Positivo do seu jeito

Dicas

Como fazer para desconectar apps que você não confia da sua conta no Google

30 de julho de 2018

por: MKT Positivo

O debate sobre a privacidade nos smartphones e serviços online nunca esteve tão em alta como agora. A frequência com que o assunto é trazido à tona fez com que muitos usuários passassem a se preocupar sobre como desconectar apps não confiáveis na conta do Google.

Muitas vezes, quando instalamos algum aplicativo, os desenvolvedores solicitam acesso a uma série de informações, como lista de contatos, localização e outros recursos. Felizmente, é possível desabilitar essas autorizações a qualquer momento. Se você nunca fez isso ou não se lembrou que deveria fazer, esse é o momento.

®GIPHY

Desconectando serviços não confiáveis da sua conta do Google

O Google já confirmou que seus algoritmos não leem mais os e-mails dos usuários em busca de informações que possam ajudar a oferecer anúncios melhor contextualizados. Porém, isso não significa que desenvolvedores que tenham acesso a esse recurso não possam fazer o mesmo.

Para remover o acesso desses aplicativos a essas informações, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 01: Primeiramente, acesse a página inicial do Google ou a URL http://myaccount.google.com/. No canto superior direito da tela, você encontrará as informações para login. Se já estiver logado, clique em “Conta do Google” para prosseguir. Se não, faça o login e, posteriormente, clique no mesmo botão.

®GOOGLE

Passo 02: Em seguida, na página inicial da sua conta do Google, selecione a opção “Login e segurança”. Depois, vá em “Apps com acesso à sua conta”. Serão listados absolutamente todos os apps nos quais você se logou em algum momento com a sua conta do Google.

®GOOGLE
®GOOGLE

Passo 03: Agora, clique em “Gerenciar aplicativos” para ver a lista completa. Se você encontrar algum app ou serviço ao qual deseja remover as permissões de acesso, clique sobre ele.

®GOOGLE

Note que a lista é dividida em “Apps de terceiros com acesso à conta” e “Fazer login com o Google”. Os da segunda lista são os mais importantes, pois além de terem acesso ao seu nome, endereço de e-mail e foto de perfil em alguns casos – raros, é bom deixar claro – eles poderão até mesmo ler e excluir mensagens do seu e-mail.

Passo 04: Ao clicar sobre o aplicativo ou serviço em questão é exibida uma lista com as permissões que ele tem. Se não quiser prosseguir dando acesso a ele, basta clicar em “Remover o acesso”. Em seguida, confirme a ação clicando em “ok”.

®GOOGLE
®GOOGLE

Importante: nós recomendamos que você crie o hábito de acessar essas informações pelo menos uma vez a cada três meses. Isso porque os usuários têm o costume de deixar muitas permissões de acesso “esquecidas” por lá e se você quer proteger as suas informações, o melhor caminho é ter o controle total sobre quem pode e quem não pode ver os seus dados.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.