Positivo do seu jeito

Tendências

WhatsApp: como enviar e receber mensagens temporárias

2 de novembro de 2020

por: MKT Positivo

Uma funcionalidade que já existe no Telegram há muito tempo está prestes a estrear no WhatsApp. Em breve, será possível enviar mensagens temporárias, que se apagam automaticamente depois de um certo período. Neste artigo você vai aprender como enviar mensagens temporárias no WhatsApp.

Esse recurso já está em fase de testes há um bom tempo. Já no mês de março de 2020 o site WABetaInfo, especializado em notícias sobre WhatsApp, havia informado que nas versões 2.20.83 e 2.20.84 do mensageiro havia encontrado “pistas” no código de que os desenvolvedores trabalhavam nesta função.

A notícia foi confirmada recentemente pelo WhatsApp, mas a equipe de desenvolvimento do aplicativo preferiu não entrar em detalhes sobre quando o recurso estará disponível.

Como enviar e receber mensagens temporárias no WhatsApp

Ainda não se sabe ao certo como o recurso de envio de mensagens temporárias funcionará no mensageiro. Entretanto, a página do FAQ do WhatsApp já explica que, ao ativar o recurso, as mensagens serão excluídas após sete dias, mesmo que você não abra o aplicativo durante esse período. O texto oficial na íntegra é o seguinte:

“Você pode ativar as mensagens temporárias e enviar mensagens que desaparecem no WhatsApp. Ao ativar esse recurso, as novas mensagens enviadas em uma conversa desaparecerão após 7 dias. 

A configuração mais recente afeta todas as mensagens de uma conversa, mas as mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação das mensagens temporárias não serão afetadas. Em conversas individuais, ambos os usuários podem ativar ou desativar as mensagens temporárias. Já em conversas em grupo, somente os admins podem ativar ou desativar o recurso”.

Não está claro ainda, por exemplo, se o período de sete dias será apenas o padrão ou a única opção para os usuários. Em testes anteriores realizados pela equipe do WABetaInfo haviam sido encontradas linhas de código que indicavam a possibilidade de apagar o conteúdo após 24 horas ou um mês.

Há diferenças ainda no funcionamento desse recurso em chats privados e em grupos. No primeiro caso, ambos os usuários poderão ativar ou desativar essa função. Já em grupos, somente os administradores é que terão o privilégio de definir se as mensagens postadas serão excluídas automaticamente ou não.

Exclusão de mensagens tem algumas ressalvas

É importante ressaltar que as mensagens enviadas não são excluídas do celular do destinatário e, por essa razão, um recado expirado pode ser encaminhado para outro contato. Respostas à mensagens temporárias permanecerão visíveis mesmo após os sete dias, ainda que o conteúdo original desapareça.

Será preciso ficar de olho também nos backups: caso a cópia de segurança seja feita antes de as mensagens sumirem, então elas poderão ser salvas normalmente. No entanto, ao restaurar o backup, as datas serão verificadas e o conteúdo expirado não será restaurado.

Por fim, há que se ressaltar que mensagens enviadas e recebidas antes da implantação dessa função não serão afetadas de nenhuma forma. A novidade se aplica apenas aos futuros conteúdos publicados após a oficialização do recurso, algo que ainda permanece sem data, mas que não deve demorar muito a partir de agora.