A Copa 2022 já fez história por ser a primeira vez em que o evento é realizado no final do ano e em um país do Oriente Médio.
O evento deste ano também chamou a atenção pela riqueza do país escolhido para a competição, além das tecnologias utilizadas nesta edição. Mas, se você quer ir além e deseja conhecer mais curiosidades sobre o maior campeonato de futebol internacional, confira o conteúdo de hoje!
A Copa Mundial é o maior evento e competição de futebol que existe nos dias atuais, sendo organizada pela FIFA a cada quatro anos.
Ela começou em 1930 e desde então o Brasil já conquistou cinco títulos. O modelo usado atualmente conta com 32 seleções participantes, que são organizadas em oito grupos e cada uma delas possui quatro equipes.
Para que você fique por dentro dos fatos mais curiosos e que muitos não conhecem, separamos uma lista com 10 curiosidades sobre a Copa Mundial, confira abaixo:
Voltando um pouco no tempo, a história da FIFA começou no ano de 1904 e desde então, a organização promoveu vários encontros ao redor do mundo para tentar organizar a Copa Mundial.
Na época, o presidente da FIFA era o francês Jules Rimet. E ele foi o responsável por toda a organização deste marco da história do futebol mundial, e acabou intercedendo pessoalmente para trazer países europeus para concretizarem o evento.
Conforme citado anteriormente, em 1930 aconteceu a primeira edição da maior competição internacional de futebol. E foi no Uruguai que ocorreu a primeira disputa e também foram eles os campeões desta edição histórica.
Até o momento, o Brasil foi o maior vencedor de títulos da Copa. Apesar de não termos conseguido o hexa em 2022, o nosso país é pentacampeão.
A primeira vitória foi em 1958, na Copa que ocorreu na Suécia. A segunda veio em 1962 no Chile, a terceira foi em 1970 e aconteceu no México. Já o tetra foi nos Estados Unidos no ano de 1994.
E o penta foi conquistado em 2002, na competição que ocorreu em dois países, sendo a Coréia do Sul e o Japão.
A Copa Mundial teve uma pausa de 12 anos, os jogos ficaram suspensos devido ao grande marco triste da História que foi a Segunda Guerra Mundial. Em 1950 a competição quase teve de ser cancelada pela falta de opções para um país sede, até que o Brasil se candidatou.
Os jogos ocorreram em Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.
O campeão daquela edição foi o Uruguai, que acabou derrotando o Brasil na final.
Quase como ganhar na loteria, é o sonho de muitos completar o álbum da Copa, sem figurinhas repetidas.
Um fato bastante interessante e curioso foi apontado pelo economista Samy Dana, que descobriu que as chances de acertar as seis dezenas da Mega Sena é de uma em 50 milhões. E sendo essa a mesma chance de completar 22% do álbum da Copa sem que haja repetição de figurinhas.
Agora a chance de completar todo o álbum, sem repetir figurinhas, é quase que uma missão impossível.
Bom, vários países já foram sede da Copa, mas você sabe quais os requisitos que um país precisa cumprir para conseguir ser escolhido?
É necessário que o país se candidate e atenda a estes requisitos: possuir estádios com capacidade mínima entre 40 mil e 80 mil indivíduos e que tenham uma estrutura acessível para pessoas com deficiência. Além disso, é necessário ter áreas para os treinos e claro, hotéis para os profissionais.
Com o auxílio da FIFA o país fica comprometido a facilitar a entrada dessas pessoas. O local também precisa apresentar estimativas de receita com ingressos, anúncios, hospedagem, direitos de propaganda, etc.
Hoje, um jogo de futebol sem o uso de cartões é algo que seria estranho aos nossos olhos. Porém, eles nem sempre existiram no futebol e o surgimento deles ocorreu na Copa de 1966.
Em um jogo que aconteceu entre a Inglaterra e a Argentina, ocorreu uma discussão entre o árbitro inglês e o capitão da Argentina. E como as línguas eram diferentes, a discussão entre eles cresceu enquanto o árbitro inglês tentava avisar que o jogador argentino estava expulso.
Então na Copa seguinte, em 1970 veio a solução: o chefe dos árbitros, o inglês Keen Aston teve a ideia dos cartões.
A escolha das cores foi inspirada nos semáforos de trânsito:
Falando em cartões, foi na Copa de 2006 que aconteceu a disputa entre Portugal e Holanda, na cidade alemã de Nuremberg.
O jogo ficou famoso como “A Batalha de Nuremberg”, e isso se deve ao número de cartões utilizados, no total foram 20 cartões, sendo 16 cartões amarelos e 4 vermelhos.
A disputa acabou com a expulsão de dois portugueses e dois holandeses.
A ONU é composta por 193 países membros, enquanto a FIFA tem 211 associados.
Esse fato ocorre devido às diferenças nas representações. Por exemplo, o Reino Unido consta como um único país, mas para a FIFA as terras da nação estão associadas a outras bandeiras diferentes, tais como: Escócia, País de Gales, Gibraltar, entre outros.
O nosso Rei do Futebol, o grande Pelé, tinha 17 anos quando trouxe a taça para o Brasil em 1958.
Apenas outros dois jogadores fizeram parte de uma seleção campeã antes dos 20 anos de
idade: o italiano Bergomi e o francês Kylian Mbappé.
Fatos como esse, sempre destacam a importância e reconhecimento do Brasil como um país apaixonado por futebol.
E para finalizar a nossa lista, vamos contar uma curiosidade sobre um fato que ainda vai ocorrer: a Copa 2026.
A próxima edição da Copa será a primeira a acontecer em três países e vão ocorrer na América do Norte: México, Canadá e Estados Unidos, que irão sediar os jogos.
Claro que hoje nós trouxemos apenas 10 das centenas de curiosidades que rodeiam a história da Copa, mas uma última curiosidade super legal para ser compartilhada com os nossos leitores é de que os nomes dos campeões estão gravados embaixo da taça da Copa. Uma emoção e tanto, não é mesmo?
Mas, esse espaço só é o suficiente para colocar os nomes até 2038, ou seja, por apenas mais cinco edições.
E se você quer mais informações sobre a Copa, inclusive a de 2022, basta continuar no blog Positivo do Seu Jeito. Temos vários conteúdos sobre futebol, não perca!