A pandemia de coronavírus foi uma das responsáveis por acelerar a velocidade da popularização das compras online. Milhares de estabelecimentos comerciais passaram a vender a distância e, no Brasil, o WhatsApp acabou se tornando uma ferramenta imprescindível nesse sentido.
Graças ao recurso WhatsApp Business é possível simplificar a maneira de interagir com seus clientes. Você pode configurar respostas automáticas para que eles não fiquem aguardando por muito tempo. Essa função denota profissionalismo no atendimento e pode ajudar você a converter mais.
Porém, você sabe como configurar respostas rápidas no aplicativo? Nesse passo a passo, vamos aprender como fazer isso.
A primeira coisa a se fazer é aprender como configurar as respostas rápidas. Você pode configurar várias delas e vincular palavras-chave a elas, de maneira que se torne mais simples localizar qualquer item que você precise. Eis o passo a passo de como fazer isso.
Passo 1. Abra o aplicativo e toque em “Mais opções” (o ícone com três pontinhos). Depois, escolha “Ferramentas comerciais” e “Respostas rápidas”.
Passo 2. Toque em “Adicionar” (+).
Passo 3. Escreva uma mensagem de texto ou anexe um arquivo de mídia à resposta rápida.
Passo 4. Defina o atalho de teclado para a resposta rápida.
Passo 5. Defina a palavra-chave que ajudará a localizar a resposta rápida.
Observação: as palavras-chave são úteis para facilitar a pesquisa caso você salve diversas respostas rápidas na sua lista. Você pode adicionar até três palavras-chave por resposta rápida.
Passo 6. Toque em “Salvar” para finalizar a configuração.
Agora que as suas respostas rápidas estão configuradas, vamos aprender como
Passo 1. Abra uma conversa no WhatsApp.
Passo 2. No campo de texto, digite uma barra ( / ) seguida do atalho de uma resposta rápida.
Passo 3. Selecione a resposta rápida que você deseja utilizar. O campo de texto será preenchido automaticamente.
Passo 4. Você pode editar a mensagem ou apenas tocar em “Enviar”.
O WhatsApp Business é uma ferramenta comercial integrada ao WhatsApp que permite que as empresas tenham maior controle sobre as informações e transações realizadas por meio do mensageiro. O aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play.
Depois de baixar e instalar o app, vincule-o a um número de telefone e crie uma conta comercial. A partir de então a conta em questão terá alguns recursos extras que não estão disponíveis para os usuários comuns. A lista de funcionalidades inclui: