Positivo do seu jeito

Dicas

Como saber se um boleto é verdadeiro? 5 dicas para você não cair em golpes

7 de novembro de 2018

por: MKT Positivo

O boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores brasileiros. Entretanto, há muitos golpistas que se aproveitam dessa popularidade para roubar as pessoas menos atentas. Mas como saber se um boleto é verdadeiro, existe uma maneira?

A resposta é “sim”. Um boleto original reúne uma série de características fáceis de serem identificadas e que podem evitar que você acabe pagando por algo que está indo parar nas mãos de pessoas desconhecidas. Nesse artigo, daremos cinco dicas sobre como identificar se um boleto é verdadeiro. Na dúvida, não pague e comunique a empresa responsável pela emissão.

®GIPHY

1. Fique de olho no código de barras

O primeiro item a ser observado é o código de barras do boleto. Certifique-se que o código numérico que está na parte superior é o mesmo que está na parte inferior. Em muitos golpes, os criminosos trocam apenas a linha de baixo, que é a mais utilizada na hora do pagamento. Outro ponto importante: os três primeiros dígitos correspondem ao código do banco emissor.

Dessa forma, boletos da Caixa começarão sempre por 104 enquanto os do Bradesco começarão por 237, e assim por diante. Desconfie ainda se o código de barras não for reconhecido na hora do pagamento. Na dúvida, solicite junto à empresa responsável pela cobrança uma nova via para que o pagamento possa ser feito de forma correta.

2. Verifique de onde veio o documento

Uma das maneiras mais recorrentes de os bandidos aplicarem golpes com boleto bancário é enviando o código para os consumidores a partir de meios alternativos, como SMS, WhatsApp ou e-mail. A menos que você tenha solicitado o envio de boletos por esses meios, desconfie caso apareça um boleto assim de repente.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a empresa em questão – a partir de um número de telefone oficial – e peça para confirmar com o atendente qual é o código para pagamento. Se for possível, solicite a emissão de um novo boleto, o que lhe dará a garantia de que o novo documento é o correto.

3. Atenção aos erros de preenchimento

Boletos bancários falsos tem “cara” de boleto falso. Isso porque geralmente os dados do beneficiário estão incorretos ou mesmo nem foram preenchidos. Informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário devem sempre estar presentes.

O melhor conselho é duvidar em caso de encontrar indícios de fraude. Vale a pena pegar o telefone e fazer uma ligação para a empresa responsável e tirar as suas dúvidas. O que você não deve fazer, em hipótese alguma, é pagar um boleto sem saber para onde o dinheiro está indo.

4. Observe o valor do boleto

Se estivermos falando de um boleto bancário com valor fixo, como o pagamento da fatura de telefone, note que os últimos números do código de barras sempre serão iguais ao valor do documento. Um boleto no valor de R$ 540,10 terá os números “54010” no final. Se o valor nominal e o do final do código forem diferentes, desconfie.

A exceção fica por conta das faturas de cartão de crédito. Nesse caso, como o consumidor pode optar por qualquer valor de pagamento entre o total e o mínimo, nesse caso a indicação final é uma sequência de zeros. Contudo, haverá a possibilidade de digitar o valor a ser pago.

5. O CNPJ do emissor corresponde à empresa à qual você fará o pagamento?

Por fim, essa é uma outra dica que você pode prestar atenção ante de ligar para a empresa responsável pela emissão do boleto. O CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário, mas pode ser que a razão social da empresa seja completamente desconhecida para você.

Nesse caso, pegue o número do CNPJ e cheque no site do Ministério da Fazenda se o número em questão corresponde à empresa da cobrança. Se a empresa for de São Paulo, por exemplo, e agência bancária for de outro estado – no caso de companhias que não tem filiais – há um grande indício de fraude. Novamente, na dúvida contate a fonte original e não faça o pagamento até ter 100% de certeza.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.