Positivo do seu jeito

Tecnologia

Windows 11: veja como ativar função que impede que operadoras saibam os sites que você visita

4 de julho de 2021

por: MKT Positivo

O Windows 11 chegou causando polêmicas no mundo da tecnologia. O sistema foi desenvolvido com um sistema que impede o rastreamento de sites acessados pelos usuários. A novidade, entretanto, necessita de uma configuração para que impeça esses registros. Para ajudar nossos leitores, preparamos um artigo onde mostramos como personalizar o Windows 11 evitando que operadoras e sites saibam o que você faz na internet.

Como abordamos em nosso portal, o Windows 11 foi apresentado como um divisor de águas. A Microsoft estabeleceu grandes mudanças no layout do sistema que incluem um novo Menu Iniciar e uma nova barra de ferramentas centralizada na parte inferior da tela, assim como no layout do macOS, da Apple.

O sistema operacional implementou suporte a DoH de forma nativa. O DNS-over-HTTPS consegue impedir que um servidor saiba quais sites você está acessando. O recurso de privacidade pode criptografar a comunicação do computador com o servidor, executando assim ações remotas no DNS por meio do HTTPS.

O DoH tem como meta impedir que serviços de internet e servidores possam rastrear as requisições do DNS. O protocolo vem sendo assimilado por muitas empresas que prezam pela privacidade de dados de seus usuários na web. A seguir, vamos analisar como esses dados são usados.

Porque as empresas querem registrar seus dados de navegação?

Essa é uma pergunta comum que mostra que muitos usuários ainda não entenderam uma importante questão sobre a internet. Você já passou por uma situação onde pesquisou por um produto e, de repente, propagandas desse mesmo item passaram a surgir em diferentes sites? Vamos explicar o motivo.

A rede de computadores é um espaço virtual onde pessoas de todo o mundo buscam diversão, realizam atividades de pesquisa, mantêm suas atividades profissionais e, através das redes sociais, interagem com seus amigos e seus familiares. Essas ações, porém, são registradas para que empresas possam conhecer melhor seus hábitos e incluí-los em um grupo de usuários específico.

Se no passado as propagandas eram veiculadas apenas no rádio e na TV, hoje a internet é um dos principais meios para que as empresas cheguem até seus clientes. Na web, é importante dizer, as propagandas são diversas e podem ser veiculadas, inclusive, por profissionais liberais que oferecem algum tipo de serviço.

Os anúncios e posts impulsionados usam as métricas de navegação dos usuários. Esses dados são recolhidos por empresas de tecnologia e disponibilizados por seus sistemas de anúncios. Dessa maneira, o anunciante pode definir o público alvo de uma campanha de forma mais assertiva, selecionando hábitos e características de diferentes grupos de pessoas.

Implementação do DoH e suas consequências

O protocolo DoH vem sendo assimilado por diferentes empresas. Há, inclusive, servidores que oferecem suporte ao recurso de segurança. O DoH vem sendo implementado em navegadores web, como no caso do Mozilla Firefox. Com a chegada do Windows 11, contudo, o protocolo estará na base do sistema e poderá ser ativado pelos usuários.

Windows 11: veja como ativar função que impede que operadoras saibam os sites que você visita

Outros softwares devem seguir o DNS ajustado pelo sistema. No entanto, o DoH é do Mozilla não segue essa configuração, obrigando o usuário a configurar o protocolo no PC e em seu navegador web.

Uma empresa não poderá controlar acessos de seus funcionários a sites específicos ou, tão pouco, bloquear o acesso a determinados endereços na web. Em tese, isso poderia prejudicar a produtividade do grupo de trabalho e, até mesmo, tornar esses computadores profissionais mais suscetíveis a ameaças da internet.

Ao menos em tese, o protocolo pode ajudar pessoas que utilizam muitas redes Wi-Fi públicas. O DoH garante maior segurança sem a necessidade de configurar a rede manualmente.

Como ativar o DoH no Windows 11

Passo 1. Abra as configurações do Windows 11 e acesse “Rede e Internet”;

Passo 2. Acesse a opção “Ethernet e Wi-Fi”

Passo 3. Nesse momento, clique sobre “Editar” para alterar a atribuição de servidor DNS;

Passo 4. Mude a configuração de “Automático (DCHP)” para “Manual”;

Passo 5. Ative o recurso “IPv4”;

Passo 6. Preencha o campo “DNS Preferido” com os números “8.8.8.8”. Em seguida, ative “Somente Encriptar (DNS sobre HTTPS);

Passo 7. Em “DNS Alternativo”, preencha o campo “DNS Preferencial” com os números “1.1.1.1” e selecione “Somente Encriptar (DNS sobre HTTPS)”;

Passo 8. Para finalizar o procedimento, clique em “Salvar”.

Aproveite a dica para ativar o recurso de privacidade do Windows 11 e navegar de forma mais segura com seu computador. Gostou da dica? Não deixe de acessar o portal Positivo do Seu Jeito para conhecer tutoriais, listas de aplicativos e notícias sobre o mundo da tecnologia. Usem também a nossa barra de pesquisa para encontrar soluções para os seus problemas em serviços, softwares, dispositivos e em redes sociais.