Android 9 Pie novas funções

Android 9 Pie: 5 novas funções úteis que provavelmente você não conhece

O Android 9 Pie é a versão mais recente do sistema operacional mobile do Google e traz diversas novas funções para os usuários. Lançada no final de 2018, aos poucos ela começa a ser disponibilizada para um número cada vez maior de smartphones.

Entre os muitos novos recursos podemos destacar as funções de bem-estar digital e ferramentas de controle que permitem economizar bateria. Nesse artigo, vamos mostrar algumas dessas novidades e explicar como você pode tirar proveito de cada uma delas para transformar completamente a sua experiência de uso.

Android 9 Pie novas funções

®GIPHY

1. Recursos de otimização de bateria

O principal foco das melhorias do Android 9 é tornar o sistema mais adaptado às necessidades dos usuários. Graças ao uso de recursos de inteligência artificial, a ideia é que menos ações do usuário sejam requeridas para manutenção do aparelho. É o chamado “uso adaptativo”.

android 9 pie novas funções

Isso significa, principalmente, melhorias no consumo de bateria. Apps que não são usados com frequência têm o seu consumo de energia reduzido automaticamente. Basta deixar as funções adaptativas ativadas para aproveitar essa funcionalidade.

2. A era do bem-estar digital

Pode parecer um contrassenso, mas o Google sugere que você use menos o seu celular. A explicação é simples: estamos cada vez mais dependentes dessa ferramenta e os índices de uso, para muitas pessoas, têm passado dos limites aceitáveis. Para corrigir o problema, o primeiro passo é tomar consciência dele.

android 9 pie novas funções

Para isso, o Android Pie passa a contar com uma espécie de Painel de Controle no qual é possível conferir dados de acesso e estatísticas relacionadas ao uso do aparelho. Isso permite o estabelecimento de limites de uso diário e a configuração de modos “não perturbe” para vários momentos do dia.

3. Navegação mais intuitiva

No Android Pie, há mudanças na interface e na forma de navegação. Os ícones estão mais arredondados e na tela inicial há uma seleção de aplicativos recomendados. Para acessar o menu completo, basta arrastar a tela de baixo para cima.

Na tela inicial, um único botão para acessar o menu está disponível. A ideia é que seja possível usar mais gestos e menos toques para trocar entre telas e aplicativos. Não gostou das mudanças? Não tem problema. A qualquer momento é possível voltar para a configuração padrão, com os três botões na barra inferior.

4. Mais recursos “não perturbe”

O modo “não perturbe” já existia em versões anteriores do Android, mas a partir do 9.0 ele está mais robusto. Agora, é possível esconder as notificações push e  manter o celular apagado e com a tela limpa. Os recursos estão disponíveis em “Configurações” e “Som”.

A ideia é livrar o usuário de todo tipo de distração que faça com que o uso do aparelho aumente. Todas essas novidades fazem parte das propostas de bem-estar digital. Em outras palavras, o Google quer que o celular seja realmente uma ferramenta e não um item que dependa de você o tempo todo.

5. Funções rápidas e atalhos

Para tornar as ações no Android Pie mais ágeis, alguns novos atalhos foram criados. Para fazer capturas de tela, por exemplo, basta apertar de forma contínua o botão “Ligar”. Um menu lateral surgirá na tela e nele estará disponível a opção “Screenshot”.

Há novidades também no ajuste de volume. Ao pressionar o botão de diminuir volume, tocando sobre o ícone de nota musical você silencia o celular. Já ao tocar sobre o ícone de engrenagem você pode ajustar o som do aparelho para diferentes funções de forma individualizada, como alarmes ou chamadas.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.