Como fazer para desconectar apps que você não confia da sua conta no Google

O debate sobre a privacidade nos smartphones e serviços online nunca esteve tão em alta como agora. A frequência com que o assunto é trazido à tona fez com que muitos usuários passassem a se preocupar sobre como desconectar apps não confiáveis na conta do Google.

Muitas vezes, quando instalamos algum aplicativo, os desenvolvedores solicitam acesso a uma série de informações, como lista de contatos, localização e outros recursos. Felizmente, é possível desabilitar essas autorizações a qualquer momento. Se você nunca fez isso ou não se lembrou que deveria fazer, esse é o momento.

®GIPHY

Desconectando serviços não confiáveis da sua conta do Google

O Google já confirmou que seus algoritmos não leem mais os e-mails dos usuários em busca de informações que possam ajudar a oferecer anúncios melhor contextualizados. Porém, isso não significa que desenvolvedores que tenham acesso a esse recurso não possam fazer o mesmo.

Para remover o acesso desses aplicativos a essas informações, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 01: Primeiramente, acesse a página inicial do Google ou a URL http://myaccount.google.com/. No canto superior direito da tela, você encontrará as informações para login. Se já estiver logado, clique em “Conta do Google” para prosseguir. Se não, faça o login e, posteriormente, clique no mesmo botão.

®GOOGLE

Passo 02: Em seguida, na página inicial da sua conta do Google, selecione a opção “Login e segurança”. Depois, vá em “Apps com acesso à sua conta”. Serão listados absolutamente todos os apps nos quais você se logou em algum momento com a sua conta do Google.

®GOOGLE

®GOOGLE

Passo 03: Agora, clique em “Gerenciar aplicativos” para ver a lista completa. Se você encontrar algum app ou serviço ao qual deseja remover as permissões de acesso, clique sobre ele.

®GOOGLE

Note que a lista é dividida em “Apps de terceiros com acesso à conta” e “Fazer login com o Google”. Os da segunda lista são os mais importantes, pois além de terem acesso ao seu nome, endereço de e-mail e foto de perfil em alguns casos – raros, é bom deixar claro – eles poderão até mesmo ler e excluir mensagens do seu e-mail.

Passo 04: Ao clicar sobre o aplicativo ou serviço em questão é exibida uma lista com as permissões que ele tem. Se não quiser prosseguir dando acesso a ele, basta clicar em “Remover o acesso”. Em seguida, confirme a ação clicando em “ok”.

®GOOGLE

®GOOGLE

Importante: nós recomendamos que você crie o hábito de acessar essas informações pelo menos uma vez a cada três meses. Isso porque os usuários têm o costume de deixar muitas permissões de acesso “esquecidas” por lá e se você quer proteger as suas informações, o melhor caminho é ter o controle total sobre quem pode e quem não pode ver os seus dados.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.