Instagram: como funciona a ordem de visualização dos Stories do Instagram?

Se você posta Stories no Instagram com frequência e gosta de conferir como está a audiência das suas publicações, é bem provável que já tenha percebido que a ordem de visualização do conteúdo é um pouco confusa.

Isso porque, cada vez que você entra na lista para ver quais foram os perfis que viram a sua postagem a ordem é completamente diferente. Afinal, será que há algum tipo de lógica por trás da forma como os perfis dos seus visitantes são listados?

como-funciona-a-ordem-de-visualizacao-dos-stories-no-instagram

®GIPHY

Como funciona a ordem de visualização do Instagram Stories?

Em entrevista ao site norte-americano The Verge, Julian Gutman, Líder de Produtos para o Instagram, afirmou que ao menos quatro fatores são levados em consideração para compor uma espécie de ranking. É esse ranking que determina quem aparece primeiro.

Segundo ele, os fatores considerados são os seguintes:

  • O índice de interação dos seus amigos no Instagram;
  • O índice de interação dos seus amigos no Facebook;
  • A quantidade de vezes que a lista de visualizações foi acessada;
  • Outras atividades realizadas no Instagram e no Facebook.

A partir desses quatro índices é composto um índice único. No entanto, qual é o peso de cada um desses indicadores ou mesmo quais são essas “outras atividades realizadas no Instagram e no Facebook” permanece sendo um mistério guardado a sete-chaves.

Desmistificando algumas teorias

Embora não saibamos exatamente como reproduzir o algoritmo que dá origem ao índice final de cada usuário, a partir da lista de itens que são levados em consideração podemos desmistificar algumas hipóteses levantadas pelos usuários.

Não é quem viu o Stories mais vezes: a lista não leva em consideração quem viu o seu Stories mais vezes. Então, se alguém aparecer no topo das visualizações, isso não significa que a pessoa viu o conteúdo mais vezes do que os outros.

Não é quem viu o Stories primeiro: a lista também não leva em consideração a ordem cronológica de quem viu as suas postagens. Sendo assim, ser o primeiro a ver um vídeo não significa necessariamente que isso o colocará no primeiro lugar na lista de visualizações.

Não são os seus melhores amigos: embora o fato de um perfil interagir mais com o seu tenha um determinado peso no ranking, não podemos atribuir apenas a isso o fato de alguém aparecer primeiro. Em outras palavras, os líderes do ranking não são obrigatoriamente os seus melhores amigos.

“Não tentem descobrir o mistério”

Infelizmente, se depender do Instagram, os usuários nunca descobrirão exatamente como funciona o ranking de visualizações no Stories. Isso porque a empresa trata esse recurso como um segredo comercial, um diferencial perante os seus concorrentes.

No entanto, sabemos que a ideia não é a de colocar sempre as mesmas pessoas nas primeiras posições. A expectativa dos desenvolvedores é que sempre perfis novos sejam listados ali, permitindo que o usuário amplie os seus horizontes na hora de fazer novas conexões.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.