O Android 9 Pie é a versão mais recente do sistema operacional mobile do Google e traz diversas novas funções para os usuários. Lançada no final de 2018, aos poucos ela começa a ser disponibilizada para um número cada vez maior de smartphones.
Entre os muitos novos recursos podemos destacar as funções de bem-estar digital e ferramentas de controle que permitem economizar bateria. Nesse artigo, vamos mostrar algumas dessas novidades e explicar como você pode tirar proveito de cada uma delas para transformar completamente a sua experiência de uso.
O principal foco das melhorias do Android 9 é tornar o sistema mais adaptado às necessidades dos usuários. Graças ao uso de recursos de inteligência artificial, a ideia é que menos ações do usuário sejam requeridas para manutenção do aparelho. É o chamado “uso adaptativo”.
Isso significa, principalmente, melhorias no consumo de bateria. Apps que não são usados com frequência têm o seu consumo de energia reduzido automaticamente. Basta deixar as funções adaptativas ativadas para aproveitar essa funcionalidade.
Pode parecer um contrassenso, mas o Google sugere que você use menos o seu celular. A explicação é simples: estamos cada vez mais dependentes dessa ferramenta e os índices de uso, para muitas pessoas, têm passado dos limites aceitáveis. Para corrigir o problema, o primeiro passo é tomar consciência dele.
Para isso, o Android Pie passa a contar com uma espécie de Painel de Controle no qual é possível conferir dados de acesso e estatísticas relacionadas ao uso do aparelho. Isso permite o estabelecimento de limites de uso diário e a configuração de modos “não perturbe” para vários momentos do dia.
No Android Pie, há mudanças na interface e na forma de navegação. Os ícones estão mais arredondados e na tela inicial há uma seleção de aplicativos recomendados. Para acessar o menu completo, basta arrastar a tela de baixo para cima.
Na tela inicial, um único botão para acessar o menu está disponível. A ideia é que seja possível usar mais gestos e menos toques para trocar entre telas e aplicativos. Não gostou das mudanças? Não tem problema. A qualquer momento é possível voltar para a configuração padrão, com os três botões na barra inferior.
O modo “não perturbe” já existia em versões anteriores do Android, mas a partir do 9.0 ele está mais robusto. Agora, é possível esconder as notificações push e manter o celular apagado e com a tela limpa. Os recursos estão disponíveis em “Configurações” e “Som”.
A ideia é livrar o usuário de todo tipo de distração que faça com que o uso do aparelho aumente. Todas essas novidades fazem parte das propostas de bem-estar digital. Em outras palavras, o Google quer que o celular seja realmente uma ferramenta e não um item que dependa de você o tempo todo.
Para tornar as ações no Android Pie mais ágeis, alguns novos atalhos foram criados. Para fazer capturas de tela, por exemplo, basta apertar de forma contínua o botão “Ligar”. Um menu lateral surgirá na tela e nele estará disponível a opção “Screenshot”.
Há novidades também no ajuste de volume. Ao pressionar o botão de diminuir volume, tocando sobre o ícone de nota musical você silencia o celular. Já ao tocar sobre o ícone de engrenagem você pode ajustar o som do aparelho para diferentes funções de forma individualizada, como alarmes ou chamadas.