homem nervoso gritando com o celular porque o WhatsApp não funciona

O WhatsApp não está funcionando? Tente essas soluções para resolver o problema

Sabemos que o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados no mundo todo, inclusive entre os brasileiros!

Barack Obama no programa de entrevistas Jimmy Kimmel Live mexendo as mãos como se estivesse mandando mensagens no WhatsApp

Porém, toda a sua popularidade não quer dizer que ele não pode apresentar nenhuma falha, ao contrário, todo sistema pode falhar em algum momento, por mais que conte com uma gigantesca equipe que cuide do seu bom desempenho

Pensando em situações imprevisíveis que podem ocasionar falhas no aplicativo, nós criamos este conteúdo. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que fazer quando o seu WhatsApp não estiver funcionando.

O que fazer quando o WhatsApp não está funcionando?

Nos últimos anos o aplicativo sofreu diversas quedas e acabou assustando milhares de usuários. Mas, além dessas falhas que ocorreram, existem outros motivos que podem fazer com que o aplicativo de mensagens pare de funcionar.

O lado bom é que a maioria destes problemas pode ser por algum fator envolvendo o usuário, seja no aparelho ou no próprio aplicativo. Inclusive, falhas na conexão com a internet, também podem causar erros no WhatsApp. Ou seja, você mesmo pode conseguir identificar e resolver os possíveis problemas no seu aplicativo, aprenda como!

Identifique o problema

Soos, personagem do desenho Gravity Falls, em uma breve história onde ele identifica um problema, resolve e depois tem um momento de glória em cima de uma pedra

O primeiro passo para sanar qualquer falha é identificar sua origem. E no caso de falhas no mensageiro, você precisa verificar se o problema é somente no aplicativo ou se qualquer outro serviço também está fora do ar. 

Confirme se suas outras redes sociais estão funcionando como de costume e identifique se o problema não está ocorrendo por alguma falha na conexão com a internet. E, caso você note que seja esta a questão, não há muito o que fazer, basta esperar a conexão ser normalizada. 

Atualize o seu aplicativo

Caso seu aparelho já esteja devidamente conectado e o WhatsApp permaneça não funcionando, você deve tentar atualizar o seu aplicativo, confira na sua loja de apps se não existe a necessidade de atualizar o mensageiro para uma versão mais recente.

Confirme se o problema é geral

Caso as dicas acima não tenham resolvido a falha no mensageiro, antes de seguir para novas alternativas, você pode confirmar com outros usuários se eles também estão enfrentando problemas com o WhatsApp. Uma maneira fácil de fazer isso é pesquisar por “WhatsApp” no Twitter. Geralmente quando surge alguma queda ou falha constante no app as pessoas compartilham por lá essa informação!

Outra alternativa é utilizar uma plataforma especializada nestes serviços, por exemplo, o DownDetector. 

Force a parada e limpe o cache

Branca de Neve limpando a cozinha junto com muitos bichos da floresta

Muitas vezes as falhas podem ser do próprio aplicativo ou devido a alguma configuração nele. Em casos assim, é importante forçar uma parada e limpar o cache, isso pode destravar o seu aplicativo. 

Para realizar essa ação basta abrir o menu “Apps” nas configurações do seu smartphone e pesquisar pelo WhatsApp. Ao encontrá-lo é só selecionar entre as opções “Forçar parada” e “Limpar dados”. 

Reinstale o aplicativo ou instale uma outra versão

Caso o problema persista, você pode reinstalar o seu app ou então instalar uma das três versões oficiais do mensageiro: WhatsApp, WhatsApp Business e WhatsApp Beta.

Para encontrá-los é só ir na loja de aplicativos do seu celular, porém para usar a versão Beta, também é necessário estar inscrito no programa de testadores, os passos estão indicados na própria página de download do aplicativo.

Simplesmente reinicie o seu aparelho

Botão de restart

Pode ser que não seja nenhum problema complexo e a simples ação de reiniciar o seu aparelho, pode acabar resolvendo e normalizando o aplicativo. Para isso é só apertar o botão de “Power” do seu aparelho e aguardar aparecer a opção de “Reiniciar”.

Em casos mais extremos pode ser necessário recuperar as configurações de fábrica do seu aparelho, mas para não correr o risco de perder seus arquivos, se estiver em dúvidas é melhor procurar por um profissional de assistência técnica. 

Nada funcionou e agora?

Se seu caso vá além de qualquer uma das opções acima, pode ser que o problema esteja na sua conta e se for isso é mais indicado que você navegue pela Central de Ajuda do aplicativo ou faça contato diretamente com eles!

Tendo em vista as informações que apresentamos acima, sabemos que são diversos os motivos que podem ocasionar falhas no WhatsApp, portanto é importante estar atento(a) as dicas apresentadas. No caso de dúvidas mais urgentes, procure um profissional que entenda do assunto.

E para continuar acompanhando dicas sobre o WhatsApp e outras redes sociais, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

BIT magazine.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.