viu como esse truque funciona, chegou a hora de conhecer todos os detalhes sobre ele e saber como evitar cair nessa.

®GIPHY

Travando o WhatsApp com emojis

Existem várias pegadinhas no código que provocam o mesmo resultado. A alternativa mais recente que viralizou foi a do esquilo. Você recebe uma mensagem com o emoji de um esquilo com os seguintes dizeres: “aperte no esquilo”:

®33GIGA

Ao tocar na mensagem ou tentar apagá-la, por alguma razão misteriosa o WhatsApp entra em pane e trava. Em alguns casos, usuários reportaram que não apenas o app travou, mas também o smartphone como um todo.

Outra forma de pegadinha é com o emoji chorando de rir seguido da frase “isso é muito interessante”. O resultado é exatamente o mesmo: aplicativo travado e, muitas vezes, a necessidade de reiniciar completamente o aparelho. Mas por que isso acontece?

Falha no WhatsApp ou pegadinha?

Caso você seja mais uma vítima desse problema, não se preocupe: trata-se de uma falha no código do aplicativo e isso nada tem a ver com o seu smartphone. Embora isso possa ser um transtorno, é claro, não há consequências mais graves. Não se trata de um vírus e nenhum arquivo seu será perdido.

Essas falhas no código se tornaram populares depois que alguns usuários do fórum Reddit as descobriram e decidiram compartilhá-las, ensinando outros usuários a fazerem pegadinhas com os amigos.

®33GIGA

O maior problema, geralmente, está no texto enviado como chamariz. Em espaços que parecem estar vazios, são incluídos alguns caracteres invisíveis com comandos para a formatação do texto. Embora esses códigos não apareçam para os usuários, o WhatsApp é capaz de tentar interpretá-los.

Como ele não consegue fazer isso – e o número de requisições ao sistema na tentativa de decifrar o código é muito grande – o app não aguenta e acaba travando.

Por essa razão, é preciso ficar atento. As mensagens que citamos aqui são apenas algumas, mas podem existir outras seguindo a mesma linha de raciocínio.

E como resolver o problema?

Se uma mensagem como essa chegou até você, a dica para resolver o problema é bastante simples. Feche o app e, depois, abra-o de novo. Você pode ainda forçar a parada do app, indo em Configurações, Aplicativos e escolhendo a opção “Forçar Parada”.

Agora, se o problema afetar também o sistema operacional do celular, aí não tem outro jeito: será preciso reiniciar o aparelho. Por fim, outra boa dica é acessar o WhatsApp pelo PC, na versão WhatsApp Web, e apagar a mensagem diretamente dentro da conversa. Problema resolvido.

Fonte(s): Android Community

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.