Windows 11: veja como ativar função que impede que operadoras saibam os sites que você visita

Windows 11: veja como ativar função que impede que operadoras saibam os sites que você visita

O Windows 11 chegou causando polêmicas no mundo da tecnologia. O sistema foi desenvolvido com um sistema que impede o rastreamento de sites acessados pelos usuários. A novidade, entretanto, necessita de uma configuração para que impeça esses registros. Para ajudar nossos leitores, preparamos um artigo onde mostramos como personalizar o Windows 11 evitando que operadoras e sites saibam o que você faz na internet.

Como abordamos em nosso portal, o Windows 11 foi apresentado como um divisor de águas. A Microsoft estabeleceu grandes mudanças no layout do sistema que incluem um novo Menu Iniciar e uma nova barra de ferramentas centralizada na parte inferior da tela, assim como no layout do macOS, da Apple.
O sistema operacional implementou suporte a DoH de forma nativa. O DNS-over-HTTPS consegue impedir que um servidor saiba quais sites você está acessando. O recurso de privacidade pode criptografar a comunicação do computador com o servidor, executando assim ações remotas no DNS por meio do HTTPS.
O DoH tem como meta impedir que serviços de internet e servidores possam rastrear as requisições do DNS. O protocolo vem sendo assimilado por muitas empresas que prezam pela privacidade de dados de seus usuários na web. A seguir, vamos analisar como esses dados são usados.

Porque as empresas querem registrar seus dados de navegação?

Essa é uma pergunta comum que mostra que muitos usuários ainda não entenderam uma importante questão sobre a internet. Você já passou por uma situação onde pesquisou por um produto e, de repente, propagandas desse mesmo item passaram a surgir em diferentes sites? Vamos explicar o motivo.

A rede de computadores é um espaço virtual onde pessoas de todo o mundo buscam diversão, realizam atividades de pesquisa, mantêm suas atividades profissionais e, através das redes sociais, interagem com seus amigos e seus familiares. Essas ações, porém, são registradas para que empresas possam conhecer melhor seus hábitos e incluí-los em um grupo de usuários específico.
Se no passado as propagandas eram veiculadas apenas no rádio e na TV, hoje a internet é um dos principais meios para que as empresas cheguem até seus clientes. Na web, é importante dizer, as propagandas são diversas e podem ser veiculadas, inclusive, por profissionais liberais que oferecem algum tipo de serviço.
Os anúncios e posts impulsionados usam as métricas de navegação dos usuários. Esses dados são recolhidos por empresas de tecnologia e disponibilizados por seus sistemas de anúncios. Dessa maneira, o anunciante pode definir o público alvo de uma campanha de forma mais assertiva, selecionando hábitos e características de diferentes grupos de pessoas.

Implementação do DoH e suas consequências

O protocolo DoH vem sendo assimilado por diferentes empresas. Há, inclusive, servidores que oferecem suporte ao recurso de segurança. O DoH vem sendo implementado em navegadores web, como no caso do Mozilla Firefox. Com a chegada do Windows 11, contudo, o protocolo estará na base do sistema e poderá ser ativado pelos usuários.
Windows 11: veja como ativar função que impede que operadoras saibam os sites que você visita
Outros softwares devem seguir o DNS ajustado pelo sistema. No entanto, o DoH é do Mozilla não segue essa configuração, obrigando o usuário a configurar o protocolo no PC e em seu navegador web.
Uma empresa não poderá controlar acessos de seus funcionários a sites específicos ou, tão pouco, bloquear o acesso a determinados endereços na web. Em tese, isso poderia prejudicar a produtividade do grupo de trabalho e, até mesmo, tornar esses computadores profissionais mais suscetíveis a ameaças da internet.
Ao menos em tese, o protocolo pode ajudar pessoas que utilizam muitas redes Wi-Fi públicas. O DoH garante maior segurança sem a necessidade de configurar a rede manualmente.

Como ativar o DoH no Windows 11

Passo 1. Abra as configurações do Windows 11 e acesse “Rede e Internet”;
Passo 2. Acesse a opção “Ethernet e Wi-Fi”
Passo 3. Nesse momento, clique sobre “Editar” para alterar a atribuição de servidor DNS;
Passo 4. Mude a configuração de “Automático (DCHP)” para “Manual”;
Passo 5. Ative o recurso “IPv4”;
Passo 6. Preencha o campo “DNS Preferido” com os números “8.8.8.8”. Em seguida, ative “Somente Encriptar (DNS sobre HTTPS);
Passo 7. Em “DNS Alternativo”, preencha o campo “DNS Preferencial” com os números “1.1.1.1” e selecione “Somente Encriptar (DNS sobre HTTPS)”;
Passo 8. Para finalizar o procedimento, clique em “Salvar”.
Aproveite a dica para ativar o recurso de privacidade do Windows 11 e navegar de forma mais segura com seu computador. Gostou da dica? Não deixe de acessar o portal Positivo do Seu Jeito para conhecer tutoriais, listas de aplicativos e notícias sobre o mundo da tecnologia. Usem também a nossa barra de pesquisa para encontrar soluções para os seus problemas em serviços, softwares, dispositivos e em redes sociais.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.