Sai mês, entra mês e a batalha das finanças parece nunca ter fim. Cuidar do próprio dinheiro com responsabilidade é um desafio para a maioria das pessoas, especialmente na fase adulta, quando tudo parece aumentar de preço e o salário desaparece em um passe de mágica!
Manter as contas em dia e ter estabilidade financeira exige muito foco, disciplina e força de vontade. É quase como acordar cedo para ir à academia: ás vocês você simplesmente não está afim, mas sabe que é importante.
O primeiro passo para cuidar das suas finanças é tomar consciência e concordar que não dá para viver no limite do cartão de crédito a vida inteira, muito menos no cheque especial, cujo as taxas chegam dar calafrios.
O segundo é estabelecer um planejamento financeiro, contemplando todos os seus gastos fixos, variáveis e um plano de quitação das dívidas, caso você tenha. E, por último, poupar, que parece ser algo de outro mundo e distante da sua realidade, mas que na verdade é bem possível, desde que se tenha disciplina e um controle financeiro eficiente.
E quando falamos em controle de gastos e planejamento de finanças não podemos deixar de lembrar que hoje, graças ao avanço da tecnologia, temos diversas ferramentas para nos ajudar: planilhas, blogs, sites, canais do Youtube e claro, os famosos aplicativos. A seguir daremos algumas sugestõe de apps para ajudar você a colocar a as contas em dia e planejar melhor os gastos.
1. Organizze
Esse é um dos mais populares aplicativos de finanças. Além de ser gratuito para Android e ter um visual limpo, ele organiza todos os seus gastos e faz gráficos detalhados para você saber direitinho para onde o seu dinheiro está indo. O app também permite que você configure alertas para lembrá-lo dos vencimentos e oferece um recurso especial para poupar dinheiro.
2. Guia Bolso
O Guia Bolso também é um dos aplicativos de controle financeiro mais aclamado. Isso porque ele oferece um grande diferencial: a sincronização automática da conta bancária, perfeito para quem só usa cartão. Outra vantagem, além dos gráficos e demonstrativos de entrada e saída de dinheiro, o app permite consultar o CPF gratuitamente e oferece um serviço de comparação de empréstimos, podendo contratar diretamente pelo app.
3. Otto – Assistente Financeiro
Para quem quer cuidar do dinheiro sem perder a diversão, o Otto Assistente Financeiro é uma excelente opção. Além das funcionalidades padrão (gráficos, projeções, controle diário), ele permite compartilhar o planejamento e controle financeiro com mais pessoas. Ideal para quem mora com o parceiro ou parceira e divide as responsabilidades.
BÔNUS:
Este app, como o próprio nome já diz, gerencia e incentiva o famoso “Desafio das 52 Semanas”, que propõe economizar uma quantia X de dinheiro toda segunda-feira, contabilizando as 52 duas semanas existentes no ano. Ao chegar no final, você terá uma quantia “extra” para investir ou gastar no que quiser. É uma ideia super bacana para quem tem dificuldade de guardar dinheiro.
Este é um aplicativo super bacana que ajuda você a gerenciar os gastos com seu automóvel de forma prática e eficiente. Com ele é possível registrar e controlar o quanto você está gastando com combustível, IPVA, multas, manutenção e serviços, além de monitorar seus gastos em viagens de trabalho. O Drivvo tem um visual super bacana e é muito fácil de usar. Fica a Dica 😉.