Para aplaudir de pé: brasileiros criam app para cegos lerem textos impressos

Grandes ideias surgem a todo momento e quando algo simples e útil consegue se tornar acessível só temos motivos para comemorar. Essa é a proposta do Eyefy, um app para cegos lerem textos impressos usando apenas um smartphone.

A invenção é genuinamente brasileira e utiliza recursos de inteligência artificial e machine learning para reconhecer os textos em documentos impressos e transformá-los em áudio.

O recurso é igualmente útil tanto para aqueles que têm problemas de visão quanto para pessoas não alfabetizadas, uma vez que se torna os olhos de quem quer que seja.

®GIPHY

Por dentro do Eyefy

Você pode baixar gratuitamente o Eyefy na Play Store. Seu funcionamento é extremamente simples. Tudo o que você precisa fazer é direcionar a câmera do celular para o texto que precisa ser lido.

Faça foco e toque sobre a tela por alguns segundos. Pronto! Após processar a imagem, o Eyefy entende que aquilo se trata de um texto e, graças a um recurso de áudio, lê o conteúdo em voz alta.

Em entrevista ao site CanalTech, Jonathan Santos, criador do app, disse que se inspirou em um sistema semelhante, mas que utilizava uma câmera acoplada a um óculos para fazer a leitura.

O problema, segundo ele, é que essa solução custava muito caro: cerca de R$ 19 mil. Pensando nisso, ele decidiu desenvolver algo que pudesse ser, de fato, acessível a todos.

O Eyefy atua de forma bastante parecida, mas de uma forma mais inclusiva, pois seus pré-requisitos são praticamente universais: um smartphone com câmera.

O melhor de tudo é que o app é completamente gratuito: não há nenhum tipo de anúncio e não preciso pagar para baixá-lo. O seu criador garante que ele será assim para sempre.

Alguns recursos que podem ser encontrados no Eyefy

Além da possibilidade do app ler textos para os usuários (reconhecimento via OCR), o desenvolvedor incluiu ainda na ferramenta um modo experimental de detecção e reconhecimento de objetos.

Ou seja, basta apontar a câmera para uma cadeira para que o aplicativo entenda que aquele objeto é uma cadeira e avise por meio de uma mensagem de voz o que acabou de detectar.

Vale lembrar, no entanto, que esse recurso em especial ainda está em fase de testes e, por conta disso, pode não funcionar muito bem.

Por fim, outro aspecto importante a ser mencionado é o fato de que o aplicativo funciona mesmo se o smartphone não estiver conectado à internet. Todos os seus recursos estão disponíveis offline, o que facilita a vida do usuário. 

Segundo os desenvolvedores, o Eyefy é compatível com todas as versões iguais ou posteriores do Android 7.0 (Nougat). Desde que foi lançado, em junho deste ano, o app vem recebendo boas avaliações na loja de aplicativo e sua nota média atual é 4,4 de um total de 5 pontos possíveis.

Fonte(s): Play Store e CanalTech

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.