Sabemos que o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados no mundo todo, inclusive entre os brasileiros!
Porém, toda a sua popularidade não quer dizer que ele não pode apresentar nenhuma falha, ao contrário, todo sistema pode falhar em algum momento, por mais que conte com uma gigantesca equipe que cuide do seu bom desempenho.
Pensando em situações imprevisíveis que podem ocasionar falhas no aplicativo, nós criamos este conteúdo. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que fazer quando o seu WhatsApp não estiver funcionando.
Nos últimos anos o aplicativo sofreu diversas quedas e acabou assustando milhares de usuários. Mas, além dessas falhas que ocorreram, existem outros motivos que podem fazer com que o aplicativo de mensagens pare de funcionar.
O lado bom é que a maioria destes problemas pode ser por algum fator envolvendo o usuário, seja no aparelho ou no próprio aplicativo. Inclusive, falhas na conexão com a internet, também podem causar erros no WhatsApp. Ou seja, você mesmo pode conseguir identificar e resolver os possíveis problemas no seu aplicativo, aprenda como!
O primeiro passo para sanar qualquer falha é identificar sua origem. E no caso de falhas no mensageiro, você precisa verificar se o problema é somente no aplicativo ou se qualquer outro serviço também está fora do ar.
Confirme se suas outras redes sociais estão funcionando como de costume e identifique se o problema não está ocorrendo por alguma falha na conexão com a internet. E, caso você note que seja esta a questão, não há muito o que fazer, basta esperar a conexão ser normalizada.
Caso seu aparelho já esteja devidamente conectado e o WhatsApp permaneça não funcionando, você deve tentar atualizar o seu aplicativo, confira na sua loja de apps se não existe a necessidade de atualizar o mensageiro para uma versão mais recente.
Caso as dicas acima não tenham resolvido a falha no mensageiro, antes de seguir para novas alternativas, você pode confirmar com outros usuários se eles também estão enfrentando problemas com o WhatsApp. Uma maneira fácil de fazer isso é pesquisar por “WhatsApp” no Twitter. Geralmente quando surge alguma queda ou falha constante no app as pessoas compartilham por lá essa informação!
Outra alternativa é utilizar uma plataforma especializada nestes serviços, por exemplo, o DownDetector.
Muitas vezes as falhas podem ser do próprio aplicativo ou devido a alguma configuração nele. Em casos assim, é importante forçar uma parada e limpar o cache, isso pode destravar o seu aplicativo.
Para realizar essa ação basta abrir o menu “Apps” nas configurações do seu smartphone e pesquisar pelo WhatsApp. Ao encontrá-lo é só selecionar entre as opções “Forçar parada” e “Limpar dados”.
Caso o problema persista, você pode reinstalar o seu app ou então instalar uma das três versões oficiais do mensageiro: WhatsApp, WhatsApp Business e WhatsApp Beta.
Para encontrá-los é só ir na loja de aplicativos do seu celular, porém para usar a versão Beta, também é necessário estar inscrito no programa de testadores, os passos estão indicados na própria página de download do aplicativo.
Pode ser que não seja nenhum problema complexo e a simples ação de reiniciar o seu aparelho, pode acabar resolvendo e normalizando o aplicativo. Para isso é só apertar o botão de “Power” do seu aparelho e aguardar aparecer a opção de “Reiniciar”.
Em casos mais extremos pode ser necessário recuperar as configurações de fábrica do seu aparelho, mas para não correr o risco de perder seus arquivos, se estiver em dúvidas é melhor procurar por um profissional de assistência técnica.
Se seu caso vá além de qualquer uma das opções acima, pode ser que o problema esteja na sua conta e se for isso é mais indicado que você navegue pela Central de Ajuda do aplicativo ou faça contato diretamente com eles!
Tendo em vista as informações que apresentamos acima, sabemos que são diversos os motivos que podem ocasionar falhas no WhatsApp, portanto é importante estar atento(a) as dicas apresentadas. No caso de dúvidas mais urgentes, procure um profissional que entenda do assunto.
E para continuar acompanhando dicas sobre o WhatsApp e outras redes sociais, continue acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.
Fonte(s):