O Google adicionou no mês de outubro um novo recurso às ferramentas do Google Docs: a possibilidade de incluir complementos de terceiros nos serviços.
Esse recurso já existia, mas até então só era possível adicionar à barra lateral complementos desenvolvidos pela própria empresa. Batizado de Workspace Add-ons, a ideia é simplificar o acesso a recursos específicos criados pelos desenvolvedores. Vamos aprender como utilizar essa novidade?
Se você ainda não conhecia essa possibilidade, vamos explicar primeiro como ela funcionava antes da adição do novo recurso. Na barra de tarefas, ao lado de opções como “Arquivo”, “Editar” e “Ver”, localize a opção “Complementos”. Clique sobre ela para escolher um entre os diversos add-ons disponibilizados pelo Google.
A partir de agora será possível instalar novos complementos também pelo painel lateral da página. Para isso, basta clicar no sinal de “+”, no canto direito da interface. Por ali já é possível acessar ferramentas como Google Keep, Tarefas ou Agenda.
– Administradores: no Admin Console, especifique quais apps do Google Workspace Marketplace seus usuários podem instalar. Também é possível instalar os complementos do Google Workspace escolhidos em todo o domínio usando as informações do produto no Google Workspace Marketplace.
– Usuários finais: se permitido pelo administrador, instale os complementos do Google Workspace usando o botão “+” no painel lateral de acesso rápido do produto. Os complementos instalados aparecem no painel lateral de todos os apps do Google Workplace.
A partir de agora, além de outros complementos do Google, você poderá personalizar o menu com os add-ons da sua preferência, incluindo aqueles que tenham sido desenvolvidos de forma independente.
Agora que outros desenvolvedores podem vincular seus complementos ao Google Docs, há uma lista extensa de alternativas que podem funcionar como um atalho para você. Por exemplo, há complementos para a leitura de QR Codes, para criação de fluxogramas ou até mesmo ara traduzir documentos com o Google Translator.
Nem todos os complementos disponíveis têm compatibilidade com os três serviços. Ícones descritivos indicam se o add-on em questão pode ser usado no editor de textos, nas planilhas, nas apresentações ou nas três opções.
Outra boa notícia é que, apesar de esse ser um recurso utilizado predominantemente por contas corporativas, qualquer usuário como um conta Google poderá ter acesso à novidade.
Segundo a empresa, a liberação da ferramenta deve ocorrer ao longo do mês de novembro. Como faz com outros produtos, o Google costuma liberar suas atualizações em “ondas”, de maneira que nem todos os usuários recebem as novidades ao mesmo tempo.
Sendo assim, cheque a interface do serviço e verifique se a nova opção já está disponível. Se ainda não estiver, aguarde: é bem provável que até o final do mês de novembro todos os usuários já tenham acesso a esse recurso.